AGENDA CULTURAL

20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes estreia sexta-feira com novidades

A Mostra de Cinema de Tiradentes celebra duas décadas de história neste ano, e reúne todas as manifestações da arte numa programação abrangente e gratuita.

Ao todo, serão exibidos 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais. O evento também realizará o 20º Seminário do Cinema Brasileiro que inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com a Crítica, o diretor e o público. Serão ainda oferecidas 240 vagas em 10 oficinas, a Mostrinha de Cinema para o público infantojuvenil, exposições, cortejo da arte e atrações artísticas, beneficiando um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

“A Mostra de Cinema de Tiradentes celebra seus 20 anos como principal fonte de inovação e projeção do cinema brasileiro no país. No decorrer de sua trajetória, testemunhou o surgimento de uma nova geração de realizadores e favoreceu a visão de conjunto. Permitiu visualizar novos rumos, cresceu e renovou-se. A cada edição, imprime sua identidade e faz proposições consolidando-se como um espaço enriquecedor de exibição e discussão do cinema brasileiro contemporâneo, que a tornou única e desejada”, registra Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra Tiradentes.

Abertura e homenagens

A cidade histórica de Tiradentes recebe a instalação de três espaços de exibição: Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça e abre a programação, no dia 20, às 21h, no Cine-Tenda prestando homenagens às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, duas das mais importantes intérpretes e criadoras do audiovisual brasileiro nos últimos anos, que receberão o Troféu Barroco.

Na sequência, será exibido o documentário ‘Divinas Divas’, estreia de Leandra Leal na direção. O tributo se estende ao longo do fim de semana, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem e o debate ‘O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal’, que vai reunir as duas no centro de um bate-papo com a plateia, críticos e pesquisadores convidados.

O encerramento será no dia 28, com exibição do filme mineiro ‘A Cidade onde Envelheço’, de Marília Rocha.

O encerramento da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes será no dia 28, com exibição do filme mineiro ‘A Cidade onde Envelheço’, de Marília Rocha.

A temática central da Mostra em 2017 é ‘Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção’. A proposta, desenvolvida pelo curador Cleber Eduardo, é colocar em debate um cinema que reage a seu espaço e a seu tempo histórico. O mote foi a efervescência social e política ao longo de 2016, no intuito de estimular uma reflexão sobre as maneiras como o cinema e a arte se movem neste contexto. “A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos ou sociais, através do cinema, só terá força se o cinema for colocado como carro-chefe, e não como palanque, megafone,hashtagou militância”, diz o curador. “Se a militância estiver à frente dos filmes, o efeito será limitado. Para um cinema verdadeiramente político, a estética deve estar ao lado ou à frente do político”, diz o curador.
SERVIÇO
Festival: 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Data: 20 a 28 de janeiro de 2017
Mais informações: mostratiradentes.com.br ou (31) 3282-2366
Site Oficial: Mostra Tiradentes
Toda a programação é gratuita.

Fonte: JB online

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

11 horas ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

12 horas ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

13 horas ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

14 horas ago

Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’ na série Concertos de Eva

Jovem pianista mineiro com trajetória premiada no Brasil e na Europa, Rafael Ruiz é o convidado da…

14 horas ago

Mostra Bonecos Sem Fronteiras com a cia Caravan Maschera Teatro celebra 15 anos com espetáculos no Espaço Sobrevento

Cia Caravan Maschera celebra 15 anos com mostra Bonecos sem Fronteiras, no Espaço Sobrevento. Espetáculos…

15 horas ago