Andrea Dutra e Domingos Teixeira trazem pra Casa do Choro o show ‘Agora esse mundo é meu – canções de Fátima Guedes’, um espetáculo – tributo a uma das maiores compositoras da MPB.
.
O show Agora esse mundo é meu – canções de Fatima Guedes é um espetáculo – tributo a uma das maiores compositoras da MPB. Consagrada, ainda aos 20 e poucos anos, nos anos 80, pelas vozes de intérpretes como Nana Caymmi, Elis e Maria Bethânia, Fatima também é a intérprete de suas composições, tendo tido grande execução nas rádios FM nos anos 80 e 90. Fatima tem produção consistente e constante, até os dias de hoje, e continua gravando e sendo gravada por grandes nomes da música brasileira.
A cantora Andrea Dutra era uma jovem aspirante quando se encantou com as canções de Fatima Guedes, que viu ao vivo, pela primeira vez, no palco do Teatro Ipanema, nos anos 80. A música confessional, de olhar sensível, com cunho humanista, mostrando diversas faces do feminino, foi trilha sonora da vida dela, até que a própria carreira colocou Andrea e Fatima juntas num estúdio. Andrea é integrante do grupo vocal Arranco de Varsóvia, que foi convidado para gravar em duas faixas do mais recente álbum de Fatima, Transparente.
.
O violonista e arranjador Domingos (Bilinho) Teixeira foi a opção natural para o duo pois, além de tocar com a Andrea, em seu trabalho solo, e com o Arranco, há anos, foi músico e arranjador da Fatima Guedes por mais de 10 anos e tem vasto conhecimento e vivência da obra dela.
Muita conversa, muita audição e o repertório do show Agora esse mundo é meu foi sendo construído. O repertório das composições de Fatima Guedes, inclui grandes sucessos como ‘Faca, Flor de ir embora’, ‘Condenados’ e outras canções mais escondidas, amadas por fãs mais ardorosos, como ‘Santa Bárbara’, ‘Namorado’, ‘Sem saída’, a inédita ‘Rasante’ e, claro, ‘Sete véus’, que Andrea gravou em seu álbum Jamba.
.
Para vestir esse repertório de maravilhas, Andrea colheu depoimentos de grandes vozes que cantaram ou gravaram músicas da Fatima, como Leny Andrade, Joyce, Leila Pinheiro, Ney Matogrosso, Simone, Cristovão Bastos e Áurea Martins. Os depoimentos são lidos, ou ouvidos, entremeados nas canções, ao longo do show, dando a perfeita dimensão da grandeza dessa mulher e mostrando às novas gerações, que porventura ainda não tenham esbarrado com essa obra prima, o valor dessa compositora brasileira. O show já foi apresentado no Teatro Rival Petrobras e na Sala Nelson Pereira dos Santos.
SERVIÇO
Agora esse mundo é meu – canções de Fatima Guedes, um espetáculo – tributo com Andrea Dutra e Domingos Teixeira
Data: 25 de setembro (2024)
Horário: 19h
Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos: clique aqui.
* Casa do Choro: Site / @casadochoro
Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.
.
📌♪ ACOMPANHE A AGENDA DE SHOWS DA CASA DO CHORO > AQUI.
O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…
O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…
A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie na Casa de Teatro Mariajosé de…
A Cia. Los Puercos inicia temporada do espetáculo Verme, no Teatro Paulo Eiró, localizado na Zona Sul de…
Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido e adaptado por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em…
Em novembro, a N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas estreia Kuenda Kalunga, Kuenda…