O Duo Música de Interior une ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e de países vizinhos no álbum Braços Abertos’
.
Com a proposta de valorizar a rica tradição musical do interior paulista e também estabelecer um diálogo criativo com a música folclórica de toda a América Latina, o Duo Música de Interior, formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, lançou pela Passo Firme seu quarto álbum, “Braços Abertos”, em 30 de agosto.
.
A nova produção é composta por um repertório de 10 canções autorais que trazem a sonoridade característica do Duo Música de Interior, marcada pelo violão, viola caipira e dueto vocal, numa nova textura trazida pela banda de apoio formada por: Paulinho Leme (piano e acordeon), Adriano Tonon (percussão), Ximba Uchyama (contrabaixo) e Rafael Beck (flauta transversal), enriquecendo ainda mais as canções inspiradoras do Duo.

Explorando a diversidade musical
“Gravar o álbum ‘Braços Abertos’ foi um processo profundamente enriquecedor e transformador para nós. A inspiração para este trabalho veio da nossa vontade de explorar as raízes da música tradicional do interior paulista, ao mesmo tempo em que conversamos com a rica diversidade musical da América Latina. Cada faixa do álbum é uma jornada pela tradição e pela inovação, refletindo nossa paixão por essas culturas e nosso desejo de compartilhar isso com o público”, explica Rafael Cardoso.
.
“Acreditamos que ‘Braços Abertos’ tem o potencial de tocar corações e abrir diálogos sobre a importância da nossa cultura e da música folclórica. Nosso desejo é que o álbum seja uma ponte que conecta pessoas e culturas, promovendo um maior entendimento e celebração das nossas tradições. Mas acima de tudo o que mais quero, é ver os shows de lançamentos cheios, pra comemorar junto com nosso público mais essa conquista”, afirma Aniela Rovani.

Duo Musica de Interior: Rafael Cardoso e Aniela Rovani – foto Ary Jr.

Pesquisa sonora
O Duo Música de Interior iniciou seu trabalho a partir da pesquisa da música caipira tradicional no interior paulista, tendo três álbuns autorais lançados desde 2020. A origem da música caipira encontra resquícios no período da catequização realizada pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, que, empenhados em estabelecer uma comunicação com os indígenas, usavam melodias e danças realizadas por eles. A estratégia foi usar melodias indígenas com letras em latim e vice-versa, melodias do cantochão com letras em guarani. Os ritmos brasileiros cururu e cateretê, que ainda hoje embalam o sapateado e palmeado dos catireiros, têm sua origem na união das danças indígenas com a música portuguesa tocada na viola (VILELA, 2013).
.
Partindo desse estilo que teve sua origem no encontro entre os indígenas brasileiros e os exploradores portugueses, no álbum Braços Abertos buscamos abraçar outros ritmos por toda a América Latina que também têm sua origem ancestral, como a zamba na Argentina e a guarânia no Paraguai, que também nasceram da fusão da música indígena de seu país com a música de seus colonizadores.

Este trabalho não apenas reafirma o compromisso do Duo Música de Interior com a preservação e valorização da cultura do interior paulista, mas também estabelece uma ponte entre essa tradição e os diversos ritmos e expressões musicais da América Latina. Ao reconhecer que a música do interior paulista está intrinsecamente ligada à identidade latino-americana, o duo reforça a importância do diálogo criativo entre diferentes tradições musicais para o enriquecimento e difusão da música folclórica como um todo. Também integram a discografia do Duo Música do Interior os álbuns: “Interior” e “Música de Interior”, ambos de 2021, e Pés na Terra, de 2024.
.
“Braços Abertos” é uma celebração da diversidade cultural e musical, uma inspiração para novos caminhos e possibilidades, unindo ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e dos países vizinhos. É, portanto, mais do que um simples lançamento musical, é uma declaração de amor à música e à cultura latino-americanas, com os braços abertos para receber e compartilhar todas as suas riquezas!
.
Tanto a gravação do álbum quanto os shows são viabilizados por projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 2023. “Acreditamos que o público irá viajar em uma jornada que contempla muita variedade rítmica, alegria, ancestralidade, filosofia e a leveza da canção latino-americana”, afirma o Duo Música de Interior.

Capa do álbum ‘Braços Abertos’ • Duo Música de Interior – Aniela Rovani e Rafael Cardoso • Selo Passo Firme • 2024

DISCO ‘BRAÇOS ABERTOS’ • Duo Música de Interior – Aniela Rovani e Rafael Cardoso • Selo Passo Firme • 2024
Canções / compositores
1. Rumo ao mar (Rafael Cardoso e Aniela Rovani)
2. Nascimento (Rafael Cardoso e Aniela Rovani)
3. Quintilha pro avô (Rafael Cardoso)
4. Palavra de bem querer (Rafael Cardoso e Gujo Teixeira)
5. Cirandeiro (Rafael Cardoso e Cristiano Borges)
6. Guardiã das tradições (Rafael Cardoso e Aniela Rovani)
7. Flor no cabelo (Rafael Cardoso e Gujo Teixeira)
8. Valerá (Rafael Cardoso)
9. Dia de poesia (Rafael Cardoso e Gujo Teixeira)
10. Braços Abertos (Rafael Cardoso e Aniela Rovani)
– ficha técnica –
Aniela Rovani (voz – fx. 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) | Rafael Cardoso (voz, violão e viola caipira – fx. 1-10) | Paulinho Leme (piano – fx. 1, 2, 3 e 7; acordeon – fx. 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) | Adriano Tonon (percussão – fx. 1, 4, 5, 6, 8, 9 e 10) | Rafael Beck (flauta transversal – fx. 1, 2, 5, 6, 9 e 10) | Ximba Uchyama (contrabaixo – fx. 4, 5, 6, 8, 9, e 10) | Participação especial: Mel Moraes e Douglas do Catira (catira – fx. 6) |
Pedro Borguetti (bombo leguero – fx. 8) | Arranjos e produção musical: Duo Música de Interior e Paulinho Leme | Gravação e mixagem: Rafael Cardoso e Paulinho Leme | Masterização: Ernani Napolitano | Fotos: Ary Jr. | Capa: Aniela Rovani | Assessoria de imprensa: EBF Comunicação | Selo: Passo Firme | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 30 de agosto | ♪Ouça o álbum: clique aqui..
.
>> Siga: @musicadeinterior | @anielarovani | @rafael.cardoso.oficial
.
LEIA TAMBÉM
:: Duo Música de Interior | Álbum ‘Pés na Terra’

Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Queremos! Apresenta:  Hermanos Gutiérrez em São Paulo!

Eles estão chegando: em mais uma empreitada do Queremos!, que reafirma seu compromisso em oferecer…

3 minutos ago

Márcia Fráguas lança livro ‘It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso’

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, livro de Márcia Fráguas…

3 minutos ago

Denise Crispun lança o primeiro romance ‘Constelações Hipócritas’

A escritora Denise Crispun faz sua estreia como romancista com "Constelações Hipócritas", que recebeu, em…

3 minutos ago

Anelis Assumpção confirmada no Queremos! Festival 2025

A cantora e compositora Anelis Assumpção se apresenta na mesma noite que Liniker e Yago…

4 minutos ago

O Pôquer como Arte: Estratégia, Criatividade e Cultura

O pôquer é mais do que apenas um jogo de cartas; é uma arte que…

5 minutos ago

Violonista André Siqueira lança álbum ‘Aura’

Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…

24 horas ago