Vamos receber no Auditório Radamés Gnattali o violinista alemão/holandês Michael Rein e o pianista Marcos Souza para fazer um passeio pelos choros e baiões do pai de Marcos, Francisco Mário, conhecido como Chico Mário, que era o violonista irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho. Além de trilhas sonoras compostas por Marcos Souza.
.
Michael Rein é violinista e maestro alemão, genro do maestro brasileiro Carlos Eduardo Prates. Há muitos anos desenvolve a sua atividade musical no Brasil: com o Valerius Ensemble no Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA), em Belém do Pará; como concertino da Orquestra Sinfônica de Santo André, em São Paulo; e deu masterclasses na Academia Orquestra Petrobras Sinfônica. Com a sua esposa, a cantora Tania Prates-Rein, está envolvido em muitos projetos sociais, como o Neojiba em Salvador e Feira de Santana, na Bahia, e no Espaço Cultural da Grota, em Niterói, no Rio de Janeiro.
Marcos Souza, filho do violonista e compositor Chico Mário, é pianista, compositor, idealizador do festival de trilhas sonoras “Musimagem” e do concurso de violão Chico Mário. Atualmente, trabalha como diretor de projetos na Orquestra Petrobras Sinfônica. Realizou um documentário sobre o destino dos irmãos Chico Mário, Henfil e Betinho, intitulado “Três Irmãos de Sangue” e Chico Mário, a melodia da liberdade de Silvio Tendler.
Os dois músicos se conheceram nos Países Baixos. Michael Rein vive no país desde 2005, onde é violinista na Phion Orchestra (Arnhem, Enschede). Marcos Souza estudou na Codarts, em Roterdão. Michael e Marcos compartilham a paixão pela música para cinema.
.
No concerto, os dois músicos apresentarão arranjos de músicas do compositor Chico Mário, como Ressurreição, Guerra de Canudos, Choro em Bach, Choro Novo, Pijama de Seda e Terra Queima, e trilhas sonoras de Marcos Souza, como Evandro Teixeira, Bandoneon e Piano.
SERVIÇO
Show ‘Choros de Chico’
com Michael Rein e Marcos Souza
Data: 17 de julho (2024)
Horário: 19h
Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos: clique aqui.
* Casa do Choro: Site / @casadochoro
.
.
.
Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…
No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…
Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…