MÚSICA

Álbum ‘Edu Ribeiro convida Toninho Ferragutti e Fábio Peron – Folia de tReis’, selo Blaxtream

Álbum ‘Edu Ribeiro convida Toninho Ferragutti e Fábio Peron – Folia de tReis’. A busca por uma sonoridade inusitada e de novas possibilidades com o instrumento, além da grande afinidade, musical e pessoal, foram as principais razões que levaram o baterista Edu Ribeiro a convidar Toninho Ferragutti (acordeon) e Fábio Peron (bandolão e bandolim) para a gravação deste álbum. Os três músicos foram até Ribeirão Preto em Junho de 2018 para o registro de 9 composições autorais. Três temas de cada integrante são apresentados de uma forma completamente original.
.
O grande desafio foi juntar a melodia e harmonia presentes no bandolim e no acordeão ao ritmo da bateria, sem o contrabaixo que é o instrumento-elo de ligação entre essas partes em qualquer grupo musical. Não há conhecimento de registro anterior de tal formação na música brasileira.

Cada um teve que reinventar o seu instrumento. Fábio tocou uma invenção chamada de bandolão – o mesmo bandolim uma oitava abaixo, que nos remete à sonoridade do violão de sete cordas em muitos momentos. A bateria agregou percussões e o acordeão explorou todos os recursos para driblar as diferenças da formação. Todos os três saíram do centro confortável de seus instrumentos e habilidades, indo buscar recursos em lugares inimagináveis para compor essa expressão sonora.
.
Toninho trouxe Mogiana, Alfredo e Choro Suspirado. Três músicas acordeonísticas com influências do tango, do choro e dos mais de 30 anos de carreira onde o artista viveu as mais diversas influências. Peron, que vem da cultura e tradição do choro com elementos modernos, trouxe um choro lento, um frevo e um samba ímpar cheio de novidades rítmicas. Edu, que traz influências de uma música brasileira misturada ao jazz, trouxe uma balada e um chamamé, compostos especialmente para esse projeto, e repaginou um forró em sete já gravado antes pelo Trio Corrente.
.
Numa formação como essa, onde cada instrumento assume um papel solista, a preparação dos arranjos e o cuidado no ajuste das sonoridades é indispensável.
.
Descentralizar também nos remete ao lugar onde foi gravado o projeto. Ribeirão Preto fica a muitos quilômetros de São Paulo e começa a despontar como um polo de produção musical.
.
O resultado desse encontro se completa com o delicioso desafio da apresentação desse repertório ao vivo.

Capa do álbum ‘Edu Ribeiro Convida Toninho Ferragutti e Fábio Peron – Folia de tReis’ • Selo Blaxtream • 2018 | foto: Paulo Rapoport / Arte: NW3 Comunicação.

DISCO ‘EDU RIBEIRO CONVIDA TONINHO FERRAGUTTI E FÁBIO PERON – FOLIA DE tREIS’ • Selo Blaxtream • 2018
Músicas/compositores:
​1. A física (Edu Ribeiro) / dedicado à Laura Silvestre
2. Mogiana (Toninho Ferragutti)
3. Tá sobrando carisma (Fábio Peron) / dedicado a Jota P
4. Cainã (Edu Ribeiro) / dedicado à família Mendonça
5. Choro suspirado (Toninho Ferragutti)
6. Procure saber (Fábio Peron) / dedicado a Messias Brito
7. O Guarani da Palhoça (Edu Ribeiro)
8. Vinheta (Edu Ribeiro)
9. Alfredo (Toninho Ferragutti) / dedicado a Danilo Alfredo Ferragutti
10. Choro materno (Fábio Peron) / dedicado à Vera Cury
– ficha técnica –
Edu Ribeiro (bateria – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) | Toninho Ferragutti (acordeon – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10; vocalise – fx. 1, 2, 3, 6) | Fábio Peron (bandolão – fx. 1, 2, 4, 5, 7, 9, 10; bandolim – fx. 3, 6) || Arranjos: Toninho Ferragutti, Edu Ribeiro e Fábio Peron / Exceto faixa 8: Edu Ribeiro | ​Produção executiva: Thalita Magalhães | Gravação e mixagem: Thiago Monteiro / Assistente técnico: Joel Lauand Jr. | Fotografia: Paulo Rapoport | Design: NW3 Comunicação | Gravado no Rivière Studios, Ribeirão Preto, em 8 e 9 de junho de 2018 | Fabricado: Universal Sonora | Selo: Blaxtream | Cat.: BXT 0020 | Distribuição: Tratore | Formato: CD / Digital | Ano: 2018 | Lançamento: 7 de setembro | #* Ouça o álbum: Spotify | Deezer | Apple Music.
—–
Sobre o disco
REIS, Aquiles Riques. Quando ninguém é mais do que ninguém. In: JB, março de 2019. Disponível no link. (acessado em 25.6.2023)

Leia, a seguir, o faixa a faixa do CD “Folia de tReis”, em que cada compositor comenta as músicas de sua autoria.
.
FAIXA A FAIXA “FOLIA DE tREIS”
1. “A Física”, de Edu Ribeiro
“Fiz a música para esse projeto. Ela tem a peculiaridade de ter sido a primeira música que fiz no piano. É uma balada com uma estrutura bem simples, ABA. Quando vejo a simplicidade de minhas músicas acho que não vão dar certo, mas lembrando de quem vai tocá-las me tranquilizo porque eles [os músicos] sempre as salvam. E eles salvaram esta.”
.
2 – “Mogiana”, de Toninho Ferragutti
“Trouxe esta música especialmente para o grupo. Lembro do som de um trem com essa música, de um maracatu. Ela é um maracatu.”
.
3 – “Tá Sobrando Carisma”, de Fábio Peron
“É uma música um pouquinho complicada, em compasso de sete por oito, o que não é muito usual e, sim, um pouco quebrado. Dentro desse compasso sete por oito tem um groove invertido que dá uma fritada na cabeça, mas depois que deixamos a coisa orgânica funcionou legal.”
.
4 – “Cainã”, de Edu Ribeiro
“Eu adoro a música do sul do país. O ritmo é um chamamé com uma harmonia que me lembra as músicas do Toninho Horta, que eu gosto muito.”
.
5 – “Choro Suspirado”, de Toninho Ferragutti
“É a regravação de uma música que fiz de encomenda para o curta-metragem ‘Toda Coração’, que conta a história de uma mulher que não podia tomar susto. Ela vai ao médico e diz ser ‘toda coração’. Quando o médico pergunta o que ela quer dizer com isso, ela cita o [poeta] Maiakovsky. Como o médico não conhece o poeta, ela não permite que ele a atenda dizendo que se ele não conhece poesia não poderia mexer no coração dela. Depois o médico passa a se inteirar mais sobre poesia e a ajuda. O filme é do Flávio Ermírio de Moraes e a música faz parte da trilha que fiz para esse curta.”

6 – “Procure Saber”, de Fábio Peron
“Na verdade é ‘Prócure Saber’, que fiz para um amigão, o Messias Brito, um supercavaquinista que usa essa frase o tempo todo: ‘Prócure Saber’. Como o Messias tem uma técnica absurda tocando cavado, fiz esse frevo bem agulhado, rápido e cheio de notas em homenagem a ele. Aí imaginei o Toninho [Ferragutti] fazendo essa melodia e o Edu [Ribeiro] fazendo uns compassos sozinho de bateria e ficou maravilhoso.”
.
7 – “O Guarani da Palhoça”, de Edu Ribeiro
“Esta é a única música que trouxe para o grupo que eu já havia gravado com o Trio Corrente. É um samba em compasso de sete, supersimples. Tocamos uma vez, fizemos uma introdução coletiva e ela já ficou pronta. Guarani da Palhoça é um time que tem em Florianópolis, bem fraco. Eu sou figueirense [torcedor do Figueirense Futebol Clube, de Florianópolis]. Quando estava terminando essa música soube que o Figueirense tinha perdido para o Guarani da Palhoça. Aí eu resolvi homenagear o vencedor.”
.
8 – “Vinheta”, de Edu Ribeiro
“Esta vinheta é um solo que existe dentro da música ‘Guarani da Palhoça’, que era para fechar o disco, mas numa falha de comunicação ficou entre as últimas músicas do CD.”
.
9 – “Alfredo”, de Toninho Ferragutti
“É uma regravação [de uma faixa] de um disco em duo com o pianista Salomão Soares. Compus essa música, uma espécie de milonga, por conta dessa coisa de nomes duplos. Tenho um irmão chamado Alfredo Danilo e nunca chamei ele de Alfredo. Então resolvi registrar isso para não esquecer que o nome dele é Alfredo, além de Danilo.”
.
10 – “Choro Materno”, de Fábio Peron
“Fiz esse choro para minha mãe, e música para mãe tem de caprichar, tem de ser bonita. Minha mãe é, além de adorada por mim, uma supermusicista, mestre em contraponto e excelente professora. Ela sabe muito de música, mas a doçura dela não deixa que ela esbanje isso. É um choro relativamente simples, mas de coração.”

Saiba mais sobre os artistas
> Edu Ribeiro na rede: Site | Youtube | Instagram | Facebook | Spotify | Linktree.
>Toninho Ferragutti na rede: Site | Instagram | Facebook | Spotify.
> Fábio Peron na rede: Youtube | Instagram | Facebook | Spotify | Deezer.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música Instrumental / Choro / MPB.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Camilo Solano lança álbum ‘Quase Tudo Mundo’

Quadrinista e músico, Camilo Solano busca o que nos aproxima como pessoas no álbum "Quase…

47 minutos ago

O duo S.N.A.K lança single ‘Toxic’

Duo S.N.A.K formado em Nova York por baixista brasileiro Marcelo Maccagnan e baterista francês Maxime…

1 hora ago

Banda Boogarins lança single ‘Corpo Asa’

A banda goiana Boogarins lança “Corpo Asa”, single de seu novo álbum “Bacuri” (Urban Jungle/ONErpm),…

2 horas ago

Espetáculo solo ‘Caio em Revista’, com ator Roberto Camargo estreia temporada no MI Teatro

Espetáculo solo do ator Roberto Camargo, dirigido por Luís Artur Nunes, põe em cena textos…

6 horas ago

Leo Russo lança ‘Isabella’, parceria com Moacyr Luz

O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…

3 dias ago

Espetáculo ‘Eu conto essa história’ tem apresentação gratuita no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…

3 dias ago