‘5 Orientes’ segundo álbum de Carla Muzag

A cantora, compositora, violonista e atriz de Belo Horizonte Carla Muzag lança seu segundo álbum: “5 Orientes”, álbum que dialoga e está relacionado com a percepção do meio interno e externo dos 5 sentidos, sendo assim, uma orientação da nossa própria intuição e para a artista intuição é para seguir, se redescobrir, viver bem e traçar caminhos. Aliado a isso, a presença da natureza e suas sabedorias ancestrais, temos os 5 elementos: terra, fogo, água, vento e éter que formam o conceito do álbum.

“5 Orientes” foi produzido pelo conterrâneo Sérgio Pererê e pelo pernambucano Jam da Silva. O álbum é inteiramente autoral e Carla Muzag divide composições com os dois produtores, além de participar diretamente de todo o processo de criação, produção, gravar todos os violões e assinar a arte da capa.
.
O projeto do álbum é inusitado por reunir dois produtores musicais que dividiram a produção do álbum, gravado parte em Belo Horizonte (MG) e parte em Recife (PE) reunindo músicos dos dois estados. Em BH com Sergio Pererê as músicas produzidas foram: Essencial, Caminhos do Vento, Meu Ponto e Vertical e em Recife, Jam da Silva produziu as músicas Maré, Destino (ODU) e Bem Perto.

O álbum conta com a participação especial do percussionista e compositor Toca Ogan, integrante da Nação Zumbi, da musicista Kelly Rabequeira na música “Maré” e do músico e compositor Barulhista em “Meu Ponto”.
.
Segundo a artista, 5 Orientes “…refere-se à uma orientação ou um ajustar-se à maneira de ser e estar no mundo, tendo os sentidos, os elementos da natureza e a ancestralidade como guia”. O álbum foi concebido no período pandêmico e a maioria das músicas produzidas nesse mesmo momento em que ela se tornou mais introspectiva, conectada com seus sentidos, emoções, intuições, levando a artista na busca de sua África e ancestralidade em Minas e Recife

As limitações de viagens e encontros com outros músicos prolongaram o processo de gravação e fizeram Carla Muzag pesquisar e explorar mais os recursos tecnológicos. Algumas investigações sonoras eletrônicas ficam evidente no álbum e se funde a sonoridade orgânica dos instrumentos, criando um diálogo pop com a ancestralidade da música brasileira.
.
Em “O Tempo Sou Eu”, primeiro álbum da artista (a época ela assinava o nome artístico Carla Gomes), lançado em 2014, produzido pelo renomado músico e produtor musical Liminha e que contou com participação da banda Cidade Negra, Carla Muzag deixa evidente sua familiaridade com diversos movimentos e estilos musicais, com atmosfera pop a artista mostra também seu lado intérprete. O álbum recebeu excelentes críticas e poucos meses após o lançamento ela foi indicada ao 26º Prêmio da Música Brasileira.

Agora em 5 Orientes ela propõe uma reflexão e um olhar para um futuro otimista e mais interativo, discutindo temas atuais, sob o olhar da mulher negra brasileira, como as relações cotidianas, o respeito as diversidades, a natureza, a ancestralidade e a interatividade que são abordados através de sua escrita.
.
Em 2015, compôs e produziu a trilha sonora para o filme animação, “Oxalá a Criação do Mundo”, do diretor Denis Leroy.

A convite do renomado diretor teatral João das Neves, estreou como atriz fazendo parte do elenco da remontagem de “Arena Conta Zumbi” (2012), formado por corpos de atores negros e em 2019 voltou a ser convidada por ele para integrar o elenco do espetáculo “Madame Satã – Um Musical Brasileiro”, com codireção de Rodrigo Jerônimo. Protagonizou os espetáculos musicais “Desde Que o Samba Era Semba” (2014), de Aroldo Costa e “Rosário: Show Musical” (2019), ambos ao lado do cantor e compositor mineiro Sérgio Pererê. Com o álbum 5 Orientes, Carla Muzag pretende dar continuidade a sua admirável carreira musical.
.
O projeto de gravação e finalização foi realizado de forma independente com recursos próprios e contou com o apoio e parceria do Estúdio Engenho (BH), da Confeitaria Mole Antonelliana (BH), do restaurante Appetito Goumert (BH) e do Espaço Cultural Baqueart (Olinda).

Capa do álbum ‘5 Oientes’ • Carla Muzag • Selo Koro Koro Music • 2023

DISCO ‘5 ORIENTES’ • Carla Muzag • Selo Koro Koro Music • 2023
Canções / compositores
1. Bem perto (Carla Muzag e Jam da Silva)
2. Maré (Carla Muzag e Jam da Silva)
3. Vertical (Carla Muzag)
4. Essencial (Carla Muzag)
5. Destino(Odu) (Carla Muzag)
6. Meu ponto (Carla Muzag)
7. Caminhos do vento (Carla Muzag e Sérgio Pererê)
– ficha técnica –
Carla Muzag (voz e violão – fx. 1-7; palmas – fx. 2) | André Alencar (contrabaixo elétrico – fx. 1, 2, 5; palmas – fx. 2; back vocal e sintetizador – fx. 5) | Erick Amorim (guitarras – fx. 1, 2, 5; sintetizadores e teclados – fx. 1, 5; piano – fx. 1; violão – fx. 5; palmas – fx. 2; back vocal – fx. 5) | Jam da Silva (percussão – fx 1, 2, 5; percussão eletrônica – fx 1, 5; back vocal – fx. 5; palmas e bateria – fx. 2) | Toca Ogan (percussão e voz – fx. 2) | Kelly Rabequeira (rabeca – fx. 2) | Zanarth Oliveira (bateria – fx. 1, 5; back vocal – fx. 5; percussão e palmas – fx. 2) | Sergio Pererê (percussão – fx. 3) | Egler Bruno (guitarra – fx. 3 e 4) | Piló Rangel (contrabaixo elétrico – fx. 4) | Luiz Carvalhais (cavaquinho – fx. 4) | Zanarth Oliveira (bateria, pratos e efeitos – fx. 4) | Barulhista (teclado, sintetizadores, baixo, beats eletrônicos e efeitos – fx. 6) || Produção musical: Sérgio Pererê (fx. 3, 4, 6 e 7) e Jam da Silva (fx. 1, 2 e 5) | Coordenação de produção: Zanarth Oliveira | Mixagem: André Cabelo e Marco Melo | Masterização: André Cabelo, no estúdio Engenho | Gravado no Estúdio Engenho – Belo Horizonte/MG e Estúdio Carrancas – Recife/PE (Faixa: 1, 2 e 5 gravado em Recife-PE / Faixa: 3, 4, 6 e 7 – gravado em Belo Horizonte) | Capa: Carla Muzag | Fotografia: Rafael Catarcione | Assessoria de imprensa: Ana Paula Romeiro | Selo: Koro Koro Music | Formato: CD / Digital | Ano: 2023 | Lançamento: 25 de agosto | #* Ouça o álbum: clique aqui

 

Carla Muzag – foto © Rafael Catarcione

Sobre a artista
Carla Muzag é natural de Belo Horizonte (MG), cresceu na favela da Ventosa (zona oeste da cidade) e muito cedo teve contato com diferentes linguagens artística, através de seus familiares, que interagiam com a música, a fotografia e a pintura.
.
Essa atmosfera artística, influenciou diretamente na sua relação com a música e outras artes, se tornando cantora, compositora, auto de data ao violão, atriz e se graduando em artes plásticas pela Escola de Artes Guignard em BH.
.
Ela iniciou sua carreira profissional aos 18 anos, tocando em bares, eventos coorporativos, festas, em BH, interior de MG e em outros estados. No repertório, músicas de grandes compositores da MPB, do Pop e Rock nacional e internacional, mas sempre que tinha espaço ela apresentava suas composições.
.
Com sua voz potente, porém suave e envolvente, sua autenticidade nas interpretações, originalidade no violão, Carla Muzag começou a ganhar espaço, divulgar suas músicas em entrevistas em rádio, tv e a tocar em projetos e espaços culturais de sua cidade e interior de MG.
.
Em 2010 após um show no Palácio das Artes em BH, a artista começou a ter mais reconhecimento no meio artístico musical de sua cidade e a chamar mais atenção do público. Daí em diante a artista se profissionalizou mais e seu trabalho ficou mais consistente, tendo ela gravado em 2014 seu primeiro álbum “O Tempo Sou Eu” que inseriu Carla Muzag no mercado fonográfico brasileiro e desde então ela segue trabalhando de forma independente.

Carla Muzag – foto © Rafael Catarcione.

>> Carla Muzag na rede: Instagram | Facebook | Youtube.
> Imagem de capa (matéria): Carla Muzag – foto © Gabriela Vasconcelos
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção /MPB / POP/ álbum.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘Bravo Tenores In Concert’ no Teatro Riachuelo Rio

Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores, acompanhados…

11 horas ago

Clarin Cia. de Dança apresenta ‘Da Cor de Cobre’ no Centro Cultural Olido e Teatro Flávio Império

O espetáculo de dança “Da Cor de Cobre” da Clarin Cia. de Dança traz uma…

12 horas ago

Grupo Tápias estreia ‘Ziraldo – O Mineiro Maluquinho’, no Sesc Tijuca, em curta temporada

Com texto original de Fernando Caruso, o Grupo Tápias estreia “Ziraldo – O Mineiro Maluquinho”…

12 horas ago

Espetáculo ‘Passaporte para o Amor’, estreia temporada no Teatro Arthur Azevedo

Comédia romântica 'Passaporte para o Amor', escrita pelo autor Dan Rosseto, inédita nos palcos, estreia…

13 horas ago

Ana Paula Albuquerque lança álbum ‘Tributo aos Tincoãs’

A cantora, compositora e arranjadora maranhense Ana Paula Albuquerque saúda ancestralidade e legado dos Tincoãs…

17 horas ago

Daniela Aragão entrevista a cantora Áurea Martins

Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…

21 horas ago