AGENDA CULTURAL

Alcides Sodré lança EP ‘Em Mar Aberto’, em show no Centro Cultural da Justiça Federal

Alcides Sodré faz show de lançamento do seu primeiro EP “Em Mar Aberto”, que inclui faixa-título assinada por Daniel Gonzaga e Kiko Furtado. Uma noite para celebrar de braços abertos a voz e a negritude do cantor no Centro Cultural da Justiça Federal – ccjfrj
.
Um show que mostra a garra e a raça de quem tem fonte de inspiração em sua ancestralidade e quer fazer ecoar longe sua voz marcante, som que vem da alma, como intérprete da música brasileira. É o que o público pode esperar da apresentação do cantor e compositor Alcides Sodré, que faz lançamento do EP “Em Mar Aberto (Selo Zenitha Música) no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, Rio de Janeiro.

_ Esse é um show que eu esperei muito. Algumas canções me acompanham há mais de 20 anos e agora estou pronto para entregá-las ao mundo. “Em Mar Aberto” é literalmente onde me sinto com o repertório que eu escolhi com todo cuidado. A música é um mar aberto de ritmos, estilos e sons. Eu não me prendo a um cais. Eu vou embora nessas águas e me deixo levar! – conta ele, finalizando a fala em tom poético.
.
Quem já assistiu Alcides Sodré, que também é ator, sabe que sua presença no palco lembra a figura dos negros americanos, com a ancestralidade formando a imagem do artista, transbordando em muita brasilidade quando canta. Na apresentação, ele estará acompanhado de Fábio Negroni (violão, guitarra e direção musical), Georgia Câmara (bateria) e Sandra Niceli (baixo). Participação especial do Paulo Baiano (piano).

_ Meus companheiros de palco são um capítulo à parte nesse trabalho. A Georgia é minha amiga há mais de 20 anos, grande musicista. Já Negroni é o cara que traduz em som as coisas que eu nem penso, e as que eu penso, ele consegue sempre melhorar com brilho musical. A Sandra é a baixista que eu sonhei ter comigo na banda desde a primeira vez que a vi tocando com uma amiga – ressalta.
.
“Rua Marielle”: uma homenagem
.
Para marcar a sua raiz afrodescendente, o artista no show vai apresentar a música “Rua Marielle” (Vicente Paschoal/ Rogério Santos) que “pelos versos já sinalizam a mensagem de quem sabe o que é ser preto nesse país”. Para Alcides, a sua voz assusta por ter um timbre pouco usual, “não é uma referência à imagem de um cara preto que canta como de costume”.

_ Essa música é uma homenagem à memória de quem dedicou boa parte da vida na luta contra as desigualdades. Uma canção que canto há mais de dois anos nos shows e vai estar no meu próximo álbum. Eu nunca vou pelo óbvio musical e as pessoas esperam que um negro cante samba, porque estamos sempre associados a esse gênero. A canção que eu canto não é o que a sociedade espera que eu interprete musicalmente. É só ouvir a linda canção sobre Marielle Franco e sentir a força dela. É isso que me inspira. A gente que é preto tem que estar onde a gente quer estar e ponto final. Ela lutou muito para isso.
.
Alcides, o ex-jogador de voleibol, “filho musical” da reverenciada cantora Áurea Martins, é elogiado por nomes da música como o maestro Gilson Peranzzetta e os cantores e compositores Leila Maria, Mauro Aguiar e Edu Kneip. No repertório de 14 composições, entre canções autorais e parcerias inéditas, figuram sucessos de grandes nomes como Egberto Gismonti e Lulu Santos. As 4 músicas do EP estão na lista: “Em Mar Aberto” (Kiko Furtado/Daniel Gonzaga), que abre o show, “Caixinha de Música” (Mussa/João Callado), “Os Poetas” (Mussa/Alcides Sodré) e “Com Quantos Paus se Faz uma Fogueira” (Alcides Sodré).

Alcides Sodré, por Peter Raine

Repertório do show
1 – Em mar aberto (Daniel Gonzaga/Kiko Furtado); 2 – Os troianos (Túlio Vilaça/Adiron Marcos); 3 – Sumidouro (Zé Manoel/Márcio Bulk/Fábio Negroni); 4 – Areia, areia (Fábio Negroni/Edu Kneip); 5 – O sonho (Egberto Gismonti); 6 – Anjo exterminador (Ana Cristina César/Paulo Baiano); 7 – Os faróis (Marcos Sacramento/Paulo Baiano); 8 – Os Poetas (Alcides Sodré/Mussa); 9 – Estilhaços (Michele Agra); 10 – Choro Moderno (Iuri Salvagnini/Alcides Sodré); 11 – Caixinha de Música (João Callado/Mussa); 12 – O Último Romântico (Lulu Santos); 13 – Rua Marielle (Vicente Paschoal/Rogério Santos); 14 – Santo de Casa (Edu Kneip/Mauro Aguiar)
.
SERVIÇO
Dia: 26/9 – quinta-feira, 19h
Show de lançamento do EP “Em Mar Aberto” (Selo Zênitha Música), do cantor e compositor Alcides Sodré. Músicos: Fábio Negroni (violão, guitarra e direção musical), Georgia Câmara (bateria) e Sandra Niceli (baixo). Participação especial do Paulo Baiano (piano).
Local: Centro Cultural da Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Entrada também pela Rua México, 57). Fica próximo à saída do Metrô.
Ingresso: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Capacidade: 141 lugares
Duração: 1h20
Classificação indicativa: livre
Seguidores do instagram @alcidessodre_oficial pagam o ingresso com 50% de desconto
Mais informações disponíveis: @ccjfrj

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Duo Burujiru e suas homenagens no Espaço Guiomar Novaes

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta terça-feira, dia 1º de outubro, às 18:30 horas, no Espaço…

12 minutos ago

Osesp apresenta concertos com maestro Paolo Bortolameolli na Sala São Paulo

Osesp convida maestro chileno-italiano Paolo Bortolameolli nos concertos desta semana na Sala São Paulo .…

40 minutos ago

Série O Globo/Dellarte | Wiener Musikverein Quartett no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais apresenta o conjunto de cordas Wiener Musikverein Quartett na…

1 hora ago

Time Out. Dave Brubeck – Clássicos do Jazz ao vivo na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 27 de setembro, às 19 horas, dentro da série Sala…

3 horas ago

Álbum ‘Galante’ | Duo Giardini – Luiz Amato e Adriana Holtz

Formado pelo violinista Luiz Amato e pela violoncelista Adriana Holtz, o Duo Giardini apresenta o…

3 horas ago

Álbum ‘Aguidavi do Jêje’ | Grupo Aguidavi do Jejê e Luizinho do Jêje

Álbum homônimo conta com sete faixas autorais gravadas ao vivo no Terreiro de Bogum, em…

4 horas ago