segunda-feira, janeiro 20, 2025

‘Ainda estou aqui’, de Walter Salles é a indicação brasileira ao Oscar

“Ainda Estou Aqui” , de Walter Salles, acaba de ser Indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2025. Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme estreia no dia 7 de novembro nos cinemas brasileiros, com distribuição da Sony Pictures.
.
Após sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde foi aplaudido por 10 minutos e recebeu o prêmio de melhor roteiro, o longa foi escolhido para ser o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2025 de melhor filme internacional.

O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família.
.
Walter Salles comentou a indicação, da Espanha, onde acompanha o longa no Festival de San Sebastián: “Para toda a família de ‘Ainda Estou Aqui’ é uma honra representar o Brasil no Oscar. Esperamos ansiosamente pelas estreias na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio, porque esse filme existe, antes de mais nada, para se relacionar com o público brasileiro. Nada disso seria possível sem o livro fundamental de Marcelo Rubens Paiva e o apoio da família Paiva, que nos inspiraram constantemente nessa jornada.”

Para Fernanda Torres, “é bonito que o Brasil tenha escolhido ‘Ainda Estou Aqui’ para representá-lo pois, depois do livro do Marcelo, este é um filme de descoberta de uma mulher extraordinária, chamada Eunice Paiva, que todos precisam conhecer. Ela é o elo entre o ontem e o agora.Selton também comemora: “É uma alegria poder representar o Brasil na corrida por uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro com um filme tão sensível e tão necessário”.
.
Em outubro, o longa será exibido no 62º Festival de Nova York e no 68º Festival de Cinema de Londres.
.
Ainda estou aqui é uma coprodução Brasil e França, produzido pela VideoFilmes, RT Features e Mact Productions e é o primeiro filme original Globoplay, em coprodução com ARTE France e Conspiração.

revistaprosaversoearte.com - 'Ainda estou aqui', de Walter Salles é a indicação brasileira ao Oscar

FILME / FICHA TÉCNICA
Título original: Ainda Estou Aqui
Título em inglês: I’m Still Here
Sinopse: Ainda Estou Aqui se passa no Brasil, em 1970 e é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida completamente depois que ele é exilado durante a ditadura. A dona de casa se vê obrigada a virar ativista de direitos humanos após o desaparecimento de seu marido.
Diretor: Walter Salles
Elenco: Fernanda Torres, Selton Melo, Fernanda Montenegro, Antonio Saboia, Guilherme Silveira, Valentina Herszage, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Luiza Kosovski, Gabriela Carneiro da Cunha, Barbara Luz, Cora Mora, Olívia Torres, Maeve Jinkings, Dan Stulbach, Humberto Carrão, Carla Ribas, Maitê Padilha, Caio Horowicz, Camila Márdila, Charles Fricks, Luana Nastas, Isadora Ruppert, Pri Helena, Daniel Dantas, Helena Albergaria, Thelmo Fernandes e Felipe Barreto
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Direção de fotografia: Adrian Teijido, ABC
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de arte: Carlos Conti
Figurino: Cláudia Kopke
Música: Warren Ellis (multi-instrumentalista australiano)
Som direto: Laura Zimmerman
Mixagem de som: Stéphane Thiébaut
Caracterização: Luigi Rocchetti
Maquiagem: Marisa Amenta
Efeitos especiais: Claudio Peralta
Preparação de elenco: Amanda Gabriel
Casting: Letícia Naveira
Produtora delegada: Lili Nogueira
Produtora associada: Daniela Thomas
Produtores executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova
Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre
Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Ano: 2024
Duração: 135 minutos / Cor
Gênero: Drama biográfico
País: Brasil / França
Idioma: Português
Lançamento mundial: 2024
Estreia mundial: 1º de setembro de 2024, no 81º Festival de Veneza – Itália.
Estreia no Brasil: 7 de novembro de 2024
Prêmios: Festival de Veneza: Melhor Roteiro, Green Drop Award


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES