Assucena - foto: Night Lab
Assucena convida Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara para apresentações da série musical “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” no CCBB BH
.
Shows acontecem nos dias 4, 5 e 6 de abril, com entrada gratuita; projeto, que também inclui workshop no dia 3 de abril, propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latina, resgatando conexões, memórias e tradições
Após uma estreia de sucesso no Rio de Janeiro, a série musical “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” chega à capital de Minas Gerais no início de abril, com três apresentações gratuitas no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Nos dias 4, 5 e 6 (sexta, sábado e domingo), às 20h30, a cantora e compositora baiana Assucena divide o palco, respectivamente, com outras potentes artistas da nova cena da MPB: Ava Rocha (RJ), Vanessa Moreno (SP) e Josyara (BA). Além dos shows, o projeto inclui um workshop sobre circulação musical na América Latina, que acontece no dia 3 de abril (quinta-feira), das 11h às 18h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria e no site do CCBB BH.
.
Inspirado no movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que emergiu entre as décadas de 1960 e 1970 como forma de resistência à indústria cultural hegemônica e de valorização da diversidade étnico-cultural e do cancioneiro popular da América Latina, o projeto, que conta com patrocínio do Banco do Brasil, seguirá para o CCBB Brasília, em data a ser confirmada.
“A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” traz releituras inéditas de obras de cantoras e compositoras que contribuíram para a renovação da música latina, e que foram fundamentais para consolidar o movimento como um marco na história musical deste continente. O nome do projeto veio da canção “La Canción es Urgente”, letra de Teresa Parodi que ficou conhecida na voz de Mercedes Sosa e marcou profundamente o movimento.
O “Nova Canção Latino-Americana” foi um movimento cultural, artístico e político que emergiu na América Latina na segunda metade do século XX. Com raízes em tradições musicais folclóricas, foi marcado por sua forte conexão com as questões sociais, políticas e culturais da época, buscando denunciar as desigualdades, as opressões e as ditaduras militares que se instauravam em diversos países da região.
.
Dentre as expressões nacionais que levaram à configuração do movimento latino-americano, destacam-se, por exemplo, a “Nueva Canción Chilena”, o “Nuevo Cancionero Argentino” e a “Nueva Trova Cubana”. No Brasil, muitos artistas dialogaram com seus ideais, sobretudo no contexto da Música Popular Brasileira (MPB), compartilhando raízes na valorização da cultura popular, na crítica social e no enfrentamento a regimes autoritários.
Série musical
“A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” nasce da urgência de (re)pensar o presente e o futuro da América Latina. Neste sentido, propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latino-americana, resgatando conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas, e aproximando artistas e público brasileiros da riqueza cultural do continente. Além disso, ao trazer artistas que representam a diversidade de gêneros musicais, sonoridades e estéticas da nova geração da MPB, o projeto também promove o encontro e a criação a partir das diferenças, reafirmando a música como um poderoso elo de unidade e emancipação para os povos latino-americanos.
.
Com arranjos e direção musical de Rafael Acerbi, o espetáculo homenageia Mercedes Sosa (Argentina) – que completaria 90 anos em 2025 – Violeta Parra (Chile), Chavela Vargas (México), Amparo Ochoa (México), Soledad Bravo (Venezuela) e Chabuca Granda (Peru). O repertório incluirá, ainda, homenagens a Omara Portuondo (Cuba) e Susana Baca (Peru) que, embora não tenham integrado diretamente o movimento, foram fundamentais para o cancioneiro latino-americano e para a valorização da diversidade cultural de nossa região.
Do Brasil, o projeto inclui uma justa homenagem a Elis Regina – que completaria 80 anos em 2025 – artista que se conectou ao espírito do movimento tanto por meio da gravação de canções emblemáticas de Milton Nascimento, neste contexto, quanto por sua postura política de denúncia, tendo cantado durante sua carreira temas latino-americanos como “Gracias a la vida”, de Violeta Parra.
.
“Subir ao palco com artistas que admiro para reverenciar grandes nomes do movimento da Nova Canção Latino-Americana é de uma honra e responsabilidade enormes. Será um mergulho nas cores tão diversas dessas Américas Latinas plurais em ritmos, melodias e conteúdo. É como passar uma borracha nas fronteiras nacionais e buscar o elo que nos conecta enquanto povo e resistência. Cantaremos nossas mátrias: Mercedes Sosa, Teresa Parodi, Violeta Parra, Suzana Baca, Omara Portuondo, Elis e outras tantas. Feliz demais por ter a oportunidade desse mergulho”, conta Assucena.
.
Assucena e suas convidadas serão acompanhadas pela banda formada por Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria/ percussão), Vitoria Faria (acordeão) e Rafael Acerbi (direção musical/ violão/ guitarra). O repertório de cada um dos shows traz canções como “Volver a los 17” (Violeta Parra), “Gracias a la Vida” (Violeta Parra), “Maria Maria” e “Canção da América” (ambas de Milton Nascimento/ Fernando Brant), “No Soy de Aquí ni Soy de Allá” (Facundo Cabral), “Canción de las Cosas Simples” (César Isella), “Duerme, Negrito” (Atahualpa Yupanqui) e, claro, “La Canción es Urgente” (Teresa Parodi), além de canções autorais das artistas convidadas que dialogam com esse repertório.
Workshop
Além dos shows, o projeto inclui um workshop sobre circulação musical na América Latina, que acontece no dia 3 de abril (quinta-feira), das 11h às 18h, no CCBB BH. A atividade formativa tem como público-alvo artistas, produtores culturais, gestores culturais, estudantes de música, pesquisadores e interessados na integração cultural latino-americana. A ideia é promover espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina. O workshop “Circulação Musical na América Latina: Desafios e Oportunidades” é gratuito, com vagas limitadas, e os ingressos também podem ser obtidos na bilheteria e no site do CCBB BH.
.
Em Belo Horizonte, a atividade terá a participação de Mônica Cosas, fundadora e diretora da Akassá Produções Artísticas, que trabalha desde 1997 com produção cultural; e da idealizadora de “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, Valéria Graziano, gestora cultural, produtora e pesquisadora que realiza, atualmente, pesquisa de doutorado sobre integração cultural latino-americana na Universidade de Salamanca. O workshop abordará o cenário contemporâneo da integração cultural/musical latino-americana e promoverá o debate e a troca de conhecimentos sobre estratégias de circulação musical na América Latina, conectando artistas e produtores culturais brasileiros com o cenário regional.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
FICHA TÉCNICA
Idealização, curadoria e direção geral: Valéria Graziano/ Entremundos Agência Cultural | Artista: Assucena | Artistas convidadas: Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara | Arranjos, direção musical e direção técnica: Rafael Acerbi | Banda: Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria/ percussão), Vitoria Faria (acordeón) e Rafael Acerbi (violão/ guitarra) | Coordenação de comunicação: Bianca Lombardi/ Recheio Digital | Identidade visual: Camila Proença | Assessoria de imprensa: Floriano Comunicação / Lucas Buzatti Faria | Produção: Bruna Marques | Produção executiva: Entremundos Agência Cultural
SERVIÇO | “A CANÇÃO É URGENTE: VOZES LATINA-AMERICANAS”
Quando. Shows: Dias 4, 5 e 6 de abril (sexta, sábado e domingo), às 20h30 / Workshop: Dia 3 de abril (quinta-feira), das 11h às 18h.
Onde. Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Quanto. Os ingressos para os shows e o workshop são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria e no site do CCBB BH.
PROGRAMAÇÃO | SHOWS
Dia 4/4 (sexta-feira), às 20h30 | Assucena convida Ava Rocha
Dia 5/4 (sábado), às 20h30 | Assucena convida Vanessa Moreno
Dia 6/4 (domingo), às 20h30 | Assucena convida Josyara
*
PROGRAMAÇÃO | WORKSHOP
11h – Abertura workshop “Circulação Musical na América Latina: Desafios e Oportunidades”
11h30 – Painel: “Contexto Histórico e Contemporâneo da Circulação Musical na América Latina”
14h – Experiências em Gestão e Intercâmbio Artístico-Cultural
15h30 – Planejamento de Projetos para Circulação Musical
18h – Encerramento
————–
Assessoria de imprensa: CCBB BH / Tiago Ferreira
Osesp recebe jovem maestra Emilia Hoving para programa com ‘Dom Quixote’, de Richard Strauss. Concertos…
O violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow lançaram em junho de 2020, o…
O nome do compositor Ernst Mahle está associado não apenas às mais de duzentas obras…
O disco do violoncelista Hugo Pilger apresenta a obra completa para violoncelo, até o presente…
CD duplo. Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano - vol. II.…
O duo formado por Hugo Pilger (violoncelo) e Lúcia Barrenechea (piano) lançaram em 2013 "Presença…