quarta-feira, março 12, 2025

Casa do Choro recebe o grupo carioca ‘Samba de Fato’ em duas apresentações

Celebrando o clássico “O Samba Informal de Mauro Duarte” e os 95 anos do compositor, a Casa do Choro recebe quarteto Samba de Fato, formado por Alfredo Del-Penho, Paulino Dias, Pedro Amorim e Pedro Miranda, no seu charmoso auditório Radamés Gnattali.
.
Em 2007 o grupo lançou, ao lado da cantora Cristina Buarque, o CD duplo “O samba informal de Mauro Duarte”, em homenagem à obra cantor e compositor Mauro Duarte. Produzido por Alfredo Del-Penho, o disco contou com 30 faixas, dentre as quais músicas inéditas e fragmentos de músicas completadas por seu parceiro Paulo César Pinheiro como “Acerto de contas”, “Mineiro pau”, “O samba que eu lhe fiz”, “Falou demais”, “Compaixão”, “Engano”, “Começo errado”, “Lamento negro”, “Samba de botequim” e “Sublime primavera”. O show de lançamento do disco foi realizado no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro.

Entre os anos de 2007 e 2011 o grupo se apresentou semanalmente na casa de shows Trapiche Gamboa, no Rio de Janeiro.
.
Em 2010 se apresentou, ao lado da cantora Cristina Buarque e do cantor e compositor Elton Medeiros, em show de lançamento do CD “O samba informal de Mauro Duarte”, dentro do projeto “Plataforma”, realizado no Sesc Pompéia, em São Paulo.

Em 2011 o grupo realizou um show em homenagem ao centenário do compositor Pedro Caetano, ao lado da cantora Mariana Baltar, no Centro Cultural Carioca. Nesse mesmo ano participou da série “MPB na ABL”, na qual realizou sete shows no Teatro R. Magalhães Jr., na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, recebendo convidados como Monarco, Marcos Sacramento e Zé Renato. Foi o primeiro grupo a se apresentar no projeto “CCBB na Orla”, evento cultural gratuito promovido pelo Banco do Brasil na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Participou do evento “Paquetá de Portos Abertos”, em que se apresentou na Casa de Artes de Paquetá, no Rio de Janeiro.
.
Em 2012 participou do projeto “Musicafinidades (Ecos de 22) – E tudo acaba em samba”, realizado pela Funarte na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, com o intuito de levar ao palco alguns dos artistas responsáveis pela revitalização do samba no bairro da Lapa carioca, mostrando a verdadeira identidade brasileira almejada pelos modernistas em 1922.

Em 2015 comandou o espetáculo “Rosa de Ouro 50 Anos”, no Teatro Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro, em quatro apresentações com participações especiais de Áurea Martins e Mariana Baltar, Nilze Carvalho e Luiza Dionizio, Ana Costa e Glória Bomfim, Nina Wirtti e Marcos Sacramento. Na ocasião, apresentaram a música “Rosa canção” (Alfredo Del-Penho e Moyseis Marques), escrita especialmente para o espetáculo.
.
Grupo carioca Samba de Fato integrado por Alfredo Del-Penho (vos e violão), Pedro Amorim (voz e bandolim), Pedro Miranda (voz e percussão), Paulino Dias (voz e percussão).

revistaprosaversoearte.com - Casa do Choro recebe o grupo carioca 'Samba de Fato' em duas apresentações
Casa do Choro – foto: acervo Casa do Choro

SERVIÇO
Espetáculo: Quarteto Samba de Fato celebra “O Samba Informal de Mauro Duarte” e os 95 anos do compositor
Datas: 12 e 13 de março 2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos disponíveis para QUARTA e QUINTA
* Casa do Choro:  Site / @casadochoro


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES