O violonista brasileiro Yamandu Costa, o músico argentino Martín Sued e a Orquestra Assintomática, se unem para o lançamento do álbum “Saga”, uma obra que transcende fronteiras e celebra a riqueza da música latino-americana
.
Saga é um álbum que tem uma identidade sonora e de composição. Mais que tudo, deixa aparente um filtro curioso que reflete as diferentes formas de música. Uma felicidade grande poder deixar esse tempo registrado com músicos e colegas tão talentosos!
– Yamandu Costa
O violonista brasileiro Yamandu Costa, o músico argentino Martín Sued e a Orquestra Assintomática, se unem para o lançamento do álbum “Saga”, uma obra que transcende fronteiras e celebra a riqueza da música latino-americana. A parceria teve início com a gravação de “Suíte Ameríndia”, quando Yamandu convidou Martín para fazer os arranjos e gravar as três músicas. A sinergia e a qualidade sonora dessa colaboração foram tão positivas que rapidamente evoluiu para a ideia de um álbum completo.
.
Gravado no estúdio Quinta Aumentada, no Alentejo, em Portugal, com a Orquestra Assintomática, o álbum reúne sete faixas cuidadosamente selecionadas para representar a diversidade de gêneros e estilos da obra de Yamandu Costa. Martín Sued assumiu a responsabilidade pelos arranjos, trabalhando em estreita colaboração com Yamandu para garantir que cada nota transmitisse a essência e a emoção das composições.
Uma Jornada Musical Universal
A faixa-título “Saga” reflete o espírito do álbum, contando a história de jornadas, coragem e dedicação de pessoas que cruzam fronteiras em busca de novos horizontes. Alguns dos músicos que participam do projeto, vivem essa realidade, por terem migrado de seus países para a Europa.
.
Homenagens e Influências Culturais
Cada faixa do álbum traz consigo uma narrativa única e influências culturais que moldaram a música de Yamandu e Martín. “Candombe Camba” celebra a rica cultura do Candombe uruguaio, trazendo na gravação os três tambores que a compõe, enquanto “Spiggiare” homenageia os amigos de longa data italianos de Yamandu, que sempre o recepcionam com uma atmosfera festiva e calorosa.
Transformações e Novas Perspectivas
“Amar, Amar, Amar”, canção composta em parceria com Renato Teixeira, ganha uma nova vida sob o olhar de Martín, transformada em um tango vintage que realça os instrumentos e solos dos músicos. “Nascer do Sol” e “Tainá” completam o álbum com melodias românticas e serenas, destacando o cello em arranjos delicados e tocantes.
.
Disponível em Vídeo e Streaming
Além do lançamento nas principais plataformas de streaming, todas as músicas do álbum “Saga” foram gravadas em vídeo e estão disponíveis no canal oficial de Yamandu Costa no YouTube, oferecendo uma experiência visual e auditiva completa para os fãs.
.
“Saga” não é apenas um álbum; é uma comemoração da música latino-americana e da capacidade de unir culturas e histórias através da arte. Um convite para uma viagem sonora inesquecível.
DISCO ‘SAGA’ • Yamandu Costa com Martín Sued e Orquestra Assintomática • Estúdio Bagual • 2025
Músicas / compositores
1. Saga (Yamandu Costa)
2. Nascer do sol (Yamandu Costa)
3. Spiaggiare (Yamandu Costa)
4. Candombe cambá (Yamandu Costa)
5. Amar amar Amar (Yamandu Costa)
6. Suíte Ameríndia: I. La brisa – II. Galope – III. La reunión (Yamandu Costa)
7. Tainá (Yamandu Costa)
– ficha técnica –
Yamandu Costa (violão de 7 cordas) & Martín Sued e Orquestra Assintomática: Martín Sud (bandonéon) | Ariel Rodriguez (piano) | Franco Dall’amore (guitarra) | Francesco Valente (contrabaixo) | Sandra Martins (violoncelo) | Gustavo Cabrera (violino) || Participações especiais: Faixa 4 – ‘Candombe cambá’ – Santiago Delgado Susena (tambores de candombe) // Faixa 6 – ‘Suíte Ameríndia’ – Denys Stetsenko, João Silva, Marian Yanchik e Jennifer Davilla (violinos) / Diogo Duqe (trompete e flauta) / Nazaré Pinto Leite (oboé) / Gonçalo Pereira (fagote) || Arranjos, orquestrações e direção artística: Martín Sued | Arranjos para violão e direção executiva: Yamandu Costa | Técnico de gravação: Jorge Cervantes | Assistente de gravação: Diogo Castro | Edição: Ariel Rodriguez | Mixagem e masterização: Jorge Cervantes | Arte: Duda Simoez | Gravação e edição vídeo: João Corteze / Manjuba Filmes | Yamandu usa cordas Savarez | Produção (Yamandu) e assessoria de imprensa: Aline Stoffel | Selo: Estúdio Bagual | Formato: CD físico – digital / Vídeo | Ano: 2025 | Lançamento: 31 de janeiro | ♪Ouça o álbum: spotify / Youtube | ♩Assista os vídeos: clique aqui.
LEIA TAMBÉM
:: Álbum ‘Ida e Volta’, do compositor e violonista Yamandu Costa
:: Francesco Buzzurro e Yamandu Costa lançam álbum “Uno a Uno”, uma celebração ítalo-brasileira inédita!
:: Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum ‘Helping Hands’
:: ‘Encontro das Águas’ – álbum de Yamandu Costa e Armandinho Macedo
:: Yamandu e Zambujo fazem a ponte Brasil-Portugal no disco ‘Prenda Minha’
:: ‘Quebranto’ álbum de Yamandu Costa e Alessandro Penezzi
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
*
LIVRO – Yamandu Costa – Violão Sem Fronteiras, livro escrito por Ricardo Viel
YAMANDU COSTA
Aclamado pela crítica, Yamandu Costa tem encantado as plateias de todos os lugares onde leva sua incomum habilidade e sonoridade. Em suas inesquecíveis performances – solo, acompanhado de outros músicos ou com orquestras – carrega a marca da música do sul do continente americano, mas incursiona admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando junto com seu violão de sete cordas uma rara simbiose.
.
Apesar de jovem, Yamandu Costa tem uma longa carreira. Nascido em uma família de músicos do sul do Brasil, subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, cantando; aos 6 anos seu pai lhe deu de presente seu primeiro violão; aos 21 ganhou o Prêmio Visa Instrumental, então o maior reconhecimento da música brasileira que o possibilitou gravar seu primeiro álbum solo. A partir daí inicia uma profícua carreira: são diversos álbuns, solo ou em parcerias; muitos concertos no Brasil e no exterior; prêmios importantes, entre os últimos, ganhou o Grammy Latino em 2021, como melhor álbum de música instrumental com “Toquinho & Yamandu Costa –Bachianinha” (Live at the Rio Montreux Jazz Festival).
.
“Tem que ouvir o Yamandu/ com seu violão ligeiro/ parece que é pressa/ mas é só suingue à beça / e bossa e pulsação no corpo inteiro…” (Gilberto Gil – do álbum OK,OK, OK de 2018). >> Siga: @yamandu.costa.oficial
MARTÍN SUED & ORQUESTRA ASSINTOMÁTICA
Martín Sued & Orquestra Assintomática é um sexteto instrumental liderado pelo bandoneonista Martín Sued. Criado durante o ano de 2020, o grupo apresenta um repertório de composições originais para uma formação que inclui os instrumentos característicos de uma formação tradicional de tango, mas que utiliza essas raízes para caminhar para além das fronteiras do género. “Migra” ou “Insistir” são alguns dos temas que integram o álbum de estreia, Igual Estamos Acá, editado em Junho de 2022, em Lisboa.
.
Tem a particularidade de ser um grupo formado por artistas de diferentes nacionalidades como: Portugal, Brasil, Argentina, Itália e Uruguai. Para além dos habituais concertos, em maio de 2022, Martin Sued & Orquestra Assintomática iniciou as “Segundas Assintomáticas”. Um espetáculo que junta a Orquestra com artistas das artes cênicas, plásticas e visuais, criando um coletivo multidisciplinar. Em cada um destes espetáculos, para além do repertório próprio da Orquestra, é aberto um espaço no alinhamento do espetáculo onde é apresentado um conjunto de novos temas com convidados, o que torna cada evento único.
.
A Orquestra já recebeu em seus concertos artistas como António Zambujo (Portugal), Salvador Sobral(Portugal), Grupo de Músicos Refugiados (Afeganistão), Yamandu Costa (Brasil) , Folk Band Lita (vozes femininas/refugiadas da Ucrânia),Maria João e João Farinha (Portugal), Iroko Trio (Brasil/Venezuela/França),Juanjo Corbalán Quarteto (Paraguay), Delfina Cheb (Argentina), Circular Vozes(Argentina/Brasil/Portugal), Fred Martins (Brasil), Martín, Buscaglía(Uruguai), Selma Uamusse (Moçambique), Jon Luz (Cabo Verde),Nancy Vieira ( Cabo Verde), Carlos Aguirre (Argentina), entre outros
>> Siga: @msued.bandoneon & @orquestraassintomatica
. >> @
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / música instrumental / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
A cantora e multi-instrumentista Adriana Sanchez apresenta repertório especial para comemorar os 471 anos da…
A Peça de Luccas Papp é inspirado em mundo pós apocalíptico. Os Donos do Mundo…
Depois de consagradas apresentações no Rock in Rio e no Allianz Parque, cantor traz o…
Samba de uma Nota Só, de Tom Jobim e Newton Mendonça, é o segundo single…
Após um hiato de 45 anos desde a última gravação no Brasil, os 50 ponteios…
Estação CCR das Artes, localizado junto à Sala São Paulo, no Complexo Cultural Júlio Prestes,…