“Os Príncipes do Destino” (Pallas Editora) rende prêmio de ilustração e exposição internacional de obras à Anna Cunha
.
“Os Príncipes do Destino – Os Odus de Ifá e Suas Histórias Extraordinárias” (Pallas Editora), escrito por Reginaldo Prandi, rendeu o Prêmio AEILIJ pelo conjunto de ilustrações à Anna Cunha, que também estará em outubro na exposição das melhores obras na Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia.
.
“As ilustrações de Anna Cunha dão conta, com delicadeza e força, do universo iorubá, a partir dos odus de ifá. O diálogo de Anna com Reginaldo foi fundamental para esse caminho. Ela construiu as imagens com maestria! Parabéns, Anna, por mais esse reconhecimento pelo trabalho do livro ‘Os Príncipes do Destino’, publicado pela Pallas com muito orgulho”, comemora a editora Mariana Warth.
.
O livro conta a história de dezesseis príncipes africanos que, há muito tempo, se uniram para trabalhar numa missão da mais alta importância para o povo iorubá: colecionar e contar histórias. Revisitar aquelas já acontecidas, do passado, significava, para eles, saber o que acontece e o que vai acontecer na vida daqueles que vivem o presente. Esses mitos iorubás são também histórias afro-brasileiras, preservadas pela tradição oral, passadas de geração em geração.
“Com este livro, o meu propósito foi recontar alguns desses mesmos mitos para crianças e jovens, adotando, para isso, um formato de aventura ficcional. Afinal, os mitos, de origens e épocas diversas, povoam nossa imaginação em livros, revistas, filmes e outros meios de entretenimento. Mas os mitos apresentados neste livro já não são simples histórias de um povo que vivia do outro lado do oceano, são histórias africanas e também brasileiras”, resume o sociólogo, professor e escritor Reginaldo Prandi.
.
Todos os povos antigos cultuam os seus mitos, que contam histórias de seus deuses, reis e heróis, guerras e fatos de interesse coletivo. Quer estejam registrados em livros ou aprendidos oralmente, os mitos são o coração das religiões. Eles mostram como um certo povo vê o mundo e a vida das pessoas, como tudo foi criado, de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos. Em outras palavras, os mitos falam das coisas em que aquele povo acredita.
.
“Os Príncipes do Destino” foi lançado originalmente pela CosacNaify em 2001. Além das belas e premiadas ilustrações de Anna Cunha, esta nova edição inclui o texto “Os iorubás e suas histórias”, especificamente sobre a religião dos povos iorubás. Nele, Prandi traça um perfil breve do poder que a tradição afro-brasileira atribui a cada um dos orixás, mostrando sobre a ligação do orixá com elementos da natureza e com aspectos da vida social.
.
“Cada um dos 16 odus – que, neste livro, são chamados de príncipes do destino -, encerra um grande número de mitos que falam de determinados orixás e de tudo que há e acontece sob a regência deles. As histórias que você lerá contaram que os odus eram príncipes do povo iorubá, e que a missão deles era ajudar as pessoas a lidarem com os problemas da vida”, escreve Reginaldo Prandi, autor de quase 40 livros. Pela Pallas, ele lançou “Encantaria Brasileira – O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados” (2010) e “Ogum” (2019), dentro da Coleção Orixás.
*******.
.
Livro: Os Príncipes do Destino
Os Odus de Ifá e suas extraordinárias histórias
Autor: Reginaldo Prandi
Ilustração: Anna Cunha
Editora Pallas
112 páginas
Preço sugerido de R$ 78. compre aqui.
Sinopse: Vindos de um antigo país da África, dezesseis príncipes negros trabalhavam juntos numa missão da mais alta importância para seu povo: colecionar e contar histórias. Os príncipes do destino são mitos iorubás, que viraram histórias afro-brasileiras e brasileiras, preservadas pela tradição oral, passadas de geração em geração, recontados aqui em forma de aventura para crianças e jovens. Nesta nova edição, o autor, ao final, traça um perfil breve do poder que a tradição afro-brasileira atribui a cada um dos orixás, sua ligação com elementos da natureza e com aspectos da vida social.
Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores, acompanhados…
O espetáculo de dança “Da Cor de Cobre” da Clarin Cia. de Dança traz uma…
Com texto original de Fernando Caruso, o Grupo Tápias estreia “Ziraldo – O Mineiro Maluquinho”…
Comédia romântica 'Passaporte para o Amor', escrita pelo autor Dan Rosseto, inédita nos palcos, estreia…
A cantora, compositora e arranjadora maranhense Ana Paula Albuquerque saúda ancestralidade e legado dos Tincoãs…
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…