Bia Góes e Ricardo Valverde, duo de voz e vibrafone lança disco para celebrar 15 anos de parceria

Bia Góes e Ricardo Valverde, duo de voz e vibrafone lança disco para celebrar 15 anos de parceria com repertório de clássicos da música brasileira. Espetáculo de lançamento terá participações especiais de Swami Jr., Marcos Paiva e um quarteto de cordas da Escola de Música da Cidade de São Paulo

Uma experiência memorável e inovadora. É exatamente isso que representa o disco Bia Góes e Ricardo Valverde, dois grandes talentos da música brasileira que celebram 15 anos de parceria artística neste projeto que traz a voz e o vibrafone como protagonistas. Os músicos farão espetáculo gratuito de lançamento no dia 7 de outubro, às 17 horas, na Sala do Conservatório, da Praça das Artes.
.
Assim como no disco, o duo recebe no show de lançamento as participações especiais do violonista Swami Júnior, que assina a direção musical do projeto, do contrabaixista Marcos Paiva, além de um quarteto de cordas formado por alunos da Escola de Música da Cidade de São Paulo. A especial combinação entre a voz cativante e harmoniosa de Bia e a envolvente sonoridade do vibrafone de Ricardo, cria uma atmosfera única no álbum que é um verdadeiro marco em suas carreiras, destacando a técnica, a criatividade e a emoção dos artistas. Os arranjos de cordas são assinados pelo maestro Jota Moraes.

O repertório é uma jornada musical que reflete essa parceria, permeado por canções e estilos que marcaram as trajetórias de cada um. Desde o início de suas carreiras, os músicos se encontravam nas rodas de samba e choro em São Paulo, e juntos, foram membros da banda do mestre Oswaldinho do Acordeom, embarcando em viagens musicais pelo Brasil ao seu lado. A espiritualidade também se faz presente no disco, com canções inspiradas no candomblé, além de uma emocionante homenagem a Baden Powell no tema Tristeza e Solidão.
.
Bia e Ricardo trouxeram composições que ainda não haviam interpretado anteriormente, revelando a pluralidade artística que os caracteriza. Entre as escolhas, Bia comove ao interpretar Guerreiro Coração, canção de Gonzaguinha que transmite força e sensibilidade. Enquanto isso, Ricardo brilha ao apresentar Onde Deus Possa Me Ouvir, composição de Vander Lee que toca o coração de quem a ouve. Também estão no disco Doce de Côco (Jacob do Bandolim / letra de Hermínio Bello de Carvalho), Meu Primeiro Amor (Cascatinha e Inhana), Espumas ao Vento (Accioly Neto), Bicho de 7 cabeças (Música incidental), Kalu (Humberto Teixeira), Vela no Breu (Paulinho da Viola e Sérgio Natureza) e Inquietação (Ary Barroso).

SOBRE BIA GÓES E RICARDO VALVERDE
Bia Góes já cantou em diversos palcos ao lado de artistas como Toquinho, Omara Portuondo, Toninho Horta, Sérgio Britto, Gabriel Satter, Nelson Sargento, Tiê, Leci Brandão, Oswaldinho do Acordeom, Dominguinhos, entre muitos outros. Sua discografia inclui Nosso Chão (2021), “Bia Góes — Todo Mundo Quer Dançar Baião” (2013) e “3 em 3×4 — Um retrato da Valsa Brasileira (2011)”. Além de cantora e compositora, Bia também é professora de canto popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP).
.
Ricardo Valverde é músico, vibrafonista e percussionista, compositor e estudioso de ritmos brasileiro. Dedica-se ao trabalho de inserção do vibrafone na Música Brasileira, o que lhe rendeu quatro álbuns: “Teclas no Choro” (CPC-UMES, 2015), “Trios” (Baticum, 2017) , Xirê de Vibrafone ( Disk Union, 2019 ) e Ensemble Choro Erudito (Kuarup, 2020). Vencedor do Prêmio Profissionais da Música ( 2019) como melhor Artista Choro, Valverde tocou ao lado de diversos artistas como Paulo Moura, Roberto Mendes, Dominguinhos, Nelson Sargento, Gereba, Anastácia, Riachão, Paulinho Boca de Cantor, Galvão, Pepeu Gomes, Moraes Moreira e Baby do Brasil (Novos baianos), maestro Branco, Cristina Buarque, Fabiana Cozza, Silvia Goes, Marina de La Riva, Monarco da Portela, Diogo Nogueira, Laércio De Freitas, dentre outros.
.
Para conhecer, acesse: clique aqui.

Capa do álbum ‘Bia Góes e Ricardo Valverde – Voz e Vibrafone’ • Bia Góes e Ricardo Valverde • Selo Independente • 2023

DISCO ‘BIA GÓES E RICARDO VALVERDE – VOZ E VIBRAFONE’ • Bia Góes e Ricardo Valverde • Selo Independente • 2023
1. Guerreiro coração (Gonzaguinha)
2. Doce de côco (Jacob do Bandolim / ganhou letra de Hermínio Bello de Carvalho)
3. Kalu (Humberto Teixeira)
4. Onde deus possa me ouvir (Vander Lee)
5. Tristeza e solidão (Baden Powell)
6. Espumas ao vento (Accioly Neto)
7. Meu primeiro amor (Cascatinha e Inhana)
8. Inquietação (Ary Barroso)
9. Vela no breu (Paulinho da Viola e Sérgio Natureza)
– ficha técnica –
Bia Góes (voz) | Ricardo Valverde (vibrafone) | Participação especial: Swami Júnior (violão de seis cordas – fx. 4 e 9) | Marcos Paiva (contrabaixo acústico – fx. 6 e 8) | Quarteto de cordas: Eder Esli Grangeiro (violino) Tiago Vieira Rocha (viola) Adriana Holtz (violoncelo) Thais Morais (violino) – (fx. 1 e 7) | Direção musical: Swami Júnior | Arranjos: Maestro Jota Moraes (fx. 1 e fx. 7) | Swami Júnior (fx. 4 e 9) | Ricardo Valverde (fx. 2, 3, 6) | Gravado, mixado e masterizado: Alexandre Fontanetti no estúdio Space Blues, nos dias 10,11 e 12 de julho de 2023 | Capa: Zarella Neto | Arte: Guilherme Valverde | Fotos: Zarello Neto | Equipe de marketing digital: Helô Goes e Matheus Almeida | Assessoria de imprensa: Débora Venturini | Selo: Independente | Formato:  CD / digital | Ano: 2023 | Lançamento: 6 de outubro | #* Ouça o álbum: clique aqui.
* Projeto contemplado 6ª Edição do Edital de Apoio a Música para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO
LANÇAMENTO BIA GÓES E RICARDO VALVERDE
Data e horário: 7 de outubro, às 17 horas
Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes – Avenida São João, 281. Centro Histórico SP
Entrada Gratuita
Retirar ingressos (a partir de 4/10): clique aqui.
.
.
>> Bia Goés na rede: Instagram | Facebook | Youtube.
>> Ricardo Valverde na rede: Instagram | Facebook | Youtube.
.
Série: Discografia da Música Brasileira /  Canção / MPB / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Violonista André Siqueira lança álbum ‘Aura’

Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…

23 horas ago

Barão Vermelho apresentará o seu novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador (RJ)

O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…

1 dia ago

Fi Bueno lança ‘Que Clichê’, parceria com Zeca Baleiro

Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…

1 dia ago

Cristina, 1300: A escrita visual e a imemorabilidade poética de Affonso Ávila, por  Clarice Lippmann

Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…

1 dia ago

O peso das formas, do padrão e o vazio do pertencimento, por Clarice Lippmann

Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…

1 dia ago

A ciência, o jogo e o fascínio pela roleta no universo de “The Eudaemonic Pie”

A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…

1 dia ago