MÚSICA

Álbum ‘Viva Sivuca’ | Claudia Castelo Branco

Mais conhecido como sanfoneiro, o também cantor, compositor e multi-instrumentista Sivuca (1930-2006), ganhou um inspirado tributo ‘Viva Sivuca’ , novo álbum de Claudia Castelo Branco (Mills Records, 2024) 
.
Pianista, cantora e compositora, a metade do Duo Gisbranco – com Bianca Gismonti – lança álbum de intérprete em que passeia pelo repertório de Severino Dias de Oliveira (o Sivuca), nome de pia do homenageado, demonstrando-lhe a versatilidade, uma variedade de parceiros e sua reconhecida habilidade como melodista, além de reafirmar suas próprias qualidades, cantando e tocando o repertório, ao mesmo tempo sofisticado e popular.

Claudia Castelo Branco (voz e piano) está acompanhada de Fred Ferreira (baixo e guitarra) e Marcos Suzano (percussão). Pedro Miranda faz uma participação especial no dueto em “João e Maria” (Sivuca/ Chico Buarque). À seleção não faltam clássicos como “Adeus, Maria Fulô” (Sivuca/ Humberto Teixeira), “Feira de Mangaio” (Sivuca/ Glorinha Gadelha), “Cabelo de Milho” (Sivuca/ Paulinho Tapajós) e “Capim do Vale” (Sivuca/ Paulinho Tapajós).
.
As releituras de Claudia Castelo Branco têm bastante personalidade. Ela assina os arranjos, com a colaboração dos músicos que a acompanham, além da produção musical, deixando tudo sob medida para seu mergulho profundo no universo de Sivuca. A singela “Canção Que Se Imaginara” (Sivuca/ Paulinho Tapajós) é a única faixa que ela canta sozinha, acompanhando-se ao piano. “A princesa, porém/ por gostar de cantar/ tinha um encanto que ninguém/ jamais irá quebrar”, diz trecho da letra.

Viva Sivuca tem dois temas instrumentais: “Um Tom Para Jobim” (Oswaldinho do Acordeom/ Sivuca) e “Cabaceira Mon Amour” (Sivuca), título original de “Cheirinho de Mulher”, antes desta ganhar letra de Glorinha Gadelha – ela gravou as duas versões no álbum.
.
“Estrela Guia” (Sivuca/ Paulo César Pinheiro), lançada por Clara Nunes (1942-1983) em 1980, traz mensagem de esperança infelizmente bastante atual, em tempos de guerras e tragédias como a gaúcha: “Ah, a estrela guia vai romper/ e alguém no povo vai nascer/ e o nosso tempo de chorar/ vai se acabar”, começa a letra. E adiante: “E sob os céus do país/ não lutaremos jamais/ e esse será o mais feliz/ dos carnavais/ Vão se calar os fuzis/ vão se beijar os casais/ pela esperança de um povo em paz”.

Com 20 anos de carreira, diversos álbuns e palcos no currículo e uns tantos prêmios na bagagem, Claudia Castelo Branco segue construindo uma trajetória bonita e coerente, entre abrir os próprios caminhos e percorrer os abertos por nomes como Sivuca, a quem ela presta reverência neste seu novo álbum, num cruzamento de seu próprio talento e do homenageado, jogando luz sobre diversas facetas dele, ampliando o leque para além do estereótipo em geral atribuído aos sanfoneiros e a seu instrumento: o de que tocam “apenas” música nordestina, seja lá o que signifique este imenso guarda-chuva.

Capa do álbum ‘Viva Sivuca’ • Claudia Castelo Branco • Selo Mills Records • 2024

DISCO ‘VIVA SIVUCA’ • Claudia Castelo Branco • Selo Mills Records • 2024
Canções / compositores
1. Adeus Maria Fulô (Sivuca e Humberto Teixeira)
2. Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha)
3. Amor verdadeiro (Sivuca e Luiz Bandeira)
4. João e Maria (Sivuca e Chico Buarque) | Participação de Pedro Miranda
5. Cheirinho de mulher (Sivuca e Glorinha Gadelha)
6. Cabelo de milho (Sivuca e Paulinho Tapajós)
7. Capim do vale (Sivuca e Paulinho Tapajós)
8. Canção que se imaginara (Sivuca e Paulinho Tapajós)
9. Um Tom para Jobim (Oswaldinho do Acordeon e Sivuca)
10. Estrela guia (Sivuca e Paulo César Pinheiro)
11. Cabaceira mon amour (Sivuca)
12. Aboio (Sivuca)
– ficha técnica-
Claudia Castelo Branco – voz e piano | Fred Ferreira – baixo e guitarra | Marcos Suzano – percussão | Participação especial: Pedro Miranda – voz, fx. 4 | Gravado em março de 2023 e março de 2024 no Estúdio Lontra – Rio de Janeiro/RJ | Arranjos: Claudia Castelo Branco / com colaboração de Fred Ferreira e Marcos Suzano | Produção musical: Claudia Castelo Branco | Técnico de gravação: João Ferraz | Técnico de mixagem: Marcos Suzano | Masterização: Carlos Mills | Foto: Luiz Fernando Meato Pagliarani | Capa: Luciane Nardi | Assessoria de imprensa: | Selo: Mills Records | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 17 de maio |Ouça o álbum: clique aqui.
.
>> Siga: @claucastelobranco | @millsrecords.br

Claudia Castelo Branco – foto: Luciane Nardi

Sobre Claudia Castelo Branco
Pianista, compositora, arranjadora e cantora, Claudia Castelo Branco completou 20 anos de carreira. Ao lado da também pianista Bianca Gismonti, formou o Duo Gisbranco, pelo qual lançou cinco álbuns e se apresentou em diversos países, como França, Portugal, Espanha, Turquia, Canadá, Holanda e Irlanda. Em 2021, o duo ganhou o Prêmio Profissionais da Música como Arranjadoras.
.
Em 2016, Claudia lançou o CD autoral “Você na nuvem” em parceria com Marcos Campello. Em 2018, foi a vez do CD também autoral “Pássaros” em parceria com Bianca Gismonti e Chico César. E, em 2021, lançou o CD solo “Cantada carioca”, em que interpreta canções de 12 compositoras cariocas da MPB. Em 2022, fez a série de vídeos “Samba solo” com músicas de Noel Rosa e Sinhô, por meio do Edital Cultura Presente nas Redes. Atualmente, além da carreira solo, Claudia faz parte do grupo de compositores Selva Lírica, ao lado de Ilessi, Demarca e Thiago Thiago de Mello.
.
Em 2020, estreou o espetáculo “Luas” no Rio Jazz Montreux Festival (ao lado da percussionista Lanh Lanh e de Bianca Gismonti) e, no ano seguinte, fez a direção musical do espetáculo “Homenagem a Sivuca” na abertura do Rio Music Market, com participações especiais de Pedro Miranda e Mariana Aydar. Em 2022, estreou o show “Viva Sivuca” no Blue Note de São Paulo.
.
Claudia Castelo Branco participou como compositora e arranjadora do CD “Entre rios”, do Quarteto de Cordas cAis e do projeto “Concertos para a Independência” com o Quarteto de Cordas da UFF. Ela também assina a trilha sonora e a direção musical dos espetáculos “Saia” e “Um palco para Narcisa”, dirigidos por Joana Lebreiro. Ainda em 2020, lançou dois singles com o grupo MPB4: “Gota d’água” e “Maria Maria”.
.
A artista já dividiu o palco com importantes nomes da MPB, como Chico César, Monica Salmaso, Jaques Morelenbaum, Ná Ozzetti, Carlos Malta e Marcos Suzano. Claudia é bacharel em piano pela UFRJ e mestre em composição pela UNIRIO, tendo estudado, durante um ano, composição no Ithaca College, em Nova York (Estados Unidos)..

.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / Música instrumental / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Banda Black Circle apresenta “Pearl Jam Symphonic” no Teatro Riachuelo Rio

Teatro Riachuelo Rio recebe "Pearl Jam Symphonic" - projeto sinfônico da banda carioca Black Circle,…

7 horas ago

Espetáculo ‘Os Piratas da Terra do Nunca’ estreia temporada no Teatro Procópio Ferreira

Os Piratas da Terra do Nunca estreia dia 1º de fevereiro no Teatro Procópio Ferreira.…

8 horas ago

A comédia TOC TOC estreia temporada no Teatro das Artes

Sucesso de público, a comédia TOC TOC reestreia no Teatro das Artes, depois de temporada…

9 horas ago

Turnê no Brasil | Diogo Ramos – Cabaça Convida

Cantor e compositor paulistano Diogo Ramos radicado em Montreal (CA) realiza turnê "Cabaça Convida" no…

10 horas ago

Joyce Moreno recebe novos convidados no Terças no Ipanema

Dando continuidade ao projeto "Terças no Ipanema", a cantora e compositora Joyce Moreno segue em cartaz com a temporada…

11 horas ago

Cainã Cavalcante lança single ‘Blackbird’, clássico de Lennon & McCartney

O single que antecede o lançamento no novo álbum do violonista, compositor e produtor Cainã…

11 horas ago