AGENDA CULTURAL

Casa do Choro | Augusto Martins e Cláudio Jorge celebram Luiz Carlos da Vila no palco

Luiz Carlos da Vila é celebrado no palco com voz, violão e percussões por Augusto Martins & Cláudio Jorge. O show acontece dia 9 de abril, no Auditório Radamés Gnattali, na Casa do Choro
.
O álbum “Coisas guardadas para te dar” será celebrado com show do cultuado compositor carioca. O álbum chegou às plataformas digitais, com a voz de Luiz Carlos da Vila, via Inteligência Artificial. Luiz Carlos Baptista é o nome de batismo do cidadão carioca nascido em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, em 1949. Luiz Carlos da Vila é a entidade da música brasileira cuja alcunha foi delimitada por sua vivência na também suburbana circunvizinhança da Vila da Penha.

Augusto Martins, voz e pandeiro, e Cláudio Jorge, voz e violão, são amigos de vida, de estúdio _ em 2015 gravaram um projeto devotado a Ismael Silva e também de palco. Na esteira da chegada deCoisas guardadas para te dar às plataformas digitais, a dupla parte para tão desejada execução do repertório de Luiz Carlos da Vila ao vivo. Augusto e Cláudio gravaram todas as vozes, cordas e percussão do álbum. E assim se dá o show! “Coisas guardadas para te dar” resulta do garimpo de canções junto a Maiana Baptista, filha do compositor e sua fiel escudeira. Luiz Carlos da Vila sempre compunha com lápis e papel e Maiana as digitava para o computador.
.
É possível destacar na espinha dorsal do show, as parcerias “Sem meio, sem fim” (com Wanderley Monteiro) e “No meio da ponte” (com o paulistano Celso Viáfora), que integram o duplo single. Merece imensa celebração a gravação de “Outras Bandas” (Luiz Carlos da Vila), música que abre o álbum e permitiu que o homenageado cantasse com a dupla a partir de áudio enviado por Luiz a Augusto anos atrás. A edição dessa gravação, via Inteligência Artificial, isolou e equalizou a voz do compositor de forma precisa para depois ser envolta e se somar a arranjos de instrumentos e voz. Os protocolos técnicos para empreitada foram realizados no Estúdio Vale da Tijuca (segundo andar do apartamento de Augusto), onde todo álbum foi gravado e mixado.

Também estão entre as inéditas do espetáculo, duas parcerias de Cláudio Jorge e Luiz Carlos da Vila presentes no álbum: “Eu vim pra te amar” e “Eterna alegoria”. A essas serão acrescidos sucessos do autor qual “A Luz do Vencedor” (Candeia e Luiz Carlos da Vila), “O show tem que continuar” (Arlindo Cruz, Sombrinha e Luiz Carlos da vila) e “Princípio do infinito” (parceria com Cláudio Jorge). Merecedor de nota, a importância afetiva de “O que quer dizer saudade”, canção solo de Cláudio Jorge, tributo a Luiz Carlos da Vila, que não foi gravada e só vai se concretizar, ao vivo, na dobradinha com Augusto e Cláudio. O espetáculo conta com a Direção Geral e com uma participação pra lá de especial do jornalista, escritor, roteirista e amigo da dupla, Hugo Sukman.

Luiz Carlos da Vila – acervo do autor

SERVIÇO
LUIZ CARLOS DA VILA é celebrado no palco 
por Augusto Martins – voz e pandeiro  e Cláudio Jorge – voz e violão
Data: 9 de abril/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos, symplaclique aqui.
Casa do Choro:  Site / @casadochoro

Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Casa do Choro | Carol Panesi Trio

Carol Panesi, compositora, arranjadora, multi-instrumentista, há anos se aprofunda na pesquisa e na difusão do…

37 minutos ago

Eugenia Cecchini lança single ‘Relampeia’

Xote de Sampa “Relampeia” de Eugenia Cecchini, anuncia o EP “ay, amor!”, que a cantora…

1 hora ago

Em cartaz | Espetáculo ‘A Última Sessão de Freud’ no Teatro Sabesp Frei Caneca

Vista por mais de 130 mil pessoas, em 300 apresentações, o maior sucesso do teatro…

15 horas ago

Premiada peça ‘Em Nome da Mãe’ volta ao Teatro Adolpho Bloch

Depois do sucesso em 2024, espetáculo retorna ao Rio para uma curta temporada. A peça…

16 horas ago

Mostra Segundas de Solo | ºAndar recebe em abril a peça 21 Passos para MdEa, de Marcelo Lazzaratto

ºAndar recebe em abril a peça 21 Passos para MdEa, de Marcelo Lazzaratto, na Mostra…

17 horas ago

Zeca Pagodinho – 40 anos ao vivo: agora em vinil duplo!

O registro do show “Zeca Pagodinho – 40 anos” gravado em audiovisual, no Engenhão, em…

18 horas ago