O multiartista paraibano André Morais abre 2024 com o lançamento de mais uma canção inédita do seu novo trabalho autoral, “Voragem”. O álbum conta com a participação de Ney Matogrosso numa das faixas, a “Cantar e Sangrar”, já lançada como single em todas as plataformas no ano passado.
.
“Canção Pássara”, esse novo single que chega às plataformas, bem como o clipe oficial em seu canal do Youtube, vem com uma sonoridade acústica, bebendo nas referências do Clube da Esquina, numa cadência lírica, amorosa, cheia de afeto, natureza e delicadeza e aquele sotaque encantador paraibano. Unindo piano e baixo acústico, viola caipira e percussões, a canção é uma parceria de André Morais com o compositor Milton Dornellas – um dos mais importantes nomes da história da música autoral paraibana. Com 40 anos dedicados à música e uma discografia singular, Milton une a beleza de sua obra ao universo lírico de Morais.
O lançamento do álbum na íntegra será dia 1º de março, comemorando 20 anos de carreira do artista, e terá mais uma participação especialíssima, ainda guardada em segredo. “Meu desejo é abrir o ano com delicadeza e poesia. Essa canção é como um vôo afetivo e melódico, cheio de brasilidade, que vem anunciar o lançamento do meu terceiro álbum autoral com muita amorosidade”, conta André.
.
Em versos como “… eu vou renascer num sabiá…”, a canção é calcada fortemente na construção poética, ponto fundamental na obra de André Morais. “Essa Canção Pássara é minha segunda parceria com Milton Dornellas. Ele me chamou para um almoço em sua casa, pegou a viola caipira dele, maravilhosa, e me disse: ó esta canção é pra você, bota uma letra nela. Aí o ouvi tocando depois de um almoço gostoso, que ele mesmo cozinhou pra mim! Desses momentos que a gente não esquece!” – descreve André. “Quando começou a tocar e cantar a melodia, vi como um pássaro sobrevoando, olhando o mundo do alto, num movimento de vôo. Comecei a construir a poesia como se fosse uma ’passarada’, esses pássaros que olham o mundo do alto, que vivem em outro lugar, que é o universo do céu”.
André tem história na música brasileira. É autor de canções em parceria com nobres nomes da música popular brasileira como Chico César (“Seio” e “Nua”), Carlos Lyra (“Lua-me”), Ná Ozzetti (“Canção Meretriz”), Sueli Costa (“De Corpo Aberto”) e Ceumar (“Pequenas Epifanias”). Já cantou e gravou ao lado de nomes como Elza Soares (“Nua”), Mônica Salmaso (“O Canto do Cisne Negro”), Naná Vasconcelos (“Deserto”) e Tetê Espíndola (uma versão da “Ave Maria de Gonnoud”). Lançou o seu primeiro álbum, “Bruta Flor”, em 2011, sendo vencedor do Prêmio Nacional Grão de Música. Seu segundo álbum, “Dilacerado”, foi eleito um dos 100 melhores lançamentos nacionais de 2015, segundo o site Jardim Elétrico.
Sobre André Morais
André Morais é um artista paraibano com mais de 20 anos de carreira. Sua trajetória é pavimentada por três pilares fundamentais: a música, o teatro e o cinema.
.
Nascido em João Pessoa, Paraíba, André Morais, além da música como citamos acima, atua ativamente no teatro. Já viajou pelas cinco regiões do país, em mais de 60 cidades, como ator e criador do monólogo “Diário de um Louco”, baseado no conto russo de Nicolai Gogol. Nesses 20 anos de trajetória dedicados ao teatro de grupo, já viveu personagens como “Édipo”, de Sófocles, “Macbeth”, de Shakespeare, Augusto dos Anjos e o Severino de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. Nesse momento, está em cartaz com o espetáculo musical “Memórias de Terra e Água”, baseado na obra do escritor moçambicano Mia Couto.
.
No cinema, é diretor e roteirista. Seu primeiro filme, o curta-metragem “Alma”, participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. Recebeu o prêmio de Melhor Curta do Festival Latino-Americano de Toronto no Canadá. Seu primeiro longa-metragem como autor e diretor, “Rebento”, estreou em janeiro de 2018, na seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e foi vencedor de 27 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio de Melhor Filme Internacional no Diorama Film Festival em Nova Dehli, na Índia, o Prêmio Especial do Júri no Los Angeles Brazilian Film Festival e o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Oniros Film Awards em Aosta, Itália. Nesse momento, está em fase de finalização do seu segundo longa, “Malaika”.
SINGLE ‘CANÇÃO PÁSSARA’ • André Morais • Selo Independente / Distribuição Tratore • 2024
Música / compositores
:: Canção Pássara, de André Morais e Milton Dornellas
– ficha técnica –
André Morais (voz) | Helinho Medeiros (piano acústico) | Pedro Medeiros (violão) | Victor Mesquita (baixo acústico) | Cassiano Cobra (percussões) || Direção Artística: André Morais | Produção musical: Helinho Medeiros e Pedro Medeiros | Gravado nos Estúdios Carranca em Recife /PE | Mixagem: Marcelinho Macedo | Masterização: Felipe Tichauer, Red Traxx Studio, Miami, USA | Fotos: Bruno Vinelli | Assessoria de imprensa: Mary Debs | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Formato: single digital / clipe | Ano: 2024 | Lançamento: 19 de janeiro | ♪Ouça o single: clique aqui | ♩Assista o clipe: clique aqui.
.
> André Morais nas redes e plataformas: Site | Instagram | Youtube | Linktree
EIS, A LETRA
.
CANÇÃO PÁSSARA
(André Morais | Milton Dornellas)
.
Uirapuru, inhambu, rouxinol
Caburé, quiriquiri
Juruviara, martim-pescador, tico-tico-rei
Caracará, irrê, baguá, tuim, tuju
Arapaçu, avoante, anambé
Andorinha-serrador
Bem-te-vizinho penacho vermelho, Pichororé
Japacanim, irrê, flautim, Fogo-apagou
.
À luz do luar
A canção me anseia voar
Sol a despontar
Eu vou renascer num sabiá
Cheiro de alecrim, Dia dia Diadorim
Eles passarão, Eu passarinho
.
Maria faceira, juriti vermelha
Saíra, suiriri
Rolinha, rendeira
Tiziu, lavadeira, Urubu-rei
Maracanã, arribaçã, pitiguari
Marianinha, tiê, cambacica
Anu, papa-capim
Arirambinha, saíra-da-mata, Assobiador
Chororozinho, coleirinho, Curió
.
À luz do luar
A canção me anseia voar
Sol a despontar
Eu vou renascer num sabiá
Cheiro de alecrim
Dia dia Diadorim
Eles passarão, Eu passarinho
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção popular / MPB / Single e clipe.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.
.
.
.
.
Cristovão Bastos, Romero Lubambo, Mauro Senise lançam “Lembrando Garoto” - Uma homenagem ao grande mestre…
O longa-metragem “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” dirigido, escrito e produzido pela cineasta…
"O Menino d’Olho d’Água": Documentário inédito revela origens de Hermeto Pascoal e sua ligação íntima…
Violonista João Camarero lança EP 'Baden' em homenagem ao compositor carioca falecido há 25 anos…
As experiências do cortejo percorrendo, cantando e dançando pelas ruas e encruzilhadas do Rio de…
Rei de Nada”: Samuel de Saboia lança single e videoclipe de seu primeiro álbum. Conhecido…