Acontece no Rio de Janeiro

BNDES reabre Espaço Cultural com duas apresentações das séries ‘Quintas no BNDES’ e ‘Sextas Instrumentais’

Artistas renomados e novos talentos da música erudita e popular brasileira se apresentarão nas Quintas no BNDES e Sextas Instrumentais. Espaço será devolvido ao público no próximo dia 19, com atriz e cantora Zezé Motta no espetáculo “Coração vagabundo – Zezé canta Caetano”, dentro do projeto Quintas no BNDES. No dia seguinte, 20 de outubro, estreia a série Sextas Instrumentais, com a dupla de piano e sopro Cristovão Bastos e Mauro Senise no espetáculo Choro Negro celebra 80 anos de Paulinho da Viola”.
.
Após três anos de paralisação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomará as atividades do seu Espaço Cultural. A programação da temporada 2023-2025 conta com 160 espetáculos, de artistas renomados e novos talentos das variadas vertentes da música erudita e popular brasileira.

“O Espaço Cultural BNDES está de portas abertas para o público com uma programação que valoriza a música e a arte brasileira. Será um palco democrático, com diferentes artistas e shows gratuitos. Essa retomada é mais um passo do BNDES no resgate do papel da instituição de promover o acesso à cultura”, disse o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.
.
Dentre os espetáculos selecionados, que acontecerão semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, às 19h, 48 são da categoria Renome, com atrações como a cantora Elba Ramalho, o cantor, compositor e estudioso da cultura afro-brasileira Nei Lopes e os músicos João Bosco e Jards Macalé. Na categoria Destaque, outros 48 shows trazem a Velha Guarda da Mangueira, a cantora Juçara Marçal e o cantor Thiago Pethit, entre outros.

Novos talentos também irão passar pelo palco do Espaço Cultural BNDES, em 64 espetáculos de artistas como a referência do samba de roda baiano Nega Duda, o forró pernambucano d’As Severinas, o rock paulista da banda Pelados, o toque sulista de Ian Ramil e o grupo Afrojazz, que mescla ritmos africanos e percussão a riffs de guitarra e elementos do reggae e do hip-hop.
.
O palco da Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, será devolvido ao público a partir do próximo dia 19 de outubro, com a volta da série Quintas no BNDES. O show de reabertura fica por conta da cantora e atriz Zezé Motta, que apresenta o espetáculo “Coração vagabundo – Zezé canta Caetano”, uma homenagem ao compositor baiano. No dia seguinte, 20 de outubro, estreia a série Sextas Instrumentais, com a dupla de piano e sopro Cristovão Bastos e Mauro Senise interpretando repertório de Paulinho da Viola no show “Choro negro”.

Todos as apresentações no Espaço Cultural BNDES são gratuitas, e o público pode reservar ingressos antecipadamente pela internet, no site, ou presencialmente, no dia do espetáculo. A relação de todos os espetáculos selecionados no concurso público realizado pelo Banco para a temporada 2023-25 pode ser conferida clicando no link.

SOBRE OS PROJETOS NO ESPAÇO CULTURAL BNDES
Quintas no BNDES – O Espaço Cultural BNDES teve sua primeira apresentação musical em julho de 1985. Desde então, mostrou-se pioneiro no apoio ao desenvolvimento da produção artística nacional: o Quintas no BNDES é o mais antigo projeto de realização contínua no Rio de Janeiro, oferecendo apresentações musicais gratuitas, sempre às quintas-feiras às 19h. Grandes nomes da MPB passaram, no início de suas carreiras, pelo palco do Espaço Cultural BNDES. Ao longo dos seus quase 30 anos de existência, o Quintas no BNDES celebra a diversidade no cenário da música brasileira, abrindo espaço tanto para artistas renomados, quanto novos talentos.
.
Sextas Instrumentais – A música erudita e instrumental sempre teve lugar no Espaço Cultural BNDES: em 1985, os projetos de música tiveram início com apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Já em 2010, o erudito e o instrumental definitivamente ganharam as noites de quarta-feira em nosso teatro, com o lançamento do projeto Quartas Instrumentais. O Quartas Instrumentais virou Sextas Instrumentais, e ocorre agora às sextas-feiras. O Sextas Instrumentais apresenta uma agenda variada de espetáculos semanais, contando com apresentações todas as sextas, exceto feriados, às 19h.

ESPETÁCULOS DE REABERTURA

Zezé Motta. foto © Mariama Prieto.

QUINTAS NO BNDES | 19 outubro (2023) | 19h
Zezé Motta – Espetáculo “Coração vagabundo – Zezé canta Caetano”
Sinopse: O show “Coração Vagabundo – Zezé canta Caetano” faz uma releitura de seu próprio show lançado nos anos 90 mas com uma roupagem voz e piano, criando um cenário intimista e ao mesmo tempo caloroso.
No repertório 1. Alguém Cantando (Caetano Veloso); 2. Miragem de Carnaval (Caetano Veloso); 3. Você é Linda (Caetano Veloso e David Byrne); 4. Tigresa (Caetano Veloso); 5. O Ciúme (Caetano Veloso); 6. Queixa (Caetano Veloso); 7. Qualquer Coisa (Caetano Veloso); 8. Pecado Original (Caetano Veloso); 9. Esse Cara (Caetano Veloso); 10. Coração Vagabundo (Caetano Veloso e Gal costa); 11. Leãozinho (Caetano Veloso); 12. Luz do Sol (Caetano Veloso); 13. Odara (Caetano Veloso); 14. Sampa (Caetano Veloso); 15. Alegria Alegria (Caetano Veloso); 16. Um Frevo Novo (Caetano Veloso); 17. Chuva Suor e Cerveja (Caetano Veloso)
Ficha técnicaZezé Motta – vocal | Ricardo Maccord – piano | Produção: Lopes D´Art

Cristovão Bastos e Mauro Senise – foto ©Nana Moraes

SEXTAS INSTRUMENTAIS | 20 OUTUBRO (2023) | 19h
Cristovão Bastos e Mauro Senise – Espetáculo “Choro Negro celebra 80 anos de Paulinho da Viola”
Sinopse: O pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos e o saxofonista e flautista Mauro Senise, se unem para celebrar a música do genial Paulinho da Viola, que acaba de completar 80 anos. O repertório do CD “Choro Negro – Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola” traz leituras instrumentais de clássicas composições do Paulinho, incluindo algumas em parceria com o próprio Cristovão.
No repertório: 1. Um Choro pro Waldir (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos); 2. Nada de Novo (Paulinho da Viola); 3. Sem Palavras (Cristovão Bastos); 4. Sarau para Radamés (Paulinho da Viola); 5. Choro Negro (Paulinho da Viola e Fernando Costa); 6. Tudo se Transformou (Paulinho da Viola); 7. Não me digas não (Paulinho da Viola); 8. Outonal (Cristovão Bastos); 9. Para um amor no Recife (Paulinho da Viola); 10. Vinhos Finos…Cristais (Paulinho da Viola e Capinam); 11. Coração Leviano (Paulinho da Viola)
Ficha técnica – Cristovão Bastos – piano | Mauro Senise – sopros | Jeff Lescowich – baixo | Jurim Moreira – bateria | Produção: Duo Produções
.
SERVIÇO
Espaço Cultural BNDES
Quintas no BNDES e Sextas Instrumentais
Avenida Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro (próximo à estação de metrô Carioca)
Entrada gratuita (reservas aqui ou retirada no dia)
Classificação Livre
Espetáculos sempre às 19h
Sujeito à lotação do local

 

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Flor, telefone, moça – um conto de Carlos Drummond de Andrade

Não, não é conto. Sou apenas um sujeito que escuta algumas vezes, que outras não…

7 horas ago

‘Primavera ao correr da máquina’ – uma crônica reflexiva de Clarice Lispector

Os primeiros calores da nova estação, tão antigos como um primeiro sopro. E que me…

8 horas ago

Chico Chico faz shows no Bona, em São Paulo

O palco é o habitat natural de Chico Chico. Extremamente visceral, entregue às canções, suas…

8 horas ago

Queremos! Apresenta:  Hermanos Gutiérrez em São Paulo!

Eles estão chegando: em mais uma empreitada do Queremos!, que reafirma seu compromisso em oferecer…

9 horas ago

Márcia Fráguas lança livro ‘It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso’

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, livro de Márcia Fráguas…

9 horas ago

Denise Crispun lança o primeiro romance ‘Constelações Hipócritas’

A escritora Denise Crispun faz sua estreia como romancista com "Constelações Hipócritas", que recebeu, em…

9 horas ago