Livro ‘A guerra total de Canudos’ do historiador Frederico Pernambucano de Mello, sobre um dos conflitos mais intrigantes da história brasileira, publicado pela Global Editora.
A Guerra de Canudos é, sem sombra de dúvidas, um dos conflitos mais intrigantes da história brasileira. O fio condutor dos confrontos foi a luta de uma população sofrida formada por trabalhadores do campo, ex-escravizados, beatos, mulheres e crianças que, inspirada pelo ímpeto do líder religioso Antônio Conselheiro, ansiava bravamente por mais justiça social em pleno sertão baiano, no apagar do século XIX.
.
Os cenários e os meandros dos combates que compuseram este célebre episódio do passado nacional encontram-se brilhantemente reconstituídos neste livro do historiador Frederico Pernambucano de Mello. Pesquisador atento à cultura material, o autor deste A Guerra Total de Canudos descreve com plena propriedade os armamentos utilizados por ambos os lados do conflito. Também é digna de destaque a exposição minuciosa das biografias dos mais destacados protagonistas da guerra.
Trata-se, assim, de um estudo fundamental para os que desejam conhecer a fundo um dos confrontos mais violentos da história brasileira cujas consequências ainda podem ser sentidas na atualidade.
.
Tal relevância é complementada por um projeto gráfico especial, impresso em papel Offwhite 80 g/m², com guarda ilustrada com mapa de Canudos, além de um caderno, em quatro cores, de papel couchê de 32 páginas com fotografias e ilustrações da região e da época do conflito.
Título: A guerra total de Canudos
Autor: Frederico Pernambucano de Mello
Prefácio: Manuel Correia de Andrade
Editora: Global
Ano: 2023
Páginas: 304
Número de catálogo: 4593
ISBN: 978-65-5612-432-2
EAN: 9786556124322
Formato: 16 X 23
Preço de capa: R$ 99,00
E-book: R$ 69,30
* Compre o livro.
Temas: Canudos, História do Brasil, Guerra, Exército brasileiro, Militarismo, vestuário, Justiça Social.
Sobre o autor
Frederico Pernambucano de Mello nasceu no Recife, em 1947. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, sua especialização profissional abrange, além do Direito, Administração de Assuntos Culturais. Em 1988, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras (APL).
.
É membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Foi procurador federal no Recife e, de 1972 a 1987, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco, que o reconhecia, já em 1984, como “mestre dos mestres em assuntos de cangaço”. Dentre outros livros, é autor de Guerreiros do Sol – violência e banditismo no Nordeste do Brasil (A Girafa), Estrelas de couro – a estética do cangaço (Escrituras) e A guerra total de Canudos (Escrituras).
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…