A Universal Music celebra o LP “Bombom” (1983), de Rita Lee e Roberto de Carvalho com uma reedição especial em vinil amarelo, translúcido e marmorizado
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“Bombom”, disco proibidão de Rita Lee e Roberto de Carvalho, ganha edição especial
Álbum de 1983, que sofreu com a censura da ditadura militar, volta em LP amarelo marmorizado
— por Guilherme Samora*
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“Oh, oh, Brasil/ Quem te vê e quem te viu/ Pra frente, pra frente/ que até caiu”. Esse é o início de “Arrombou o cofre”, canção que detonava a ditadura militar brasileira e uma das responsáveis por tornar “Bombom”, disco de Rita Lee Roberto de Carvalho, proibido para menores de 18 anos. Além do aviso da proibição, estampado na capa, a linha dura da censura fez com que o LP de 1983 viesse com um lacre. E a primeira tiragem chegou com as duas faixas vetadas, “Arrombou o cofre” e “Degustação”, riscadas com lâmina, o que tornava a audição impossível. Agora, a Universal Music celebra o LP com uma reedição em vinil amarelo, translúcido e marmorizado. Toda a parte gráfica é original, com fotos e layout de Miro, com exceção do alerta de proibido para menores, que foi retirado da capa.
Ao lado das proibidonas, o disco trouxe dois dos maiores hits do casal: “On the rocks” e “Desculpe o auê”. A primeira é a preferida do casal no disco e uma das composições mais geniais da dupla Lee & Carvalho. O rockão, dos mais pesados de toda a carreira de Rita, traz um jogo com palavras em que ela brinca com o vício e com os boatos de que estava doente. “Desculpe o Auê”, como conta a própria Rita, é um bilhete com um pedido de desculpas depois de um “ataque de ciúme improcedente” e que Roberto musicou. Passou a morar no imaginário coletivo e é um dos hit-assinatura da dupla.
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“Tentação do Céu” tem vocal de Roberto em outro rock inspirado pelo amor do casal, assim como “Fissura”. As proibidas vêm a seguir: “Degustação” é um “hino à escatologia infantil”, como descreve Rita. A canção, claro, não passou no aval dos censores. “Arrombou o Cofre” traz uma lista de críticas ao governo e aos desafetos políticos. Em um dos documentos da época, os censores reprovam: “(…) há nítida incitação à rebelião popular, o que é vedado (sic) constituindo infração à Lei de Segurança Nacional”.
O lado B abre com “Menino”, outra que por pouco não acabou proibida por causa dos versos considerados quentes demais. A new wave “Strip Tease” vem a seguir. Logo depois, a belíssima “Raio X”. “Bobos da Corte” é uma daquelas incríveis letras à frente do tempo, na qual Rita trata de questões de gênero.
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A “reberde” “Pirarucu” é, segundo Rita, “uma meditação com sotaque caipira” sobre o Brasil. “Yoko Ono” fecha o LP, que foi produzido por Rita, Roberto e Max Pierre e gravado em Los Angeles com músicos internacionais, parte deles que havia trabalhado com Michael Jackson, como Michael Landau e Steve Lukather (da banda Toto). O percussionista brasileiro Paulinho da Costa, outro que havia gravado com Michael, também toca no disco.
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Sem censura, “Bombom” é uma delícia a ser consumida sem qualquer moderação. Viva Rita & Roberto!
– *Guilherme Samora é jornalista, editor e estudioso do legado cultural de Rita Lee –
DISCO ‘BOMBOM’ • Rita Lee & Roberto • Selo Universal Music • 2024
– Vinil Rita Lee e Roberto de Carvalho – Bombom 1983 (LP Amarelo) –
Canções / compositores
Lado A
A1. On the rocks (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
A2. Desculpe o auê (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
A3. Tentação do céu (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
A4. Fissura (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
A5. Degustação (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
A6. Arrombou o cofre (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Lado B
B1. Menino (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
B2. Strip tease (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
B3. Raio X (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
B4. Bobos da corte (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
B5. Pirarucu (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
B6. Yoko Ono (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
– ficha técnica –
(LP/1983) Rita Lee – vocais | Roberto de Carvalho – teclado, vocais | Steve Lukather – guitarra | Michael Landau – guitarra | Mike Porcaro – baixo | Abraham Laboriel – baixo | Randy Kerber – teclados | Michael Boddicker – teclados | Erich Bulling – teclados | Rick Ferreira – pedal steel guitar | Carlos Vega – bateria | Paulinho da Costa – percussão | Jim Haas, Stan Farber, Gene Morford e Jon Joyce – vocais em “Strip Tease” | Produção musical: Max Pierre, Rita Lee e Roberto de Carvalho | Arranjos: Erich Bulling e Roberto de Carvalho | Coordenação de produção: Erich Bulling | Assistente de produção: Suely Aguiar | Técnicos de gravação: Al Smith, Gabe Veltri, John Vigran | Técnicos de mixagem: Al Smith e Humberto Gatica | Estúdios de gravação: Lighthouse Studios e Sunset Sound Studio (LA) | Estúdio de mixagem: Studio 55, Los Angeles | Arte final: Edu | Fotos e layout: Miro | Remasterização (2015): Luidi Hoffer e Carlos Savalha | Edição 2024: Equipe Universal Music || Selo: Universal Music | Formato: Vinil amarelo, translúcido e marmorizado | Ano: 2024 | Lançamento: agosto | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩Compre o LP: clique aqui.
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>> Siga: @ritalee_oficial | @roberto_de_carvalho
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Série: Discografia da Música Brasileira / Rock nacional / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
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