A cantora e violonista Luísa Lacerda é a atração da série Pratas da Casa nesta quarta-feira, dia 3, às 19h, quando traz para o Auditório Radamés Gnattali, da Casa do Choro, o lançamento de seu mais novo álbum, “O canto e a asa”. Com acompanhamento de Elísio Freitas (guitarra e baixo), Lucas Gralato (violão) e Diego Zangado (percussão e bateria), a intérprete apresentará as nove canções do disco, além de outros destaques de sua trajetória artística.
.
“O canto e a asa” é quarto álbum de Luisa, que fez sua estreia fonográfica em 2017, com o disco “Meia volta”, com Miguel Rabello. Autor de “Xangô” (com Paulo Cesar Pinheiro), Miguel é um dos compositores presentes no novo repertório, assim como Ian Faquini, Rogério Santos (estes parceiros em “Lenga lenga” e “Uirapuru, o canto e a asa”) e Renato Frazão (autor de “Música parada”, com Italo Soeiro), entre outros.
“Para mim é sempre um grande desafio definir o repertorio de um disco novo, pois é muita gente boa fazendo música da melhor qualidade”, afirma a artista, que tem entre as marcas de sua trajetória a escuta atenta à renovação do cancioneiro brasileiro. “Gosto mesmo de trazer à tona canções não conhecidas, de compositores não consagrados, pois assim é que essa história continua, caminha pra frente.”
.
Aos 32 anos, Luisa Lacerda é formada em violão clássico pela Escola de Música da UFRJ, que começou a cursar no mesmo ano em que ingressou na Escola Portátil de Música (EPM), onde aprimorou seu canto cristalino nas aulas com a professora Amelia Rabello: “Com ela aprendi a ser uma cantora que respeita a música em primeiro lugar e acima de tudo”, sublinha. Siga: @luisalacerda_
.
SERVIÇO
Show: Luísa Lacerda lança seu mais novo álbum, “O canto e a asa”.
Série ‘Pratas da Casa’ | Casa do Choro
Com acompanhamento de Elísio Freitas (guitarra e baixo), Lucas Gralato (violão) e Diego Zangado (percussão e bateria)
3 de abril (2024) | Quarta-feira | 19h
> Compre seu ingresso: AQUI!
SEMINÁRIO VIRTUAL
Já na quinta-feira, dia 4, às 20h, a Casa do Choro organiza um Seminário Virtual gratuito que tem como objetivo promover debates sobre temas relevantes para a memória do Choro e para o mercado de trabalho dos músicos ligados a este universo. Esse, que já é o segundo encontro, vai trazer ao público um debate sobre “Pesquisa e edição de partituras no universo no Choro“. O seminário será transmitido ao vivo na nossa página no Youtube e terá intérprete de libras, garantindo acesso a todos.
.
As coleções de partituras de choro, muitas delas manuscritas por músicos profissionais e amadores, possibilitaram o salvamento de centenas e centenas de músicas deste universo, desde o século XIX. Nessa mesa, pretendemos discutir os desafios que se impõem aos pesquisadores que promovem o acesso desse rico material ao grande público, bem como os critérios adotados na editoração deste tipo de linguagem musical, desde os primórdios até os dias de hoje. A mesa terá mediação do professor Pedro Aragão (UNIRIO) e participação do flautista e pesquisador Leonardo Miranda, do violonista Maurício Carrilho, do bandolinista Marcílio Lopes e do cavaquinista Jayme Vignoli.
.
Assista AQUI!
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…