Um dos mestres do violão de sete cordas, Yamandu Costa apresenta “Ida e Volta”, o álbum que tem foco na música ibero-americana, com ênfase nos chamados cantes de ida y vuelta
Idas e voltas pelo mundo ao som de Yamandu Costa
Yamandu Costa não para. Radicado em Lisboa desde 2019, o violonista gaúcho fez um giro incansável pelo mundo na turnê de lançamento do seu novo álbum, “Ida e Volta”. O título é bastante sugestivo: remete tanto ao ritmo de vida do músico – que em sua atribulada rotina de shows faz questão de retornar às origens – quanto às referências sonoras que fazem parte do novo trabalho.
.
O novo álbum de Yamandu tem como foco a música ibero-americana, com ênfase nos chamados cantes de ida y vuelta. Essa nomenclatura abarca um aporte de cantos clássicos espanhóis que chegaram à América Latina durante o processo de colonização e voltaram transformados para a Espanha. Entre eles, o flamenco e as guarânias, para citar alguns. Seu compasso, acentuação e harmonia são herança das Guajiras Cubanas e das Rumbas Ciganas.
Essa confluência de ritmos e gêneros musicais tem forte vínculo com a obra de Yamandu. Segundo ele, a influência da música ibero-americana está sempre indo e vindo, inclusive entre os países da América Latina. As canções falam de diferentes regiões do continente, mas influenciadas pelos cantes de ida y vuelta, pois bebem das fontes ibero-americanas.
.
Composto por 14 faixas autorais, “Ida e Volta” está integralmente disponível nas plataformas digitais.
DISCO ‘IDA E VOLTA’ • Yamandu Costa • Selo Estúdio Bagual • 2024
Músicas / compositores
1. Missionerita (Yamandu Costa)
2. Andina (Yamandu Costa)
3. Mburucuya (Yamandu Costa)
4. El cauce y el agua (Juan Falú)
5. Chamamé (Yamandu Costa)
6. Navidad (Yamandu Costa)
7. Diplomata (Yamandu Costa)
8. Profecia (Antônio Machin)
9. Choro para Paquito (Yamandu Costa)
10. Choro para Hélio (Jean Charnaux)
11. Que lo diga el Rio (Juan Falú)
12. Tributo a Rubén Juarez (Yamandu Costa)
13. Lusa (Yamandu Costa)
14. Ida e volta (Yamandu Costa)
– ficha técnica –
Yamandu Costa (violão 7 cordas) | Gravação: Gil Costa, no Estúdio Bagual, em Lisboa/PT | Edições de áudio: Elodie Bouny, no Estúdio Bagual, em Lisboa/PT | Mixagem e masterização: Jorge Cervantes, no Cervante Studio, em Lisboa | Arte: Duda Simoez | Captação e edição de vídeo: João Cortez / Manjuba Filmes | Produção e assessoria de imprensa: Aline Stoffel | Yamandu usa cordas Savarez | Selo: Estúdio Bagual | Cat.: DRS 5075 | Formato: CD digital / físico | Ano: 2024 | Lançamento: 13 de dezembro | ♪Ouça o álbum: spotify / Youtube / Apple Music / Deezer.
LEIA TAMBÉM
:: Francesco Buzzurro e Yamandu Costa lançam álbum “Uno a Uno”, uma celebração ítalo-brasileira inédita!
:: Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum ‘Helping Hands’
:: ‘Encontro das Águas’ – álbum de Yamandu Costa e Armandinho Macedo
:: Yamandu e Zambujo fazem a ponte Brasil-Portugal no disco ‘Prenda Minha’
:: ‘Quebranto’ álbum de Yamandu Costa e Alessandro Penezzi
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
*
LIVRO – Yamandu Costa – Violão Sem Fronteiras, livro escrito por Ricardo Viel
YAMANDU COSTA
Aclamado pela crítica, Yamandu Costa tem encantado as plateias de todos os lugares onde leva sua incomum habilidade e sonoridade. Em suas inesquecíveis performances – solo, acompanhado de outros músicos ou com orquestras – carrega a marca da música do sul do continente americano, mas incursiona admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando junto com seu violão de sete cordas uma rara simbiose. Apesar de jovem, Yamandu Costa tem uma longa carreira. Nascido em uma família de músicos do sul do Brasil, subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, cantando; aos 6 anos seu pai lhe deu de presente seu primeiro violão; aos 21 ganhou o Prêmio Visa Instrumental, então o maior reconhecimento da música brasileira que o possibilitou gravar seu primeiro álbum solo. A partir daí inicia uma profícua carreira: são diversos álbuns, solo ou em parcerias; muitos concertos no Brasil e no exterior; prêmios importantes, entre os últimos, ganhou o Grammy Latino em 2021, como melhor álbum de música instrumental com “Toquinho & Yamandu Costa – Bachianinha” (Live at the Rio Montreux Jazz Festival). Yamandu foi um dos vencedores do 31º Prêmio da Música Brasileira 2024, ele venceu na categoria Lançamento, ao lado de Armandinho Macedo, pelo álbum “Encontro das Águas”. Lançado pela Bagual Produções e Eventos, o disco recupera parcerias de Yamandu e Armandinho surgidas a partir de 1997 e que ganharam versões acabadas mais de 20 anos depois, quando a dupla se reuniu em Lisboa para gravar no estúdio que o violonista tem em casa. Batizado pelo produtor Marco Mazzola, o álbum mistura linguagens e registras expressões musicais de Norte a Sul do Brasil.
>> Siga: @yamandu.costa.oficial
.
.
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / música instrumental / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske