Álbum ‘Céu Infinito Sertão’ | Fabio Torres & São Paulo-Havana Orquestra

A junção de músicos eruditos cubanos e brasileiros temperada pelo pandeiro do grande percussionista, Léo Rodrigues, resultou no álbum Céu Infinito Sertão, que acaba de ser lançado nas plataformas. O trabalho é o 5º disco que tem como líder o pianista, compositor paulistano e vencedor do Grammy Award e do Latin Grammy, Fabio Torres.
.
A inspiração para o projeto surgiu quando Fabio, em visita a Havana, conheceu a maestra Daiana Garcia, diretora da Orquestra de Câmara de Havana. Fabio ficou encantado com o talento e a versatilidade do grupo, composto quase exclusivamente por jovens mulheres. Dessa conexão, nasceu a São Paulo-Havana Orquestra, formada por parte do grupo de Havana e grandes instrumentistas da Osesp, sob a liderança de Pedro Gadelha no contrabaixo. A camerata, composta por 14 músicos e regida por Daiana Garcia, recebeu a missão de interpretar as obras de Fabio Torres, algumas criadas especialmente para essa colaboração.

O álbum ainda contou com as preciosas orquestrações de Tiago Costa, peça fundamental para alcançar a excelência pretendida por Fabio e com a participação de um dos mais destacados percussionistas brasileiros, Léo Rodrigues. Para Fabio “enxerguei nesse projeto a oportunidade de ter grandes músicos eruditos que pudessem tocar a rítmica brasileira com perfeição e energia, uma vez que tanto no Brasil como em Cuba, as orquestras e seus instrumentistas acabam tendo essa prática da música popular”.
.
O repertório abraça o universo jazzístico e brasileiro contido nas obras do pianista, com direito a improvisos inspirados de Fabio e também de Léo Rodrigues. Mas também será notada a influência da música erudita, da música de câmara, refletindo a formação acadêmica de Torres, graduado em composição pela ECA-USP.

Após dois concertos realizados em junho de 2024, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo, a gravação foi realizada em duas tardes no estúdio Monteverdi, tendo a captação e a mixagem a cargo do grande músico, André Mehmari.
.
Daiana García, maestra da Orquestra de Câmara de Havana, está à frente da Orquestra de Câmara de Havana desde 2011 e com ela acompanhou relevantes figuras nacionais e internacionais, como o pianista ChuchoValdés e Frank Fernandez (Cuba); os cantores e compositores Fito Páez (Argentina), Ivan Lins (Brasil); os violinistas Tai Murray (EUA), e Alex Gillman (Alemanha), o violoncelista Nicolai Shugaev (Rússia), os violonistas Ricardo Gallén, Carlos Piñana (Espanha). Em 2016, acompanhou o violinista americano ganhador do Grammy Joshua Bell em sua visita a Cuba e esta colaboração lhe rendeu um convite para realizar um concerto intitulado “Seasons of Cuba” no Rose Hall of Jazz no Lincoln Center em Nova York, junto com renomados músicos cubanos e o cantor e compositor americano Dave Matthews. Com a OCH gravou os CDs: “Todo Cuerda Mejor” e “Concertos Cubanos para violoncelo e orquestra”, e colaborou em CDs e DVDs com: Leo Brouwer (CD “Imagen de las aguas”), Carlos Varela (DVD em ao vivo “30 anos de vida artística”), o cantor e compositor dominicano José Antonio Rodríguez (CD “Una más” com duas indicações ao Grammy Latino), Alejandro Falcón (CD “Mi monte espiritual”), Aldo López-Gavilán (DVD ao vivo “ Espacio Tribal”) e José María Vitier (DVD ao vivo “Temptations”).

Fábio Torres se formou em piano erudito no conservatório e posteriormente, enquanto frequentava o curso de Composição na USP, também tocava em bandas de baile e casas noturnas, explorando a música popular. Em 1992, aos 22 anos, integrou a Banda Mistura e Manda, gravando seu primeiro CD. Colaborou com diversos artistas da MPB, como Dominguinhos, Vânia Bastos e Heraldo do Monte. Em 1998, iniciou uma parceria duradoura com Rosa Passos, viajando e gravando internacionalmente. Paralelamente, trabalhou com Ivan Lins, João Donato, Leila Pinheiro, Joyce e outros. Em 2001, formou, ao lado de Edu Ribeiro e Paulo Paulelli, o Trio Corrente. Em 2009, Fábio lançou seu trabalho autoral, Pra Esquecer das Coisas Úteis, CD que contou com as participações de Luciana Alves, Tatiana Parra, Fabiana Cozza, Renato Braz, Chico Pinheiro e Vinícius Dorin, entre outros excelentes músicos. Com Paquito D’Rivera, o Trio Corrente gravou o Álbum Song For Maura e com esse trabalho em 2014, o grupo venceu o Grammy Awards e o Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino. Em 2018, parte com Trio Corrente para mais uma turnê na Europa, gravando em Milão o álbum, Tem que ser Azul, pelo selo de jazz Abeat Records. Em outubro vai ao Japão pela 5ª vez, a convite do saxofonista Sadao Watanabe. Em 2021, grava o álbum Sincronia com o Trio Corrente e o seu 1º álbum de piano solo, Sarau.

Capa do álbum ‘Céu Infinito Sertão’ • Fabio Torres & São Paulo-Havana Orquestra • Selo Independente / Distribuição Tratore • 2024

DISCO ‘CÉU INFINITO SERTÃO’ • Fabio Torres & São Paulo-Havana Orquestra • Selo Independente / Distribuição Tratore • 2024
Músicas / compositores
1. Céu Infinito Sertão (Fabio Torres)
2. Venezuelana (Fabio Torres)
3. Valsa de Cora (Fabio Torres)
4. Amphibious (Moacir Santos)
5. Lilya (Fabio Torres)
6. Suíte (Fabio Torres)
7. Pra esquecer das Coisas Úteis (Fabio Torres e Giana Viscardi)
– ficha técnica –
Fábio Torrres (piano) | São Paulo-Havana Orquestra: Violinos – Amanda Martins, Brenda Chávez, Javier Cantillo Laffita, Luiz Amato, Matthew Torpe, Robinho Carmo e Tania Haase; Violas – Gabriel Marin, Gretchen Labrada Izquierdo e Yosmara Castañeda Valdés; Violoncelos – Amaya Justiz Robert, Heloisa Meirelles; Contrabaixo e spalla – Pedro Gadelha; Percussão – Léo Rodrigues / Regência – Daiana Garcia | Direção musical, arranjos: Fábio Torrres | Orquestração e arranjos adicionais: Tiago Costa | Produção executiva: Fabrizia Gallan | Produção executiva: Fabrízia Gallan | Design gráfico: Helena Salgado | Fotos divulgação: Mattheus Oliveira | Gravação, mixagem e masterização: André Mehmari | Gravação realizada nos dias 8 e 9 de junho de 2024 no Estúdio Monteverdi, em São Paulo, Brasil | Produção executiva: Fabrizia Gallan | Assessoria de imprensa: Débora Venturini | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Formato: Cd digital | Ano: 2024 | Lançamento: 18 de outubro | Ouça o álbum:  Spotify / Apple Music / Youtube .
.
>> Siga: @fabiotorres.mus | @daiana.garcia.siverio | @leorodrigues_percussao | @gadelhabasso
.
.
.
.
.
Série: Discografia Brasileira / Música instrumental / Jazz brasileiro / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Álbum ‘Jusante’ traz músicos da nova geração e poetas do Slam

Jusante é o sentido para onde corre diversas águas de uma corrente. O Projeto Jusante…

59 minutos ago

Álbum ‘Silêncio’ | Zé Nigro

O segundo disco do cantor, compositor e produtor musical Zé Nigro, rompe a solitude do…

7 horas ago

‘Carminho at Electrical Audio’, novo EP da fadista Carminho

A conexão do fado com a música brasileira ganha um novo capítulo na trajetória de…

9 horas ago

Fred Izak lança álbum ‘Lírico’

O cantor e compositor Fred Izak disponibilizou nas plataformas musicais o álbum “Lírico”, seu terceiro…

9 horas ago

Samuca e a Selva inaugura era romântica com single ‘A Gente Se Fez Gozar’

Faixa que une balada romântica a elementos do bolero, pagode baiano e música havaiana. íntegra…

22 horas ago

Álbum ‘The Guitars of Sergio and Eduardo Abreu’ | Sergio Abreu e Eduardo Abreu

Duo Abreu, formado pelos irmãos Sergio e Eduardo Abreu, referência em violão no Brasil e…

2 dias ago