A cantora e violonista Luísa Lacerda é a atração da série Pratas da Casa nesta quarta-feira, dia 3, às 19h, quando traz para o Auditório Radamés Gnattali, da Casa do Choro, o lançamento de seu mais novo álbum, “O canto e a asa”. Com acompanhamento de Elísio Freitas (guitarra e baixo), Lucas Gralato (violão) e Diego Zangado (percussão e bateria), a intérprete apresentará as nove canções do disco, além de outros destaques de sua trajetória artística.
.
“O canto e a asa” é quarto álbum de Luisa, que fez sua estreia fonográfica em 2017, com o disco “Meia volta”, com Miguel Rabello. Autor de “Xangô” (com Paulo Cesar Pinheiro), Miguel é um dos compositores presentes no novo repertório, assim como Ian Faquini, Rogério Santos (estes parceiros em “Lenga lenga” e “Uirapuru, o canto e a asa”) e Renato Frazão (autor de “Música parada”, com Italo Soeiro), entre outros.
“Para mim é sempre um grande desafio definir o repertorio de um disco novo, pois é muita gente boa fazendo música da melhor qualidade”, afirma a artista, que tem entre as marcas de sua trajetória a escuta atenta à renovação do cancioneiro brasileiro. “Gosto mesmo de trazer à tona canções não conhecidas, de compositores não consagrados, pois assim é que essa história continua, caminha pra frente.”
.
Aos 32 anos, Luisa Lacerda é formada em violão clássico pela Escola de Música da UFRJ, que começou a cursar no mesmo ano em que ingressou na Escola Portátil de Música (EPM), onde aprimorou seu canto cristalino nas aulas com a professora Amelia Rabello: “Com ela aprendi a ser uma cantora que respeita a música em primeiro lugar e acima de tudo”, sublinha. Siga: @luisalacerda_
.
SERVIÇO
Show: Luísa Lacerda lança seu mais novo álbum, “O canto e a asa”.
Série ‘Pratas da Casa’ | Casa do Choro
Com acompanhamento de Elísio Freitas (guitarra e baixo), Lucas Gralato (violão) e Diego Zangado (percussão e bateria)
3 de abril (2024) | Quarta-feira | 19h
> Compre seu ingresso: AQUI!
SEMINÁRIO VIRTUAL
Já na quinta-feira, dia 4, às 20h, a Casa do Choro organiza um Seminário Virtual gratuito que tem como objetivo promover debates sobre temas relevantes para a memória do Choro e para o mercado de trabalho dos músicos ligados a este universo. Esse, que já é o segundo encontro, vai trazer ao público um debate sobre “Pesquisa e edição de partituras no universo no Choro“. O seminário será transmitido ao vivo na nossa página no Youtube e terá intérprete de libras, garantindo acesso a todos.
.
As coleções de partituras de choro, muitas delas manuscritas por músicos profissionais e amadores, possibilitaram o salvamento de centenas e centenas de músicas deste universo, desde o século XIX. Nessa mesa, pretendemos discutir os desafios que se impõem aos pesquisadores que promovem o acesso desse rico material ao grande público, bem como os critérios adotados na editoração deste tipo de linguagem musical, desde os primórdios até os dias de hoje. A mesa terá mediação do professor Pedro Aragão (UNIRIO) e participação do flautista e pesquisador Leonardo Miranda, do violonista Maurício Carrilho, do bandolinista Marcílio Lopes e do cavaquinista Jayme Vignoli.
.
Assista AQUI!
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…
“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…