segunda-feira, setembro 16, 2024

Álbum ‘Dá-me as Rosas – a poesia de Carolina Maria de Jesus na música de Socorro Lira’

Socorro Lira lança seu 16º álbum, intitulado “Dá-me as Rosas – a poesia de Carolina Maria de Jesus na música de Socorro Lira”. O disco traz poemas de Carolina Maria de Jesus musicados pela compositora e cantora, um singelo e dedicado tributo a escritora, autora do clássico “Quarto de despejo”. O lançamento nas plataformas digitais aconteceu no dia 30 de agosto 2024.
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Os poemas de Carolina musicados por Socorro Lira são da obra “Antologia Pessoal” (de 1996). O disco traz onze faixas arranjadas pela violinista Cíntia Zanco, integrante e única arranjadora mulher da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, com participações especiais da cantora moçambicana Mingas, do trio paulistano Clarianas e de Célia Sampaio, a “dama” do reggae maranhense.

Musicalmente, Socorro buscou retratar na sonoridade também algo da própria Carolina, trazer a elegância da escritora. E, foi o que Cíntia, como arranjadora de orquestra, trouxe ao álbum: arranjos camerísticos mas contemplando gêneros tradicionais, os batuques brasileiros e afro-brasileiros. A mistura de cordas e percussão, em ritmos como jongo, samba e coco, entre outros, com destaque para a canção.
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“O álbum está belíssimo, modéstia à parte, e estou muito feliz com o resultado. Dá-me as Rosas é bonito, é forte, por tudo e por todas que ele reúne. Os arranjos de Cíntia são arrebatadores, eu a conheci há muito tempo e só agora convidei para fazer um trabalho – e isso me causa espanto. Cadê nosso olhar para as realizadoras grandiosas que estão do nosso lado, não é mesmo? Corrigi-me. Queria um disco elegante, como Carolina. No mesmo lugar o popular e aquilo que se diz erudito; que com as cordas e tambores atingimos exatamente o que buscava. Agradeço pela oportunidade de tê-lo organizado aqui e agora. No mínimo, Dá-me as Rosas ficará no lugar reservado às Carolinas, Firminas e tantas outras pessoas que, como eu, não estão exatamente nos destaques da indústria cultural, mas conhecem a paisagem do caminho”, compartilha Socorro Lira.

Pela poesia de Carolina, alguns temas se recortam no repertório do disco. A crítica ao racismo e desigualdade social, destacada na música “Os feijões”, uma das preferidas de Socorro, onde a autora usa uma metáfora perfeita para falar do preconceito racial, da segregação. O amor, do ponto de vista das relações, presente em “Prisão de amor”, e a natureza descrita com esplendor em “Trinado”, sobre os passarinhos.
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Carolina Maria de Jesus era uma mulher negra, que teve acesso a uma formação escolar básica apenas, e se tornou escritora, compositora, cantora e poeta. Além de escrever para registrar suas impressões sobre seu cotidiano, trabalhou como catadora de material reciclado em uma época em que esses materiais eram chamados de lixo. A mineira viveu no bairro do Canindé, em São Paulo, e se tornou conhecida por seu primeiro livro ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’, publicado em 1960. Uma das obras mais marcantes da literatura brasileira, com cerca de 3 milhões de exemplares vendidos, em 16 idiomas. Carolina figura como uma das escritoras mais lidas do Brasil.

Socorro comenta sobre a escolha da escritora: “Principalmente por ser a autora que ela é, grandiosa, também por ter ficado, como poeta e escritora, no lugar que sempre reservaram às mulheres, principalmente negras e de pouco poder aquisitivo. Carolina é imensa, um nome excepcional na literatura brasileira e, ainda assim, quase apagado, desconsiderado. E ela nasceu num contexto de desigualdade e injustiça social, exatamente para a gente botar o olhar sobre esse lugar por outra perspectiva, da dignidade humana, da genialidade que as pessoas têm, independentemente do lugar que elas nascem”.
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Este disco faz parte do projeto AvivaVOZ, idealizado por Socorro Lira, Maria Valéria Rezende e Susana Ventura. Carolina é uma das dez escritoras-poetas selecionadas para compor o projeto, que já teve dois lançamentos: “Cantos à Beira-mar”, com a poesia de Maria Firmina dos Reis e Noturno, com Ruth Guimarães, ambos na música de Socorro Lira e disponíveis nos aplicativos de música.

Em forma de música, Socorro busca ampliar as possibilidades de trazer à tona e evidenciar essas vozes esquecidas ou apagadas do universo literário brasileiro.
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Projeto viabilizado por meio do ProAC edital, produção Liraprocult, realização CultSP, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

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Capa do álbum ‘Dá-me as Rosas – A poesia de Carolina Maria de Jesus na música de Socorro Lira’ • Socorro Lira • Selo Independente / distribuição Tratore • 2024

DISCO ‘DÁ-ME AS ROSA: A POESIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS NA MÚSICA DE SOCORRO LIRA’ • Socorro Lira • Selo Independente / distribuição Tratore • 2024
— poemas de Carolina Maria de Jesus, musicados postumamente por Socorro Lira —
Canções / compositores
1. Os feijões (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus) | Participação Célia Sampaio
2. Dá-me as rosas (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
3. Trinado (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus) | Participação Mingas
4. Súplica de amor (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
5. Prisão de amor (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
6. Inspiração (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
7. Noites de São João (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
8. As aves (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus) | Participação Clarianas
9. O prisioneiro (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
10. O turco e o lampião (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
11. Hipocrisia (Socorro Lira e Carolina Maria de Jesus)
– ficha técnica –
Socorro Lira (voz) | Músicos convidados: Clara Bastos (contrabaixo) | Gê Côrtes (contrabaixo acústico) | Giovanni Matarazzo (violão) | Ricardo Vignini (viola caipira) | Mariô Rebouças (piano) | Cintia Zanco (violino) | Nelson Rios (violino) | Rafael Cesário (violoncelo) | Aline Gonçalves (flauta, clarone e clarinete) | Tatiana Mesquita (oboé e corne inglês) | Jefferson Rodrigues (sax alto) | Paulo Dias (órgão de tubo) | André Rass (percussão: congas, guaiá, atabaque candongueiro, tambú, tubular, cajón, wood block, shaker e cymbal) | Cássia Maria (percussão: prato com faca, palmas, pandeiro, tambor de mão, sino prato, cajon, tamborim, cuíca, chocalho, pandeiro, ovo e zabumba) | Gilson Machado (bateria) | Decio Gioielli (kalimba) | Coro: Fabricio Mascate, Alldry Eloise, Jaque da Silva | Participações especiais: Célia Sampaio, Clarianas e Mingas (vozes) | Direção artística e de produção: Socorro Lira | Direção musical e arranjos: Cintia Zanco | Gravação: ? | Mixagem: Ricardo Vignini | Masterização: Homero Lotito | Fotografias e direção audiovisual: Murilo Alvesso | Produção fotográfica: Ester Dias | Visagismo: O Dutra | Arte da capa: Maury Cattermol | Figurinos: ByAna Brasil | Tradução de Trinado para Xitswa: Natália Chamusso | Pesquisa literária projeto AvivaVOZ: Maria Valéria Rezende e Susana Ventura | Produção: Suelen Garcez | Gestora de projeto: Tokinha Cruz | Produção executiva: Suelen Garcez | Produtora: Liraprocult | Assessoria de imprensa: CAIS – Comunicação e Cultura! | Selo: Independente | Distribuição: Tratore | Formato: CD digital / físico | Ano: 2024 | Lançamento: 30 de setembro | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
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>> Siga: @socorroliracantora

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Socorro Lira – por Murilo Alvesso 

Conheça mais sobre Socorro Lira
Socorro Lira tem 22 anos de carreira na música. Nasceu na Paraíba e vive em São Paulo desde 2004. Compositora, cantora, escritora e produtora cultural, sua discografia inclui agora 16 álbuns, 1 DVD e vários singles disponíveis nas plataformas digitais. Entre suas parcerias, estão nomes como Chico César, Jorge Ribbas, Ná Ozzetti, Ricardo Vignini, Swami Jr. e Zélia Duncan. Foi premiada como melhor cantora regional (2012) no Prêmio da Música Brasileira, sendo indicada, em 2016 e 2017, na mesma categoria.
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Na literatura, seu lançamento mais recente é o romance Falar dos Meus Amores Invisíveis (2020). Como produtora, criou vários projetos culturais, como o Espaço Mata Branca em sua cidade natal, Brejo do Cruz, Paraíba, e o Prêmio Grão de Música, que destaca a canção de um Brasil com pouca visibilidade comercial.
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A artista faz do seu trabalho uma plataforma para projetos que reivindicam espaço para as vozes das mulheres. Entre os anos de 2017 e 2018, Socorro Lira musicou cento e dois (102) poemas de dez escritoras brasileiras, são mulheres que viveram, escreveram e publicaram entre os séculos XVIII e XX no Brasil, deixando um importante legado, mas ainda pouco ou nada reconhecido, pela crítica e pelo público em geral.

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Socorro Lira – por Murilo Alvesso

LANÇAMENTO DO DISCO ‘DÁ-ME AS ROSA’ DE SOCORRO LIRA – DATAS CONFIRMADAS  
A turnê de lançamento “Dá-me as Rosas” inicia por show em São Paulo, no dia 7 de setembro no Sesc 14 Bis. Na sequência, segue agenda para outras localidades como Campinas e Mairiporã, cidades já com datas confirmadas.
Datas / locais:
7/9Teatro Raul Cortez – Sesc 14 Bis (São Paulo/SP), 18h
12/9CEU Carrão – Carolina Maria de Jesus (São Paulo/SP), 20h
13/9Centro Cultural Casarão (Campinas/SP), 20h
14/9Teatro Contadores de Mentira (Mairiporã), 20h
21/9 – Conversa com a Vera Eunice, filha da Carolina Maria de Jesus (SP, Largo do Paiçandu, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos)
Mais informações: @socorroliracantora
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Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção /  Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

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