“O Enigma Lexeu”, álbum de estreia do Letieres Leite Quinteto, é uma charada e uma ponte. O vasto universo da percussão afrobaiana traduzido em linguagem de jazz. Ou o jazz traduzido para o universo da percussão baiana. Seja qual for a ordem, essa pareceu ser a missão artística da vida de Letieres Leite.
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“O Enigma Lexeu” (Rocinante) é o nome do primeiro álbum do Letieres Leite Quinteto, fundado há dez anos pelo músico, compositor e arranjador baiano, mais conhecido pelo trabalho à frente da Orkestra Rumpilezz. Com sete faixas, o disco condensa parte das pesquisas que o artista vem desenvolvendo nas últimas três décadas e chegou nos nossos ouvidos exclusivamente nos formatos digital e vinil, uma aposta da gravadora Rocinante.
“O Quinteto nasceu da mesma ideia que me impulsionou a criar a Rumpilezz, ambos são feitos do mesmo barro: o Universo Percussivo Baiano, que chamo de UPB, e suas transmissões rítmicas para instrumentos como sax, flauta, baixo e bateria. O conceito estético, tanto da Rumpilezz quanto do Quinteto, surgiu bem antes desses trabalhos serem lançados, ainda na década de 1980, quando comecei a compor com estes elementos”, conta o mestre baiano, autor de todos os temas.
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Embora usem a mesma matéria-prima e tragam o mesmo princípio estético em sua gênese, o Quinteto e a Rumpilezz defendem sonoridades únicas. A diferença, para além do evidente número de músicos envolvidos (são 25 na formação maior), é que o Quinteto pousa o seu olhar na essência da música percussiva usando uma clássica identidade instrumental do jazz, com repertório original. O grupo é formado por Luizinho do Jêje (percussões), Ldson Galter (contrabaixo), Marcelo Galter (teclados), Tito Oliveira (bateria) e Letieres Leite (sax e flautas).
“Aqui a ideia foi fazer com que esses músicos conseguissem soar nesse formato de quinteto, bem clássico do jazz, o mesmo conceito que rege a Orkestra, que é de utilizar esses recursos da música de matriz africana como proposição para o improviso. Isto é, executar a composição baseados na música de matriz africana e na concepção do jazz. Penso que todas as faixas traduzem esse conceito”, explica Letieres.
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As músicas do disco: “Casa do Pai”, “Três Yabás”, “Patinete rami rami”, “Catalunya vuelve a casa” (em memória do baterista espanhol Roger Blàvia), “Tramandaí”, “Mestre Moa do Katendê” (composta em 2005 para homenagear seu primeiro mestre de música, quando aluno secundarista, no projeto da etnomusicóloga Emília Biancardi) e “Honra ao Rei”, faixa que mais representa o trabalho, segundo Letieres.
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“O Enigma Lexeu” convida os ouvintes a escutarem as músicas e apreciarem as imagens do disco para, em algum momento, conseguir desvendá-lo. A proposta é que seja um movimento gradual. O próprio grupo não tem certezas e nem a intenção de revelar: sabe apenas que existe um enigma quando eles põem as máscaras e entram no palco, oferecendo algumas pistas. Esse é apenas o início do mistério que o público é chamado a esclarecer.
DISCO ‘ENIGMA LEXEU’ • Letieres Leite Quinteto • Selo Rocinante • 2019
Músicas / compositores
Lado A
1. Casa do pai (Letieres Leite)
2. Três Yabás (Letieres Leite)
3. Patinete rami rami (Letieres Leite)
Lado B
4. Honra ao Rei (Letieres Leite)
5. Catalunya vuelve a casa (Letieres Leite)
6. Tramandaí (Letieres Leite)
7. Mestre Moa do Katendê (Letieres Leite)
– ficha técnica –
Luizinho do Jêje (atabaques, timbau, agogôs e efeitos) | Marcelo Galter (piano, rhodes, wurlitzer, minimoog, roland RS-202 e harmônio) | Ldson Galter (contrabaixo) | Tito Oliveira (bateria, atabaque e agogô) | Letieres Leite (flauta, flauta em sol, saxofone soprano e alto, caxixis e agogô) | Direção artística: Letieres Leite e Sylvio Fraga | Produção musical: Letieres Leite, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat | Direção musical: Ldson Galter | Técnico de gravação: Pepê Monnerat e Renato Godoy no Estúdio Rocinante | Mixagem/Mistura: Pepê Monnerat, Renato Godoy e Tito Oliveira no Estúdio Rocinante | Masterização: Bernie Grundman | Fotografia: João Atala | Projeto gráfico: Lula Rocha | Máscaras: Dáfine Prates | Produção executiva: Fabiana Marques, Izabel Bellizzi e Sylvio Fraga | Sobre a capa: A pintura reproduzida na capa é de Rubem Valentim (1922 – 1991), imagem gentilmente cedida pelo Instituto Rubem Valentim: Emblema Logotipo Poético, 1974 – acrílica sobre tela | 50 x 35 cm – © Rubem Valentim | Tito Oliveira usa pratos Zildjian e baquetas Vic Firth | Agradecimentos: Zoogodô Bogum Malê Rundó, Fabiana Marques, Humberto “Curujito” Vale, Instituto Rumpilezz, Tiago Ribeiro, Saulo Maia, Washington “Elvin Jones” Santana, Estúdio Oliveira, Éric Taller, Tita Rodrigues, Alê Siqueira e Armarinho Galter | Selo: Rocinante | Formato: CD digital / LP | Ano: 2019 | Lançamento: 21 de junho | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩LP – Vinil: clique aqui.
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Sobre o álbum
DEL RÉ, Adriana. Letieres Leite lança 1º disco de seu quinteto e fala do trabalho com Maria Bethânia. In: Estadão, 17.7.2019. Disponível no link. (acessado em 14.9.2024).
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Série: Discografia da Música Brasileira / Memória discográfica / Memória Musical Brasileira / Música afro-brasileira / MPB / Jazz / Música instrumental / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
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