Big Band DDG19 faz show no Blue Note São Paulo

As instrumentistas Dani & Debora Gurgel comemoram 10 anos da formação do quarteto DDG4 e ampliam o projeto para a DDG19, Big Band que se apresenta no Blue Note de São Paulo no dia 9 de dezembro. O disco da big band chega no ano que vem e o primeiro single, “Veredas”, será lançado no dia 8 de dezembro nas plataformas digitais
.
As aclamadas instrumentistas Debora e Dani Gurgel, pianista e cantora, mãe e filha, comemoram os 10 anos de seu quarteto, o DDG4, com formação nova, a DDG19, big band de dezenove musicistas e músicos. O resultado dessa multi experiência poderá ser conferido em um show no Blue Note de São Paulo no dia 9 de dezembro – um teaser do disco autoral que chega no ano que vem. O primeiro single, Veredas, será lançado nas plataformas digitais no dia 8 de dezembro.

O trabalho celebra a perfeita união dos improvisos jazzísticos com a música brasileira e conta com os talentos de uma afinada banda conduzida pelos grooves do piano de Debora e pela apurada técnica de scat singing de Dani. A produção musical é de Big Rabello.
.
Com oito discos lançados e diferentes formações, Dani e Debora venceram e foram finalistas de oito edições do “Disco de Ouro da Música Brasileira”, prêmio no Japão organizado pela revista Latina, e ganharam o Prêmio Profissionais da Música (PPM) como “Melhor Artista de Jazz” em 2021. Nesta e na edição de 2017, Debora Gurgel também foi a “Melhor Arranjadora”.

Com passagens em shows e festivais como Tokyo Jazz Festival, Amazonas Jazz Festival, Jazz a la Calle (Uruguai), Brasilicata (Itália), Blue Note Tokyo e Beijing, além de apresentações no melhor do circuito jazzístico/instrumental do eixo Rio/São Paulo, a dupla tem recebido o respeito e o aplauso do público e da mídia especializada nacional e internacional, a exemplo da revista austríaca Concerto, que escreveu “Música cheia de leveza e frescura que mistura os padrões rítmicos brasileiros com o jazz moderno e influências da música do mundo”. Sobre Dani Gurgel, o Libération, de Paris, escreveu: “Dani Gurgel representa uma nova geração musical, ao mesmo tempo tradicional e inesperada”, enquanto a revista alemã Jazzthetik escreveu: “Alegre e empolgada, a cantora Dani Gurgel caminha, no repertório quase inteiro autoral, entre textos e aventuras vocais em scat singing”.
.
No repertório do show, destaque para “Veredas”, aperitivo do disco que será lançado no ano que vem. A música de Debora Gurgel fala de esperança e de poder buscar novos caminhos na arte e na vida quando nos deparamos com novas experiências e é dedicada ao baixista Michael Pipoquinha, músico convidado para a gravação do single e que também fará uma participação na apresentação no Blue Note.

Debora Gurgel comenta mais algumas: “‘Sem fronteiras’ é uma homenagem à diversidade. Tem uma harmonia meio erudita e, na melodia, um quê de jazz, mas também de América Latina. A mão esquerda do piano é um samba em sete, o groove é mais pop, e assim vamos misturando tudo”. “Rodopio” tem frases que vêm do bebop, mas também do sertão. E tem também canções com letra de Dani Gurgel, como “Garra”, que é uma homenagem e uma chamada aos músicos independentes para colocar as mãos na massa (“Toca em frente, vai pra cima / No suor que eu boto a minha fé”).
.
Dani Gurgel (voz) e Debora Gurgel (piano) serão acompanhadas por Big Rabello (bateria), Sidiel Vieira (baixo) e mais 15 musicistas e músicos para dar a formação de big band à DDG19, composta de mais 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e 2 flautas. O show também contará com a participação especial de Michael Pipoquinha no baixo elétrico.

Dani & Debora Gurgel – quarteto DDG4 – – foto © Murilo Alvesso

• SERVIÇO •
Show Big Band DDG19 
Dia: 9 de Dezembro (2023), sábado
Local: Blue Note São Paulo
Endereço: Avenida Paulista 2073 – 2º Andar – Consolação – São Paulo/SP
Horário: 20h; abertura da casa: 19h
Classificação etária: menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou tutores legais, conforme Lei 8.069/90 e Portaria 502 de 2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ingressos: de R$ 45 a R$ 90
Atenção: A Eventim e o Blue Note São Paulo não se responsabilizam por compras efetuadas em canais não oficiais .
MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS
Confira em clique aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.
BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO
LOCAL: Blue Note – São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2073, 2° andar – Consolação, São Paulo/SP
Funcionamento: Térreo — das 10h às 18h (seg a sáb)
2º andar — das 18h às 23h (apenas em dias de show)
.
– Repertório do show –
1. Três luas (Debora Gurgel)
2. Sem fronteiras (Debora Gurgel)
3. 36-47 (Debora Gurgel e Big Rabello)
4. Quiet Little Lady (Debora Gurgel)
5. Luz (Debora Gurgel)
6. Garra (Debora Gurgel e Dani Gurgel)
7. Podicrê (Debora Gurgel e Dani Gurgel)
8. Rodopio (Debora Gurgel)
9. Dá Licença (Debora Gurgel, Dani Gurgel e Big Rabello)
10. Veredas (Debora Gurgel)

Mais sobre Dani Gurgel
Com os pés no Brasil e o corpo no mundo, Dani Gurgel transita com desenvoltura suas brasilidades rítmicas e silábicas entre ritmos como jazz, rock, pop, eletrônica e instrumental. Cantora, compositora, fotógrafa, diretora e pesquisadora, é especialista na técnica do scat singing, usando sua voz como instrumento e fazendo explorações linguísticas de som e timbre, conexões melódicas e construções de sílabas baseadas em instrumentos de percussão.
.
Mais sobre Debora Gurgel
Debora Gurgel compõe música brasileira contemporânea, com fortes raízes na música popular brasileira e na concepção jazzística de improvisação. Suas composições, seus arranjos e seu piano estão registrados em CDs autorais com formação de trio, quarteto e septeto, e em gravações de inúmeros artistas brasileiros, norte-americanos e europeus, tais como Filó Machado, Adriana Godoy, Joana Duah, Vanessa Moreno, Conrado Paulino, Ari Erev e Sandy Cressman, entre outros.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Sobre ciência e sapiência, por Rubem Alves

Muitas pessoas não gostam do que escrevo. Dizem que o que eu faço não é…

8 horas ago

Eliomar Landim lança álbum ‘6 Prelúdios e Fugas’ | Selo Azul Music

'6 Prelúdios e Fugas', álbum do acordeonista e compositor Eliomar Landim, traz equilíbrio entre tradição…

9 horas ago

De ressaca, uma crônica de Luis Fernando Verissimo

Hoje, existem pílulas milagrosas, mas eu ainda sou do tempo das grandes ressacas. As bebedeiras…

11 horas ago

João Lyra lança álbum ‘Xoteando’

Xoteando, álbum de João Lyra, dedicado ao forró. . Esse compositor, violonista, violeiro e cantor…

12 horas ago

‘Essa cidade me atravessa’, por Daniela Aragão

Absorvo o mundo através de música. Quando estou conversando com alguém, ouvindo uma palestra ou…

12 horas ago

Viajando com música, uma crônica instigante de Rubem Alves

Você gosta da Petrouchka, de Stravinsky? E do Quarteto para o fim dos tempos, que…

12 horas ago