A Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, fundada em 1582, reúne um acervo bibliográfico considerável, tanto no que se refere a quantidade de volumes, como no que diz respeito a qualidade do acervo, que dispõe de obras escritas nas mais variadas línguas, abrangendo as diversas áreas do conhecimento.
.
O valioso acervo acumulado e conservado ao longo de mais de quatro séculos de existência conta com uma notável coleção de obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais), tornando a Biblioteca do Mosteiro uma das mais importantes do país. A preocupação de preservar o legado cultural ao longo da história sempre foi uma característica dos mosteiros beneditinos.
Durante todo o século XX, o acervo foi sendo ampliado e diversificado. A aquisição de obras deste último século foi complementada com uma importante sessão de periódicos das mais diversas áreas de pesquisa, mantida em constante atualização.
.
A Biblioteca do Mosteiro é especializada em Teologia, Filosofia e História. O acervo é aberto ao público e as consultas e pesquisas são feitas na própria Biblioteca, sendo vetado o empréstimo de livros e periódicos, como também o acesso direto dos pesquisadores à área destinada ao acervo raro. As visitas mais freqüentes têm sido de estudantes universitários, pesquisadores de universidades e instituições nacionais e estrangeiras.
A sala de pesquisa da Biblioteca tem sido utilizada ainda para o lançamento de livros e exposições. O projeto de ampliação prevê a instalação de gabinetes de estudo individual e coletivo, como também a informatização do acervo, processo que se encontra em estágio bastante adiantado.
.
Além do trabalho permanente realizado pelos monges, a Biblioteca do Mosteiro conta com a colaboração de voluntários e doadores nas obras de conservação, modernização e ampliação do acervo bibliográfico, das instalações físicas e dos equipamentos técnicos de apoio.
A Biblioteca destaca-se como importante elemento integrante do contexto acadêmico. Caracteriza-se pela oferta, ao corpo docente e discente, de um lastro bibliográfico e de serviços de informação que apoiam os programas de ensino da Instituição. Dessa forma, a Faculdade São Bento da Bahia conta com apoio de uma Biblioteca acadêmica qualificada que garante o suporte aos seus programas de ensino, pesquisa e extensão.
.
O Mosteiro de São Bento, entidade mantenedora da Faculdade São Bento da Bahia, possui Biblioteca própria, cujo acervo abrange as mais diversas áreas do conhecimento, para o uso dos monges, dos docentes e discentes da Faculdade São Bento e de pesquisadores de outras Universidades e Faculdades.
OBRAS RARAS DISPONÍVEIS ONLINE
O público pode conferir mais de 60 obras raras, dos séculos XVI ao XIX, que podem ser acessadas gratuitamente pelo Portal de “Livros Raros” da biblioteca do mosteiro.
.
Entre as obras restauradas e digitalizadas está a coleção “Obras Completas de Luiz de Camões”, edição crítica com as mais notáveis variantes, de 1873; a súmula “O Médico do povo”, de 1868, com instruções para cura e tratamento de moléstia; “Cartas Selectas”, de Padre Antônio Vieira, de 1856; “Index Librorum Prohibitorum”, do Papa Bento XIV, de 1764; e “Historia dos Judeos”, de Flavio José, de 1793. Os mais antigos da lista são “Cometario as Sentenças de Duns Scoto, do Fr. Nicolau de Orbellis”, de 1503; e “Suma Theologica Secundæ”, de São Tomas de Aquino, de 1534.
O Mosteiro de São Bento foi o primeiro mosteiro fundado pela ordem dos Beneditinos nas Américas. A biblioteca do local foi fundada em 1582 e é tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde a década de 1930. O acervo ultrapassa os 200 mil volumes, e o setor de obras raras possui aproximadamente 13 mil obras impressas do séc. XVI ao XIX.
.
Site Oficial: Mosteiro de São Bento da Bahia
Tom Zé ganha tributo musical acústico. Idealizado e dirigido por Ana Beatriz Nogueira, o disco…
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, fez história ao receber na quinta-feira (23/1) três indicações…
Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores, acompanhados…
O espetáculo de dança “Da Cor de Cobre” da Clarin Cia. de Dança traz uma…
Com texto original de Fernando Caruso, o Grupo Tápias estreia “Ziraldo – O Mineiro Maluquinho”…
Comédia romântica 'Passaporte para o Amor', escrita pelo autor Dan Rosseto, inédita nos palcos, estreia…