O primeiro álbum da violonista Amanda Carpenedo. Motirõ reúne oito músicas inéditas dedicadas a ela por compositores brasileiros e um de Portugal.
.
Amanda Carpenedo é Mestra em Música no ramo da Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal, e possui os títulos de Bacharelado em Violão e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo obtido o diploma de Láurea Acadêmica em ambas as graduações. Participou de diversos festivais de músicas nacionais e internacionais. Integrou o trio “Damas do Violão” com Flávia Domingues Alves e Fernanda Kruger e foi membro da Camerata Violões de Porto, em Porto Alegre, RS. Em 2017 foi ganhadora do 1º lugar no I concurso de violão Fábio Lima – Homenagem a Henrique Pinto em Curitiba, PR, prêmio que lhe rendeu grande destaque como violonista no cenário nacional. Em 2019 realizou importantes concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com destaque para a turnê europeia com a qual se apresentou em cinco países e um concerto na prestigiada Casa da Música no Porto, PT. Em 2023 foi idealizadora, juntamente com Marcel Estivalet e Angela Diel, da Orquestra de Violões da Casa da Música, na qual atuou como regente e coordenadora do projeto.
Como violonista solo se apresentou em países como Argentina, Brasil, Portugal, Espanha e França. Diante da sua diversidade de experiências musicais, Amanda Carpenedo procura trazer em seu trabalho uma pluralidade de sons e técnicas ao violão. Reconhecida por sua pesquisa artística sobre o tema “violão percussivo”, seus concertos são compostos por repertórios que utilizam estas técnicas e trazem ao ouvinte novas abordagens do violão instrumental com ritmos brasileiros.
Atualmente radicada na Itália, a violonista lançará no dia 22 de março de 2024 seu primeiro álbum, intitulado “Motirõ”, gravado e produzido de forma independente. A agenda de shows para o lançamento do álbum já tem programação com a passagem da artista em três países da Europa.
.
Motirõ, do tupi-guarani, significa reunião de pessoas colhendo ou construindo algo junto, uns ajudando os outros. É através deste sentimento de construção coletiva que nasce o primeiro álbum da violonista Amanda Carpenedo. Motirõ reúne oito músicas inéditas dedicadas a ela por compositores brasileiros e um de Portugal. A violonista interpreta essas composições de maneira singular no álbum, buscando não apenas divulgar diferentes linguagens e técnicas do violão instrumental, mas também celebrar a diversidade na abordagem coletiva da arte
DISCO ‘MOTIRÕ’ • Amanda Carpenedo • Selo Independente • 2024
Músicas e compositores
1. Estrada para a Paz (Jean Lopes Baiano)
2. Um Xaxado pra Ti (Alessandro Penezzi)
3. Estudo nº 4 (Marco Cardozo Jr)
4. Baião de Roda (Paco Nabarro)
5. Carpe ad Aman (Ruan de Souza)
6. Efígie (Mariano Telles)
7. Onde a Sombra de Ti (João Ricardo)
– As Viagens de Amanda (Flávio Schaffka)
….8. I – Saindo de Casa
….9. II – A Caminho de Trinity
….10. III – Cidade de Trinity
….11. IV – Trem para Casa
….12. V – Saudade
– 5 miniaturas (Amanda Carpenedo) /faixa bônus
….13. I – Flutua
….14. II – Cirandô
….15. III – Clareia
….16. IV- Avôa
….17. V – Colore
– ficha técnica –
Violão e coordenação geral: Amanda Carpenedo | Produzido por: Mariano telles | Gravação e masterização: Mariano telles | Projeto gráfico: Ane Schutz | Fotografia: Arianna Morone | Assessoria de imprensa: Gabriel Saikoski | Selo: Independente | Formato: CD / Digital | Ano: 2024 | Lançamento: 22 de março | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
>> Siga: @amandacarpenedo | Site | Youtube
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Violão / Música instrumental / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.
.
.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…