segunda-feira, abril 7, 2025

Casa do Choro | Augusto Martins e Cláudio Jorge celebram Luiz Carlos da Vila no palco

Luiz Carlos da Vila é celebrado no palco com voz, violão e percussões por Augusto Martins & Cláudio Jorge. O show acontece dia 9 de abril, no Auditório Radamés Gnattali, na Casa do Choro
.
O álbum “Coisas guardadas para te dar” será celebrado com show do cultuado compositor carioca. O álbum chegou às plataformas digitais, com a voz de Luiz Carlos da Vila, via Inteligência Artificial. Luiz Carlos Baptista é o nome de batismo do cidadão carioca nascido em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, em 1949. Luiz Carlos da Vila é a entidade da música brasileira cuja alcunha foi delimitada por sua vivência na também suburbana circunvizinhança da Vila da Penha.

Augusto Martins, voz e pandeiro, e Cláudio Jorge, voz e violão, são amigos de vida, de estúdio _ em 2015 gravaram um projeto devotado a Ismael Silva e também de palco. Na esteira da chegada deCoisas guardadas para te dar às plataformas digitais, a dupla parte para tão desejada execução do repertório de Luiz Carlos da Vila ao vivo. Augusto e Cláudio gravaram todas as vozes, cordas e percussão do álbum. E assim se dá o show! “Coisas guardadas para te dar” resulta do garimpo de canções junto a Maiana Baptista, filha do compositor e sua fiel escudeira. Luiz Carlos da Vila sempre compunha com lápis e papel e Maiana as digitava para o computador.
.
É possível destacar na espinha dorsal do show, as parcerias “Sem meio, sem fim” (com Wanderley Monteiro) e “No meio da ponte” (com o paulistano Celso Viáfora), que integram o duplo single. Merece imensa celebração a gravação de “Outras Bandas” (Luiz Carlos da Vila), música que abre o álbum e permitiu que o homenageado cantasse com a dupla a partir de áudio enviado por Luiz a Augusto anos atrás. A edição dessa gravação, via Inteligência Artificial, isolou e equalizou a voz do compositor de forma precisa para depois ser envolta e se somar a arranjos de instrumentos e voz. Os protocolos técnicos para empreitada foram realizados no Estúdio Vale da Tijuca (segundo andar do apartamento de Augusto), onde todo álbum foi gravado e mixado.

Também estão entre as inéditas do espetáculo, duas parcerias de Cláudio Jorge e Luiz Carlos da Vila presentes no álbum: “Eu vim pra te amar” e “Eterna alegoria”. A essas serão acrescidos sucessos do autor qual “A Luz do Vencedor” (Candeia e Luiz Carlos da Vila), “O show tem que continuar” (Arlindo Cruz, Sombrinha e Luiz Carlos da vila) e “Princípio do infinito” (parceria com Cláudio Jorge). Merecedor de nota, a importância afetiva de “O que quer dizer saudade”, canção solo de Cláudio Jorge, tributo a Luiz Carlos da Vila, que não foi gravada e só vai se concretizar, ao vivo, na dobradinha com Augusto e Cláudio. O espetáculo conta com a Direção Geral e com uma participação pra lá de especial do jornalista, escritor, roteirista e amigo da dupla, Hugo Sukman.

revistaprosaversoearte.com - Casa do Choro | Augusto Martins e Cláudio Jorge celebram Luiz Carlos da Vila no palco
Luiz Carlos da Vila – acervo do autor

SERVIÇO
LUIZ CARLOS DA VILA é celebrado no palco 
por Augusto Martins – voz e pandeiro  e Cláudio Jorge – voz e violão
Data: 9 de abril/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos, symplaclique aqui.
Casa do Choro:  Site / @casadochoro

Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES