AGENDA CULTURAL

A comédia ‘Ubu Rei’ está em cartaz no Teatro Mooca

Mooca Plaza traz comédia absurda Ubu Rei, de Alfred Jarry, com Esther Góes, como Mãe Ubu e Augusto Marin, como Pai Ubu. Os absurdos do poder encenados de forma cômica dão vida ao espetáculo que traz Augusto Marin, como Pai Ubu, e a atriz Esther Góes, como Mãe Ubu
.
Em janeiro de 2024, nos dias 6, 13, 20 e 27, sábados, às 21h, entra em cartaz a comédia Ubu Rei, montagem da Commune, no Teatro Mooca, no Mooca Plaza Shopping O texto é baseado na obra de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior, tradução e concepção de Augusto Marin.
.
No elenco, Esther Góes, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Natalia Albuk, Armando Liguori, Paulo Dantas, Juliano Dip, Samara Montalvão e Ricardo Sequeira.

A ação passa-se na Polônia, ou seja, em lugar nenhum, como o próprio Jarry afirmou na apresentação da peça.

Espetáculo ‘Ubu Rei’ – foto © Luiz Áureo.

SINOPSE
Ubu é um personagem monstruoso, despótico, corrupto e sem escrúpulos e homem da confiança do Rei. Manipulado pela esposa, assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono polonês. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência! Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária ao longo de uma sucessão de episódios essencialmente absurdos, a sua política vai-se revelando catastrófica. Ubu na ânsia de dominar o mundo, vai à guerra e perde para os Russos e os Poloneses.
.
Mais atual do que nunca, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência!

Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.
.
Ubu não é uma figura composta nos moldes tradicionais, mas uma espécie de síntese animada de rapacidade, crueldade, estupidez, glutonaria, covardia e vulgaridade. Com se o dramaturgo depurasse e, em seguida, ampliasse os perfis humanos mais perversos com uma lente paródica, para devolver ao espectador seu duplo monstruoso.
.
É uma tragicomédia absurda, que já circulou por diversas cidades do interior de São Paulo e do Brasil tendo sido visto por mais de 70 mil pessoas.

SOBRE A COMMUNE
A Commune é uma companhia teatral, fundada em 2003, que desenvolve pesquisa, produção, formação e intercambio teatral, tendo recebido diversos prêmios e se apresentado em Portugal e na Argentina. Seu repertório inclui: Nem Todo Ladrão vem para Roubar, de Dario Fo, Na Cama com Molière, baseado em O Doente Imaginário, e Otelo, de Shakespeare, ambos com direção de John Mowat, Anti Comics, uma paródia dos Super Heróis, de Sonia Daniel (coprodução internacional com apoio do IBERESCENA). Desde 2005, é um Ponto de Cultura e desenvolve o Projeto Teatro Cidadão, que já formou mais de 1.500 jovens através de oficinas e da montagem de espetáculos.

Espetáculo ‘Ubu Rei’ – foto © Luiz Áureo

FICHA TÉCNICA
Direção geral: Armando Liguori Júnior | Tradução e concepção: Augusto Marin | Elenco: Esther Góes, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Natalia Albuk, Armando Liguori, Paulo Dantas, Juliano Dip, Samara Montalvão e Ricardo Sequeira | Fotografia: Luiz Aureo, Bianca Vasconcelos, Francielle Arantes e Claudiones Frateschi | Diretor de produção: Luciane Ortiz e Augusto Marin | Direção musical: Sérvulo Augusto | Diretor de movimentos: Doria Gark | Cenários: Paulo Dantas | Figurinos: Aline Barbosa | Adereços: Nani Catta Preta | Design e operação de luz: Andre Lemes | Operação de som: Anderval Areias | Programação visual e designer: Rony Costa | Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans | Realização: Commune

SERVIÇO
Espetáculo ‘Ubu Rei’
Montagem da Commune
Dias: 6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2024
Horário: Sábados, às 21h
Teatro Mooca
Mooca Plaza Shopping
Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Zona Leste, São Paulo/SP
Capacidade: 250 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos a partir de R$ 40,00 / compre no site Sympla
.
>> Siga: @teatrocommune | @armandoliguorijunior | @augustomarinoficial | @moocaplaza | @teatromooca

.
.

.

.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Belas Sonoriza exibe ‘Sonhos’ de Akira Kurosawa, musicado ao vivo

Programação do Cine Reag Belas Artes, que traz um filme com trilha sonora executada ao…

36 minutos ago

Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte

Com sincronia entre som e imagem, Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine…

58 minutos ago

Festival dos Povos da Floresta abre chamamento para os artistas

A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com…

2 horas ago

Espetáculo ‘O Céu da Língua’, com Gregorio Duvivier chega em São Paulo

Depois de passar por Lisboa, Porto, RJ, Curitiba, Porto Alegre e interior de SP, O…

3 horas ago

Ana Cacimba apresenta o show “Voz e Asalato” no Sesc Palladium

A artista Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em apresentação marcada para…

3 horas ago

Marya Bravo lança single e videoclipe ‘Eterno talvez’

A atriz e cantora Marya Bravo, filha dos artistas Zé Rodrix e Lizzie Bravo (única…

4 horas ago