Entre os dias 23 e 28 de outubro, de segunda a sábado, acontece o 9º Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão).
.
Além da exibição gratuita dos curtas-metragens que concorrem ao Prêmio Araucária de Cinema 2023, a programação traz sessões especiais, um longa convidado, bate-papos entre realizadores e homenagem ao cineasta taubateano Jeferson De como Personalidade do Cinema Brasileiro 2023. A programação detalhada e a lista com os títulos a serem exibidos podem ser conferidas no site.
Produções audiovisuais de todas as regiões do Brasil somam 114 filmes, distribuídos nas diversas categorias: Regional (11 curtas, de 7 cidades da Região da Mantiqueira) e Nacional – Ficção (33 filmes, de 16 estados), Documentário (32 filmes, de 27 estados), Animação (21 filmes, de 10 estados) e Experimental (12 filmes, de 9 estados). Além de premiar o Melhor Curta em cada categoria, serão eleitos também o Melhor Roteiro e a Melhor Direção.
.
Esta edição do Festival Curta Campos do Jordão traz ainda o longa convidado Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, na cerimônia de abertura, que inclui ainda exibição do curta Recife de Dentro pra Fora, da cineasta pernambucana Kátia Mesel; uma mostra com cinco Curtas Convidados, sendo um deles uma produção de Frankfurt, Alemanha; a Mostra Educação Ambiental – Sessão Especial Terra Campos Ambiental direcionada ao público infantil (em parceria com a empresa que presta de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Campos do Jordão); e o já ocorrido Cinema Peregrino, em cidades da região com filmes que foram destaque em edições anteriores.
Oficinas de Animação Stop Motion e Vídeo de Bolso com Celular, sob responsabilidade de Ralph Friedericks e Marta Russo, da Matiz Filmes e Produções, também estão na programação, entre os dias 24 e 27/10. No dia 26/10, a oficina de Animação Stop Motion, ocorre no Centro de Convivência do Idoso, das 14h às 16h30, sendo aberta a toda a comunidade, diferente das demais que serão fechadas em três outros espaços de Campos do Jordão (escolas e instituições públicas).
.
Acesso virtual – As cerimônias de abertura e encerramento podem ser assistidas pelas plataformas virtuais, cujos links devem ser acessados pelo site do Festival. As sessões competitivas também serão disponibilizadas para visionamento e voto do público no canal do Cineclube Araucária no YouTube, logo após a exibição presencial.
O Festival Curta Campos do Jordão
O FCCJ tem por objetivo abrir espaço para a difusão da produção audiovisual na Região da Mantiqueira, no estado de São Paulo e em todo o território nacional. A iniciativa busca estimular a criatividade e revelar talentos, por meio da produção independente de filmes de curta-metragem e do contato direto entre realizadores de obras audiovisuais de todo o País com participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária juntamente com a Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão. O projeto visa novos horizontes profissionais, sobretudo entre os jovens artistas locais e das Regiões: Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo.
.
Iniciado a partir de uma série de Oficinas de Cinema promovidas pelo Cineclube Araucária, em 2015, o Festival Curta Campos do Jordão cresce sensivelmente e amplia as suas fronteiras a cada edição. Em 2022, por exemplo, 570 obras provenientes de 24 estados brasileiros, do Distrito Federal e de alguns outros países foram inscritas para concorrer ao Prêmio Araucária de Cinema, nas várias categorias previstas no seu regulamento. Os 102 curtas selecionados foram assistidos por 11.910 espectadores, entre presenças físicas e público virtual. Na mesma edição, houve Oficina de Stop Motion para o público infantil, lançamento de livro, três bate-papos entre realizadores e convidados e passeios guiados por pontos turístico-culturais importantes em Campos do Jordão.
O homenageado – Jeferson De
Nascido em Taubaté, SP, Jeferson De estudou cinema na USP. Em 2000, publicou o manifesto Dogma Feijoada (sobre diretores e profissionais negros do audiovisual de São Paulo). Atualmente é um dos diretores da novela Terra e Paixão, na Rede Globo, onde também foi diretor das novelas Bom Sucesso e Além da Ilusão, além de dirigir a série infantil Escola de Gênios e uma série documental no canal GNT. Em sua trajetória no audiovisual já foi curador e jurado dos principais festivais de cinema no Brasil.
.
Antes de lançar seu primeiro longa-metragem, Bróder (2010), que estreou no Festival de Berlim, Jeferson De dirigiu os curtas Distraída para a Morte, Carolina, Narciso Rap e Jonas Só Mais Um. Em 2013, dirigiu a série Pedro e Bianca, ganhadora do Emmy Kids Awards. Outros cinco longas compõem sua filmografia: O Amuleto (2015), Correndo Atrás (2016), baseado em livro de Hélio de La Peña), M-8 (2020, Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio, APCA de Melhor Filme de Ficção, Melhor Roteiro Adaptado pela ABRA e Melhor Direção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e Doutor Gama (2021, sobre o abolicionista Luiz Gama). Ainda por lançar, ele assina o filme Narciso Rap.
PROGRAMAÇÃO
Veja a lista dos filmes de cada sessão no site do FCCJ.
23/10 – Segunda, às 19h
19h – Cerimônia de Abertura
Prólogo audiovisual: curta Recife de Dentro pra Fora – de Kátia Mesel.1997. 15 min.
Longa convidado: Retratos Fantasmas – de Kleber Mendonça Filho. Brasil. 2023. 93 min.
24/10 – terça-feira
14h – Sessão Competitiva – Animação 1
16h – Sessão Competitiva – Documentário 1
18h – Sessão Competitiva – Ficção 1
20h – Sessão Competitiva – Experimental
25/10 – Quarta-feira
9h – Mostra Educação Ambiental – Sessão Terra Campos Ambiental – Infantil
14h – Bate-papo entre realizadores
16h – Sessão Competitiva – Documentário 2
18h – Sessão Competitiva – Ficção 2
20h – Mostra Curtas Convidados
26/10 – Quinta-feira
9h – Mostra Educação Ambiental – Sessão Terra Campos Ambiental – Infantil
14h – Bate-papo entre realizadores
16h – Sessão Competitiva – Ficção 3
18h – Sessão Competitiva – Animação 2
20h – Sessão Competitiva – Documentário 3
27/10 – Sexta-feira
14h – Bate-papo entre realizadores
16h – Sessão Competitiva – Ficção 4
18h – Sessão Competitiva – Documentário 4
20h – Sessão Competitiva – Regional
28/10 – Sábado
18h – Cerimônia de Encerramento
Homenagem: Personalidade do Cinema Brasileiro 2023 – Jeferson De
Premiação: Entrega do Prêmio Araucária de Cinema 2023
.
Oficinas
24/10 (terça) – Instituto Federal
08h às 12h: Animação Stop Motion – Alunos de Pedagogia.
13h às 17h: Vídeo de Bolso com Celular – Alunos do Ensino Médio.
25/10 (quarta) – Escola Externato SAA – Solidariedade Altruísmo e Amor
08h às 12h e 13h30 às 17h30 – Animação Stop Motion – Alunos do 1º Ciclo.
26/10 (quinta) – Centro de Convivência do Idoso
Avenida Frei Orestes Girardi, 105 – Abernéssia.
14h às 16h30 – Animação Stop Motion
Aberto ao público interessado, em geral. Inscrições no dia, no local.
27/10 (sexta) – Escola Camargo Freire
7h45 às 12h40 – Stop Motion – Alunos do Ensino Médio.
SERVIÇO
9º Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ
De 23 a 28 de outubro de 2023
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582 – Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP.
Ingressos: Gratuitos. Classificação: Livre. Tel: (12) 3664-2300
Programação e sessões online: clique aqui.
Abertura e encerramento: clique aqui
Acompanhe a programação pelo site e pelas redes sociais:
Instagram – @cineclube_araucaria | Facebook – @cineclube.araucaria
FICHA TÉCNICA – FCCJ
Direção artística: Cervantes Souto Sobrinho. Direção de produção: Paulo Gomes. Curadoria: Mateus Brito de Araújo, Cervantes Souto Sobrinho e Paulo Gomes. Jurados: Clarissa Kushnir, Di Moretti e Katia Mesel. Convidados Especiais: Jeferson De e Marcelo Ikeda. Oficinas – Stop Motion e Vídeo de Bolso: Ralph Friedericks e Marta Russo, Matiz Filmes e Produções. Art designer: Edgard Bittencourt. Edição de imagens: Sérgio Sachs. Produção: Pedro Bissoli. Making off: Márcio Branco. Apoio logístico: Josceline Aimon. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Transmissão online: Edigar Júnior. Site: WEBZ Comunicação Visual. Apoio / hospedagem e alimentação: Convention Visitors Bureaux Campos do Jordão. Realização: Associação Cultural Cineclube Araucária e Prefeitura de Campos do Jordão. Parcerias: Auditório Claudio Santoro, Baden Baden, Café Terraço, Chocolate Lugano, Caras de Malte, Campos do Jordão Parque Hotel, Centauro Comunicaciones, Cinema Paradiso – O Museu do Cinema, Flat Hotel, Palazzo Reale, GWG, Hotel Leão da Montanha, Hotel Le Renard, La Galia, Mãostiqueiras, Matterhorn, Museu Casa da Xilogravura, Museu Felícia Lerner, Natureza Maluca, Nonna Mimi, Pousada Chateau La Villette, Pousada das Hortênsias, Pousada da Pedra, Pousada Portal das Cerejeiras, Pousada Villagio Itália, Terra Campos Ambiental, Verbena Comunicação, VideoMidia, Vila Chã e Vitrine Filmes..
O músico se debruçou sobre seu repertório de músicas autorais, compostas ao longo de sua…
O documentário musical “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, dirigido por Locca Faria e produzido por…
'Cisne Negro' de Filó Machado é repleto de canções inéditas, parcerias com Aldir Blanc e…
Um álbum para celebrar a genialidade de Waldir Azevedo (1923-1980) e provar que música instrumental…
Cristovão Bastos, Romero Lubambo, Mauro Senise lançam “Lembrando Garoto” - Uma homenagem ao grande mestre…
O longa-metragem “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” dirigido, escrito e produzido pela cineasta…