Sem categoria

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, causa destruição e deixa desaparecidos

Uma barragem de mineração, localizada na Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Grande BH. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, em rápida conversa com a reportagem do Hoje em Dia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um helicóptero da corporação foi deslocado ao local para verificar os danos. Conforme os militares, o rompimento ocorreu próximo a Mário Campos. Há cerca de 200 desaparecidos em Brumadinho, diz Corpo de Bombeiros de MG. As proporções da tragédia ainda são desconhecidas.

Por meio de nota, a Vale informou que “as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”. A prioridade, conforme a assessoria de imprensa, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A Polícia Militar destacou que helicópteros da corporação também foram deslocados para a região da barragem. Nas redes sociais, a prefeitura de Brumadinho pediu aos moradores da cidade para manter distância do Rio Paraopeba. Equipes da Defesa Civil municipal também foram deslocadas para a área da barragem. Procurada, a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Semad) informou que equipes estão se deslocando para Brumadinho.

Um morador da cidade, de 21 anos, que pediu não ser identificado, presenciou o momento do rompimento. “Eu comecei a trabalhar perto da barragem ontem (quinta-feira), com transporte de minério. Cheguei em cima de uma mina para fazer o carregamento, olhei para o lado e vi a contenção estourando e aquela poeira subindo”, afirmou. Segundo ele, a lama chegou no terminal ferroviário Alberto Flores e também encobriu as estradas que dão acesso à região. “Eu estou voltando para a casa pela BR-381, porque meu caminho ficou fechado”, contou.

O mecânico de manutenção Clarismundo Moreira, de 65 anos, nasceu de novo. Todos os dias ele almoça na região e essa sexta só foi diferente porque estava de folga. “Esse horário é certo que estaria lá, tem vários restaurantes, botecos. Acho que há pelo menos umas 350 pessoas que trabalham por lá”, conta.

Barragem de resíduos da Vale rompe em Brumadinho MG

Córrego do Feijão

Construída em 1998, a barragem é usada para recirculação de água da planta e contenção de rejeitos em eventos de emergência. De acordo com informações do site da Vale, atualmente ela tem cerca de um milhão de m³.

Relembre

Esta é a segunda barragem relacionada à empresa a se romper em Minas Gerais. Em 2015, uma enxurrada de lama destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central do Estado.

Rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, atingiram também grande parte de Paracatu de Baixo e Gesteira, na mesma região. Os rejeitos destruíram o Rio Doce e chegaram ao mar no Espírito Santo.

Assista o vídeo e veja outras imagens AQUI!

Fonte: Hoje em Dia | G1

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Daniela Aragão entrevista a cantora Áurea Martins

Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…

18 minutos ago

Grupo Nós do Morro comemora 38 anos com eventos gratuitos para todas as idades no Vidigal

“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…

59 minutos ago

Grupo Corpo completa 50 anos em 2025 e anuncia novo balé

Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…

2 horas ago

Carnaval | Ensaios do Bloco da Orquestra Voadora

Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…

3 horas ago

Canções de Frank Sinatra e o cantor e compositor Celso Fonseca são atrações do Soberano

Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…

3 horas ago

Marcus Moreno apresenta ‘Danças de Presente’ na Casa das Rosas

Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…

3 horas ago