Casa do Choro comemora seu aniversário em grande estilo: Furiosa Portátil, Nailor Proveta e ‘visita virtual’ inédita são atrações de semana comemorativa
.
Dia máximo do calendário anual do choro, o 23 de abril será o ponto de partida para três noites festivas na Casa do Choro. Uma programação especial no Auditório Radamés Gnattali que, neste ano de 2024, celebra não só o nascimento de Pixinguinha (23/4/1897), como também o recente reconhecimento do choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As comemorações começam na própria terça (23/4), às 17h, quando a Furiosa Portátil se apresenta, tendo no programa composições de Ernesto Nazareth (“Ameno Resedá”), Anacleto de Medeiros (“Farrula” e “Cabeça de porco”) e, claro, o aniversariante Pixinguinha (“Cascatinha”, “Ainda me recordo” e “O gato e o canário”, entre outros choros). Neste dia, o público também assistirá, em primeira mão, à novíssima visita virtual pela Casa do Choro – vídeo inédito produzido para o site e redes sociais da instituição. Para esta apresentação os ingressos estão ESGOTADOS! ️ATENÇÃO: você que retirou sua entrada na Sympla, ela está garantida para troca pelo ingresso ATÉ às 16h30! A partir desse horário, o voucher que não for trocado pelo ingresso na bilheteria, será disponibilizado para a fila de espera!
.
Já quarta-feira (24/4), às 19h, é a vez do saxofonista, clarinetista e arranjador Nailor Proveta, convidado especial da Casa do Choro, encerrar a programação de shows da série Pratas da Casa, acompanhado de um time de mestres chorões. Com ele no palco estarão Aquiles Moraes (trompete), Luciana Rabello (cavaquinho), Marcus Thadeu (percussão), Maurício Carrilho, Paulo Aragão (violões) e Pedro Amorim (bandolim). Compre seu ingresso AQUI!
Na quinta-feira (25/4), também às 19h, Proveta e seus amigos voltam ao Auditório Radamés Gnattali, desta vez comemorando nove anos de inauguração da Casa do Choro (25/4/2015). A apresentação, aqui inserida na programação da série Saraus da Carioca, tem um significado especial para Proveta, também professor e diretor da Banda Mantiqueira, em São Paulo. Compre seu ingresso AQUI!
.
“Vir ao Rio e reencontrar com esses amigos é mais do que uma alegria: é estar com músicos que admiro e foram fundamentais para o músico que me tornei desde que nos encontramos, a partir da minha amizade com Maurício Carrilho, iniciada há quase 30 anos”, sublinha Proveta. “Desde então foram muitas gravações, shows, rodas, viagens, festivais… E esse trabalho de educação musical, através da EPM e da Casa do Choro, que também é uma fonte de inspiração para mim. Caminhar ao lado deles faz de mim uma pessoa melhor.”
SERVIÇO
Furiosa Portátil, Nailor Proveta e ‘visita virtual’
Dias 23, 24 e 25 de abril (2024)
Auditório Radamés Gnattali – Casa do Choro
Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro – RJ
Site casadochoro.com.br | Instagram: @casadochoro
.
.
.
.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…