Carlos Malta e Banda - foto: Daniele Yanes
Um dos maiores instrumentistas brasileiros, arranjador e compositor, o carioca Carlos Malta, chega ao Espaço EcoVilla Ri Happy – Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, dia 9 de julho, às 20h, para mostrar o seu novo trabalho: Pimenta, Pimentinha. O show é um tributo a uma das grandes vozes brasileiras, Elis Regina, e fruto de duas obras lançadas por Malta este ano: o álbum Pimenta, gravado em 2000 sobre temas consagrados na voz da cantora e que agora, em janeiro de 2024, chegou às plataformas digitais; e “Pimentinha Sessions”, gravado em novembro de 2023, e distribuído ao público recentemente, em 7 de junho de 2024.
.
O show Pimenta, Pimentinha traz 10 músicas que foram interpretadas por Elis Regina e que se tornaram de extrema relevância na formação de Carlos Malta (múltiplos sopros, flautas, saxofones e instrumentos étnicos). Ele estará acompanhado da mesma formação que gravou o recém-lançado álbum ´Pimentinha Sessions´: Antônio Fisher-Band (piano), Haroldo Eiras (guitarra), Tunico (sax), Giordano Gasperin (contrabaixo), Matu Miranda (vocalizes) e Fofo Black (bateria e percussão). O repertório é composto por “Nada será como antes” (Milton Nascimento e Beto Guedes), “Águas de Março”/ “Chovendo” (Tom Jobim), “O Bêbado e o equilibrista”/ “Bala com bala” (João Bosco e Aldir Blanc), “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Vivendo e Aprendendo a Jogar” (Guilherme Arantes), “O Trem Azul” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), “Alô, Alô, Marciano” (Rita Lee e Roberto de Carvalho), “Se eu quiser falar com Deus” (Gilberto Gil) e “Upa neguinho” (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri).
A apresentação contará também com participações especiais de músicos que gravaram o álbum ‘Pimenta’ e que tocam há mais de 30 anos com Malta: Augusto Mattoso, no contrabaixo acústico e Cliff Korman, no piano. E trazendo uma representatividade feminina para compor este tributo à Elis no palco, uma voz poderosa: a cantora carioca Ilessi.
.
O cometa Elis Regina, com seu canto, sua voz e atitude, traz em sua cauda a poeira cósmica de sua influência na formação de uma nova geração de artistas. Nos anos 70, Elis assinou a contracapa de um disco de Victor Assis Brasil, selando assim uma ligação com o saxofone e com os saxofonistas. Ao saber desta informação, Carlos Malta, então com 15 anos, encheu-se de entusiasmo para seguir em frente. E esta foi a semente dos projetos ‘Pimenta’ e ‘Pimentinha Sessions’, um tributo à Elis, uma de suas maiores fontes de inspiração.
A seleção do repertório somada ao talento dos músicos, com destaque para os improvisos, cria uma atmosfera musical extremamente criativa, estabelecendo um clima de interatividade e cumplicidade entre os músicos e a plateia.
.
“Promover a circulação desse som, trazer a memória da Elis para as novas gerações, reforçar a natureza das canções, a beleza da harmonia, a coisa interessante do ritmo, as melodias rebuscadas. Era isso que Elis buscava no seu trabalho de interpretação e é isso que estamos buscando com este projeto: levar esse som ao público” – explica Malta.
SERVIÇO
Carlos Malta no show ‘Pimenta, Pimentinha’
Dia: 9 de julho ( terça-feira) – única apresentação
Horário: 20h
Local: Espaço EcoVilla Ri Happy – Teatro Tom Jobim
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro/RJ
Capacidade: 350 pessoas sentadas
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$80 – na bilheteria EcoVilla Ri Happy (Horários de funcionamento: sexta, de 14h às 21h | sábado e domingo, de 10h às 21h), ou através do site. clique aqui.
.
> Siga: @carlos_malta_oficial
.
Saiba mais sobre os álbuns > Pimenta e Pimentinha Sessions
.
.
.
.
.
.
São Paulo vai despertar ao soar de Notre Dame com espetáculo baseado no clássico literário…
Programação do Cine Reag Belas Artes, que traz um filme com trilha sonora executada ao…
Com sincronia entre som e imagem, Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine…
A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com…
Depois de passar por Lisboa, Porto, RJ, Curitiba, Porto Alegre e interior de SP, O…
A artista Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em apresentação marcada para…