O cantor pernambucano Ayrton Montarroyos sobe ao palco da Casa de Francisca para três noites de apresentações imperdíveis com seu mais recente trabalho, “A Lira do Povo”, elogiado pela crítica e por artistas como Zizi Possi (“É um trabalho tão lindo, que me parece uma poesia”) e Edu Lobo (“Ayrton é um grande cantor e intérprete, com uma capacidade muito boa de escolher repertório”). Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o público terá a oportunidade de vivenciar esse espetáculo em um ambiente intimista que favorece o contato direto entre o artista e os espectadores. Montarroyos, acompanhado por uma banda formada por Arquétipo Rafa (percussão, baixo e direção musical), Ariane Rodrigues (flautas) e Regis Damasceno (violões), promete uma performance rica em nuances e profundidade.
.
“A Lira do Povo” é uma viagem sonora que explora a cultura do homem brasileiro em suas diversas facetas. Do sertão à cidade, passando pelo mar, Montarroyos traz à tona o folclore, a oralidade e as histórias de pescador que moldam a identidade nacional. O espetáculo é composto por três suítes que narram a jornada de um personagem cujas experiências de vida são amplificadas e transfiguradas, com um pássaro-observador simbolizando o sentimento brasileiro e suas transformações.
O repertório de “A Lira do Povo” é uma costura que abrange 29 músicas, divididas em três suítes, e vai desde clássicos do repertório de Cascatinha & Inhana e Jararaca & Ratinho até composições contemporâneas de Kiko Dinucci, passando por nomes como Edu Lobo, Sérgio Ricardo, João do Vale e Sidney Miller.
Sobre Ayrton Montarroyos
Ayrton Montarroyos iniciou sua carreira musical aos 11 anos em Recife, destacando-se em saraus e rodas de choro. Aos 18, participou de gravações em álbuns relevantes, incluindo um indicado ao Grammy Latino em 2013. Ganhou notoriedade como vice-campeão do The Voice Brasil aos 20 anos e, aos 22, lançou seu primeiro álbum, que recebeu elogios da crítica.
.
Em 2019, lançou seu segundo álbum, “Um Mergulho no Nada”, com uma abordagem minimalista, acompanhado apenas pelo violonista Edmilson Capelupi. Durante a pandemia, criou uma série de lives explorando a música brasileira, transmitida para milhares de pessoas.
.
Montarroyos também participou de trilhas sonoras de novelas e realizou turnês ao lado de grandes nomes como Edu Lobo. Atualmente, está em turnê com o show “A Lira do Povo”, que explora mitos e folclores brasileiros em uma experiência sensorial e “Ayrton Montarroyos Canta Caetano Veloso”. Ele também está presente na trilha sonora da novela “No rancho fundo”, da TV Globo, com duas canções.
SERVIÇO
Espetáculo “A Lira do Povo”
– Quarta-feira, 11 de setembro – 21h30
– Quinta-feira, 12 de setembro – 21h30
– Sexta-feira, 13 de setembro – 22h00
Local: Porão da Casa de Francisca (R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo/SP)
Ingressos: clique aqui.
Mais informações: @casadefrancisca | @ayrtonmontarroyos
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…