terça-feira, fevereiro 11, 2025

Borandá Produções estreia série documental ‘Harmonias Paulistas’

Harmonias Paulistas – Minidocs Instrumentais. Série documental celebra a música, grandes instrumentistas paulistas e homenageia Tom Jobim
.
A Borandá Produções apresenta a série documental Harmonias Paulistas, que estreia no dia 12 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), no canal da produtora no YouTube. Com seis episódios inéditos, gravados entre agosto e novembro de 2024 e que terão estreias semanais às quartas-feiras até 26 de março, a série apresenta alguns dos mais importantes instrumentistas do estado de São Paulo como protagonistas, revelando histórias guardadas, alguns momentos-chave que, embora desconhecidos do público, foram absolutamente transformadores, determinantes ou muito marcantes em suas carreiras carreiras artísticas.

Sob a condução do jornalista e crítico musical Carlos Calado, e com direção artística de Gisella Gonçalves, idealizadora do projeto, cada episódio tem duração entre 16 e 20 minutos, sempre com artistas que são referência em seus respectivos instrumentos: Paulo Bellinati (violão), Toninho Ferragutti (acordeom), Heloísa Fernandes (piano), Alexandre Ribeiro (clarinete), Roberta Valente (pandeiro) e Adriana Holtz (violoncelo).
.
A série retrata a versatilidade da música paulista da atualidade, através destes músicos que transitam por diversos gêneros, do choro tradicional à música erudita, passando pelo jazz, o forró e a música caipira de raiz. Em uma homenagem especial ao nosso eterno “maestro soberano”, Tom Jobim, cada episódio se encerra com uma performance exclusiva em estúdio, onde o protagonista do episódio interpreta uma obra do compositor. “A música de Tom Jobim atravessa todas as fronteiras, e o resultado das interpretações de suas obras pelos protagonistas da série foi muito feliz”, comenta Gisella Gonçalves.

A proposta de Harmonias Paulistas é ser algo mais do que uma série documental de entrevistas. A atuação do jornalista e crítico musical Carlos Calado é sempre no sentido de levar os protagonistas a falarem de si, da música que fazem e de suas carreiras de uma maneira, a um só tempo, espontânea e profunda, sentida. Em entrevistas prévias às gravações, o jornalista identificou histórias peculiares na vida de cada um deles e apontou locais relevantes em suas trajetórias de vida para as gravações. Assim, foi no bar Ó do Borogodó, reduto do samba e do choro na capital paulista, que os episódios com Roberta Valente e Alexandre Ribeiro foram gravados. A Sala do Conservatório foi o cenário das gravações de Paulo Bellinati e Heloísa Fernandes, já que ambos estudaram, em épocas distintas, no hoje extinto Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. O episódio de Toninho Ferragutti foi gravado no Parque da Água Branca por motivos mais afetivos: o artista frequenta o parque regularmente até hoje, desde que se mudou para São Paulo. E a Escola de Música do Sesc Consolação foi a primeira instituição em que Adriana Holtz estudou música, por isso o episódio protagonizado pela violoncelista foi gravado ali.
.
“É como se estivéssemos abrindo um baú de memórias preciosas, onde cada artista compartilha conosco não apenas sua música, mas também alguns momentos decisivos que os tornaram quem são hoje. Esse mergulho profundo na intimidade artística de cada um desses mestres e mestras da música instrumental de São Paulo é o diferencial da série Harmonias Paulistas”, diz Gisella Gonçalves.

Comprometida com a acessibilidade, a série conta com interpretação em Libras e ‘closed caption’, além de legendas em inglês, visando a mais ampla divulgação possível, no Brasil e no exterior.
.
O projeto foi viabilizado por meio do Edital 14/2023 da Lei Paulo Gustavo e é apresentado pelo Ministério da Cultura, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e pela Borandá Produções.

revistaprosaversoearte.com - Borandá Produções estreia série documental 'Harmonias Paulistas'
Harmonias Paulistas – Minidocs Instrumentais – primeiros 3 episódios . fev 2025

FICHA TÉCNICA
Idealização, direção artística, curadoria, gestão e produção executiva: Gisella Gonçalves (Borandá) | Entrevistas e roteiro: Carlos Calado | Coprodução executiva: Sandra Raiher (Borandá) | Direção de vídeo, fotografia e edição: Bel Bechara e Sandro Serpa (Macondo Filmes) | Imagens e operação de drone: Paulo Rapoport | Identidade visual (logomarca): Mauro Aguiar | Marketing digital: Glaucio Abreu Filho (Aumenta o Som) | Assessoria em acessibilidade: Carol Fomin (AHU Acessibilidade Humanista) | Tradução português/inglês: Letícia Picheth | Assessoria de imprensa: Débora Venturini

HARMONIAS PAULISTAS – MINIDOCS INSTRUMENTAIS | CRONOGRAMA DE ESTREIAS
Episódio 1: Paulo Bellinati (violão) | 12.2.2025, às 20h00
Episódio 2: Roberta Valente (pandeiro) | 19.2.2025, às 20h00
Episódio 3: Adriana Holtz (violoncelo) | 26.2.2025, às 20h00
Episódio 4: Alexandre Ribeiro (clarinete) | 12.3.2025, às 20h00
Episódio 5: Heloísa Fernandes (piano) | 19.3.2025, às 20h00
Episódio 6: Toninho Ferragutti (acordeom) | 26.3.2025, às 20h00
* Onde assistir – canal oficial Borandá no youtube: @BorandaBr
Classificação: LIVRE para todos os públicos
Acessibilidade: Libras e ‘closed caption’
Site oficial: boranda.com.br
Na rede: @boranda.musica
.
.

 

 

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES