quinta-feira, dezembro 19, 2024

Álbum ‘Zé Renato e João Carlos Assis Brasil – Ao Vivo 1994’ | Discobertas

Quando Zé Renato deixou comigo, há tempos, uma mala de fitas e cds de todos os tipos, eu sabia que encontraria algumas maravilhas. Deste baú veio, em 2021, o disco “ORLANDO MAVIOSO”, lançado pelo selo Discobertas, com um show impecável dedicado ao repertório de Orlando Silva. Mas, entre muitas outras grandes surpresas, seria difícil imaginar um encontro raro como este, adormecido em uma fita cassete por tantos anos.
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“AO VIVO 1994” reúne, de forma inédita, Zé Renato e João Carlos Assis Brasil. Simples assim. Trata-se de uma apresentação única que chega às plataformas de streaming também pelo selo Discobertas. E exatamente 30 anos depois da realização deste espetáculo.

28 de outubro de 1994. Sala Cecília Meirelles. O projeto “Sexta Básica” ocorria, claro, em sextas-feiras na icônica sala de concertos da cidade do Rio de Janeiro e a preços populares. Apresentação que reuniu Zé Renato (voz e percussão), João Carlos Assis Brasil (piano), Marcos Ariel (piano), Omar Cavalheiro (baixo) e Marco Pereira (violão) executando um repertório que privilegiou clássicos da canção brasileira e internacional que tanto marcaram as carreiras de ambos os protagonistas.
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Naquele ano Zé Renato acabara de lançar o disco “ARRANHA-CÉU” em abril, dedicado ao repertório de Silvio Caldas, e sua carreira solo ganhava voos bem mais altos. João Carlos, pianista de formação erudita e amante confesso de Villa-Lobos, já havia se aproximado da música popular acompanhando artistas como Maria Bethânia e gravando álbuns com Ney Matogrosso (“A FLORESTA DO AMAZONAS” de 1988) e Olívia Byington (“OLIVIA BYINGTON & JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL” de 1989). Em 1994 ele fez diversas apresentações em duos com Silvia Massari (canções para o cinema), Claudio Botelho (obras dos irmãos Gershwin) e Alaíde Costa, com quem gravaria no ano seguinte o álbum “ONDE ESTÁ VOCÊ”.

Estes momentos particulares das carreiras de ambos explicam boa parte do repertório escolhido para esta apresentação, que mescla com sabedoria o que Zé Renato e João Carlos estavam fazendo naquele ano. De “ARRANHA-CÉU” Zé Renato trouxe, além da faixa título, “Maringá”, “Faceira”, “Chão de Estrelas”, “Mulher”, “Serenata do Adeus” e “Minha Palhoça”, algumas delas com o piano singular de João Carlos. É particularmente emocionante o duo de “Serenata do Adeus”, onde João Carlos sublinha com maestria a melodia tão bem pontuada por Zé Renato.
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Mas há outros momentos especiais reunindo somente a dupla. “Sem Você”, canção sugerida por João Carlos para o show, traz uma rara interpretação de Zé Renato para este clássico de Jobim e Vinícius. Alguns momentos solo do pianista trazem também o frescor da voz de Zé Renato, como em “Our Love Is Here To Stay” (parte do “Medley Gershwin” executado por João Carlos), “Lenda do Caboclo” (de Villa-Lobos) e ainda em “Elba”, um dos três temas de Victor Assis Brasil, irmão gêmeo de João Carlos, que ganha um tributo de João Carlos com outras duas composições: “Blues” e “Waltzing”.

O encontro permitiu ainda a interação de todos os músicos no palco em pelo menos dois momentos. Tanto em “A saudade mata a gente / Toada” e “Pedra que rolou / Minha Palhoça”, as duas últimas faixas deste álbum, é interessante ouvir os pianos tão distintos quanto belos de João Carlos e Marcos Ariel em constante diálogo artístico.
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“Lembro do ensaio com ele, da sua generosidade em trazer canções que até então eu nunca havia interpretado , como Sem Você” de Tom e Vinícius, a “Lenda do Caboclo” de Villa-Lobos e Elba , composição de Victor Assis Brasil. Artística e pessoalmente foi muito importante estar com ele, uma experiência estimulante e desafiadora. Eu já conhecia Paulo Assis, um de seus irmãos, mas por outros caminhos. Com o João Carlos mesmo eu tinha pouco contato”, conta Zé Renato.
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O que se ouve no palco, sem nenhuma edição, são momentos exuberantes da dupla, além do brilho particular dos demais músicos. O que dizer dos duos de Zé Renato com Marco Pereira em “Arranha-céu” (abrindo o show) e com Omar Cavalheiro em “Chão de Estrelas”?

“Eu adorei ouvir isso tantos anos depois. As performances estão muito boas, todos muito entrosados no palco, com um repertório que representa bem a canção brasileira. Sem contar a qualidade de gravação excelente deste show. Ainda que eu perceba naquele meu timbre algo de um menino, vejo que eu enfrentei desafios melódicos grandes como em “Serra da Boa Esperança”, diz, sorrindo, Zé Renato.

Para Paulo Assis Brasil, irmão mais novo de João Carlos, a audição deste show foi um acontecimento: “O que dizer de João Carlos Assis Brasil e Zé Renato juntos? Apenas e tão somente a generosidade que esses dois artistas dedicam a música, entrelaçando seus sentimentos. Nós, o público, somos os grandes beneficiados desse encontro que surge resgatado 30 anos depois”.
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O disco chega dia 28 de outubro em todas as plataformas digitais. Lançamento Discobertas. Pelo fato de documentar a única parceria musical de Zé Renato e João Carlos Assis Brasil, trata-se, por si só, de um lançamento histórico.
Maurício Gouvêa / outubro 2024 —

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Capa do álbum ‘Zé Renato e João Carlos Assis Brasil – Ao Vivo 1994’ • Zé Renato e João Carlos Assis Brasil • Selo Discobertas • 2024

DISCO ‘ZÉ RENATO E JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL – AO VIVO 1994’ • Zé Renato e João Carlos Assis Brasil • Selo Discobertas • 2024
Canções / compositores
1. Arranha-céu (Sílvio Caldas e Orestes Barbosa)
2. Maringá (Joubert de Carvalho)
3. Sem você (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes)
4. Faceira (Ary Barroso)
5. Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
6. Prelúdio das bachianas (Heitor Villa-Lobos)
7. Lenda do caboclo (Heitor Villa-Lobos)
8. Chão de estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa)
9. Promessa (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
10. Mulher (Custódio Mesquita e Sadi Cabral)
11. Medley GershwinSweet and lowdown (George Gershwin) / Someone to watch over me (George Gershwin e Ira Gershwin) / Our love is here to stay (George Gershwin e Ira Gershwin)
12. Waltzing (Victor Assis Brasil)
13. Blues (Victor Assis Brasil)
14. Elba (Victor Assis Brasil)
15. Serenata do adeus (Vinícius de Moraes)
16. A saudade mata a gente (Antônio Almeida e João de Barro) / Toada (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho)
17. Pedra que rolou (Pedro Caetano) / Minha palhoça (J. Cascata)
– ficha técnica –
Zé Renato (voz – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 14, 15, 16, 17; percussão – fx. 4, 9, 17; voz em ‘Our Love Is Here To Stay’ – fx. 11) | João Carlos Assis Brasil (piano – fx. 2, 3, 6, 7, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17) | Marcos Ariel (piano – fx. 4, 5, 9, 10, 16, 17) | Omar Cavalheiro (baixo – fx. 4, 8, 9, 10, 16, 17) | Marco Pereira (violão – fx. 1, 2, 4, 5, 9, 10, 16, 17) | Gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1994 | Produção executiva: Marcelo Fróes | Produção artística: Maurício Gouvêa e Memeca Moschovich | Capa: Philippe Leon | Masterização: Ricardo Cavalheira | Agradecimentos especiais: Zé Renato e Paulo Assis Brasil | Selo: Discobertas | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 28 de outubro | Ouça o álbum: clique aqui.
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>> Siga:  @zerenatooficial | @joaocarlosdeassisbrasil | @mauriciogouvea1965 |  @discobertas

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Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


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