Uma dupla de violeiros é o que temos nesse álbum! Mas qual o motivo de tantos instrumentos? Seria um CD de pesquisa etnomusicológica, ou algo parecido? A resposta é: sim e não. Trata-se de um trabalho raro e ousado desses dois músicos da viola, André Moraes e César Petená. Atuando juntos há alguns anos, se interessaram pelo estudo das violas no Brasil. A variedade é grande, incluindo pelo menos sete tipos: viola caipira, viola dinâmica, viola machete, viola de cocho, viola de cabaça, viola caiçara e viola de buriti, com algumas subclassificações.
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Isso exigiu muita dedicação e tempo na pesquisa. Porém, os resultados não vieram em forma de publicações acadêmicas, mas artisticamente, através de composições próprias, arranjos e interpretações nos instrumentos estudados, buscando harmonias entre os instrumentos e os músicos. Podemos dizer que se trata de um estudo de Etnomusicologia Artisticamente Aplicada, de resultados únicos no Brasil. Obter conhecimentos sobre os usos sociais, técnicas e execuções dos vários tipos de violas é notável, devido às suas singularidades timbrísticas, acústicas, número de cordas, afinações diversas, formas e usos, técnicas de interpretação e limitações estruturais. Apresentar essas combinações artisticamente em dupla é algo inovador e admirável.
Para entender isso, basta perceber as nuances de uma peça executada com uma viola de cocho ou de buriti combinada com uma viola caipira ou dinâmica, cujos volumes e timbres são tão diferenciados, que apenas o respeito e o entrosamento entre os músicos podem fazer soar distintivamente cada um deles. Nesse trabalho, se fazem notórios não só os timbres dos instrumentos, harmonias e ritmos das localidades e brasilidades, mas também o aspecto colaborativo entre os músicos, semelhante ao companheirismo dos viveres populares interioranos do Brasil.
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É algo emocionante e desafiador, tanto para quem toca quanto para quem ouve! Ouçamos, então!
– texto de Alberto T. Ikeda (Professor de Etnomusicologia, Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa | Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (PPGMUS-ECA-USP) | Professor Aposentado do Instituto de Artes (IA-UNESP), da Universidade Estadual Paulista, São Paulo | Fundador e coordenador do Grupo de Estudos: Música Étnica e Popular (Brasil / América Latina), CNPq, 1995).
DISCO ‘VIOLAS BRASILEIRAS’ • André Moraes e César Petená • Selo Independente / distribuição Tratore • 2024
Músicas / compositores
1. Despreocupado (César Petená)
2. Subião (César Petená)
3. Patu (César Petená)
4 Suíte mumbuca
– 4.1. Catando cucuri (Arnon Tavares e Maurício Ribeiro)
– 4.2. Sicupira preta (Maurício Ribeiro)
– 4.3. Caju rasteiro (Arnon Tavares e Maurício Ribeiro)
– 4.4. Tico-tico (Arnon Tavares e Maurício Ribeiro)
– 4.5. Siriema (Arnon Tavares e Maurício Ribeiro)
5. Cavalo Árabe (André Moraes)
6. Teu sorriso (César Petená)
7. Siriri no escuro (César Petená)
8. Céu de Pitangueiras (César Petená)
9. Paca pimenta (César Petená)
10. Mistura paulista (André Moraes e César Petená)
11. Ventos do sul (César Petená)
12. Iguaçu (César Petená)
– ficha técnica –
André Moraes (viola machete – afinação ‘natural’ – fx. 1, 2, 10; palmas e sapateados – fx. 1; viola dinâmica – afinação ‘natural’ – fx. 3, 7; viola caipira – afinação ‘cebolão – em Ré Maior / D Major – fx. 4, 8, 9, 12; viola de cabaça 12 cordas – afinação ‘rio abaixo’ – fx. 5, 6, 11; ganzá e mocho – fx. 7) | César Petená (viola de cocho – afinação ‘canotio preso’ – fx. 1; palmas e sapateados – fx. 1; viola dinâmica – afinação ‘natural’ – fx. 2; viola de buriti – afinação ‘natural – em Sol Maior / G Major – fx. 3, 4, 10; viola de cocho – afinação ‘canotio solto’ – fx. 5, 7, 12; viola de cocho – afinação ‘canotio solto’ – 5ª corda afinada uma oitava abaixo – fx 6; ganzá e mocho – fx. 7; viola caiçara – afinação ‘Intaivada’ – fx. 8, 9, 11) | Produção musical: André Moraes e César Petená | Direção musical: César Petená | Gravado ao vivo, mixado e masterizado: Estúdio Juá – São Paulo/SP, em 2 de julho de 2024 | Técnicos de captação: Alencar Martins e Paulo Gianini | Mixagem e masterização: Alencar Martins | Projeto gráfico: Douglas Pierazzi | Fotografia: Tércio Esperandio | Versão em inglês: Vanessa Peris | Texto apresentação: Alberto T. Ikeda | Produção executiva: André Moraes | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Formato: CD digital / físico | Ano: 2024 | Lançamento: 14 de setembro | ♪Ouça o álbum: clique aqui. Spotify / Amazon Music / Deezer / Apple Music / Youtube.
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* Projeto realizado com recursos da Secretaria de Cultura de São Paulo, através do PROAC 14/2023
>> Siga: @violasbrasileirasduo | @cesar.petena | @andremoraesvioleiro | @juaestudio
SOBRE AS VIOLAS DO DISCO
Viola Machete
Rodrigo Veras, 2018 | Recife, PE
Madeiras: Abeto italiano, Mogno brasileiro, Cedro brasileiro, Ébano Madagascar, Jacarandá da Bahia, Acero italiano e Wengue africano – 10 cordas de aço (organizadas em 5 pares)
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Viola de Cocho
Alcides Ribeiro, 2023 | Varginha, MT
Madeiras: Ximbuva, Roxinho, Teca e Cedro Rosa – 5 cordas de Nylon
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Viola Dinâmica
Dell Vecchio, 2018 | São Paulo, SP
Madeiras: Jacarandá da Bahia Laminado, Cedro e Jacarandá – 10 cordas de aço (organizadas em 5 pares)
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Viola de Buriti
Maurício Ribeiro, | Jalapão, TO
Madeiras: Buriti e Vinhático – 4 cordas de nylon
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Viola de Cabaça
Levi Ramiro, 2020 | Santo Antônio da Estiva, Pirajuí, SP
Madeiras: Cabaça, Caxeta do litoral, Imbuia preta, Cedro brasileiro vermelho e Jacarandá 12 cordas de aço (organizadas em 6 pares)
Viola de Cocho
Alcides Ribeiro, 2013 | Varginha, MT
Madeiras: Pinho cuiabano, Teca e Cedro rosa – 5 cordas de nylon
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Viola Caipira
Ferroni, 2017 | Capão Bonito, SP
Madeiras: Cedro, Jacarandá indiano e Ébano – 10 cordas de aço (organizadas em 5 pares)
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Viola Caiçara
Sérgio Lopes, 2015 | Cananéia, SP
Madeiras: Caixeta e Canela Preta – 7 cordas de aço (1 par e 6 simples)
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Viola de Buriti
Arnon Tavares, 2023 | Jalapão, TO
Madeiras: Buriti e Vinhático – 4 cordas de nylon
Agradecimentos
Às nossas famílias pelo apoio indispensável para a realização desse projeto; à todos os amigos e amigas profissionais que se dedicaram com tanto capricho em cada etapa do processo; aos artesãos dos instrumentos utilizados nesse álbum, pelo lindo trabalho que mantém viva as tradições culturais do país e também à todas as pessoas que tocam e pesquisam a cultura da viola, por abrirem o caminho que hoje estamos trilhando.
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Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / viola caipira, viola dinâmica, viola machete, viola de cocho, viola de cabaça, viola caiçara e viola de buriti / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
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