Casa Sambabook chega à Cidade das Artes em setembro. Espaço vai abrigar exposição, oficinas, palestras, rodas de samba e o Bethquim, botequim temático em homenagem a Beth Carvalho, com entrada franca
.
A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), será o ponto de encontro dos amantes do samba no mês de setembro. Nascida sob inspiração e para celebrar o Sambabook, maior plataforma de conteúdo da história do samba, a Casa Sambabook abre as suas portas nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro, com uma programação variada e inteiramente gratuita.
.
Distribuída em cinco diferentes níveis, a Casa Sambabook abriga uma exposição com áudios, registros fotográficos, depoimentos de artistas e dos homenageados das cinco edições anteriores do Sambabook, premiado projeto multiplataforma: João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. Ao final da experiência imersiva, o público encontra um botequim especialíssimo, carinhosamente batizado de Bethquim para celebrar Beth Carvalho, homenageada da sexta edição do Sambabook (projeto da Musickeria, já em fase de produção). Durantes cinco noites, o Bethquim recebe a Roda de Samba da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho, e atrações como as cantoras Lu Carvalho e Marina Iris, os grupos Samba que elas querem, Prettos e Roda de Saia, além do jovem sambista Enzo Belmonte. Além de samba do bom, o Bethquim terá petiscos especialmente criados pela cantora e também chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth, inspirados nas predileções gastronômicas da homenageada. Os pratos foram batizados com títulos de sucessos da cantora, como “Coxinha do pai” (coxinha de frango ao curry e passas), “Firme e forte” (hambúrguer de salmão com compota de bacon e cebola), “Vou festejar” (pão de alho com linguiça mineira) e “O show tem que continuar” (sanduíche de carne desfiada).
A Casa Sambabook promove ainda oficinas com grandes músicos, que tocaram com Beth Carvalho, como Dirceu Leite (oficina “Sopros no samba”) e Carlinhos 7 Cordas (oficina de violão 7 cordas), Marcelo Pizzott e Beloba (percussão), Marcio Vanderlei (cavaco e luther), além da oficina com Carol Vilanova, da Cia de Dança de Carlinhos de Jesus, entre outras atrações. A programação inclui ainda um workshop com Anita Carvalho sobre planejamento estratégico para novos artistas do samba, palestras com escritores, jornalistas e historiadores, como Luiz Antônio Simas, João Pimentel, Rafael Mattoso, Chris Fuscaldo, Kamille Viola e Rodrigo Faour, autor da discobiografia de Beth Carvalho, que será parte integrante do Sambabook dedicado à trajetória vitoriosa da madrinha do samba.
.
Todas as atividades da Casa Sambabook serão gratuitas, incluindo exposição, oficinas, palestras e acesso ao Bethquim (a consumação é por conta do visitante). Através da plataforma Sympla será possível garantir as senhas de acesso às atividades.
Idealizador do Sambabook e diretor artístico da Casa Sambabook, Afonso Carvalho (sócio da Musickeria), conta que a própria Beth Carvalho aprovou o nome “Bethquim”, já que a ideia de homenageá-la já existia: “Bethquim foi uma brincadeira que eu fiz com a Beth, numa conversa que tivemos. Ela morria de rir com essas brincadeiras com nomes. Para a Casa Sambabook reunimos a Banda da Madrinha, formada por músicos que tocavam com ela, para receber convidados nas rodas de samba. São homenagens simbólicas que envolvem artistas que tiveram uma relação muito forte com a história da Beth Carvalho”.
.
Para Luiz Calainho, da Musickeria, “O projeto Sambabook deu ao samba, e aos seus grandes compositores, o tratamento e a grandiosidade que eles sempre mereceram. A Musickeria foi adiante do mercado quando editou o primeiro Sambabook, em 2011, apostando na criação de um projeto ousado, inédito e, sem dúvida, necessário. Um projeto dessa magnitude, fundamental também pelo conteúdo educativo e histórico que fica como legado, só é possível graças ao apoio de empresas que valorizam e investem no melhor da nossa cultura”.
.
“Para nós, da CAIXA Residencial, o samba está sempre em casa, pois ele é parte do repertório da nossa brasilidade e está presente no dia a dia do nosso povo. Por este motivo, patrocinamos o projeto como uma forma de presentear os amantes da música com uma plataforma que perpetuará a genialidade da madrinha do samba: Beth Carvalho”, acrescenta Joaquim Cruz, CEO da CAIXA Residencial.
Sobre o Sambabook
Projeto inédito e ousado criado pela Musickeria, criado por Afonso Carvalho, o Sambabook já lançou 5 edições multiplataforma e transmídia, incluindo formatos físicos, fichário de partituras, discobiografias e ambiente na web com portal, redes sociais e aplicativos especialmente desenvolvidos. As edições anteriores homenagearam João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo grandes nomes da nossa música, de várias gerações e vertentes.
.
O Sambabook Beth Carvalho, apresentado pelo Ministério da Cultura e Rede, com patrocínio Caixa Residencial e apoio Energia PECEM, marca a sexta edição do projeto e já tem confirmados nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Teresa Cristina, Xande de Pilares, Maria Rita, Ferrugem, Péricles e muitos outros bambas.
Sobre a Musickeria:
A Musickeria atua em duas frentes. A primeira, criando e realizando projetos como o Sambabook, que homenageia grandes compositores do samba como João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara – em um modelo multiplataforma e com interpretações memoráveis de alguns dos maiores artistas do país. Já na área corporativa a empresa desenvolve soluções criativas e inovadoras – junto às agências de publicidade e ao mercado – com o propósito de promover ativação e posicionamento de marcas através da plataforma de música. Direção artística, curadoria, planejamento e execução de alavancagem editorial, plataformas digitais e experiências de branded content são algumas de suas áreas de atuação.
PROGRAMAÇÃO CASA SAMBABOOK
Datas: dias 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro 2024
Exposição: acesso no piso da Grande Sala, na Cidade das Artes
Cidade das Artes Bibi Ferreira
Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horários de funcionamentos da Cidade das Artes Bibi Ferreira
Sextas-feiras das 14h às 22h
Sábados e domingo: das 10 às 22h
Entrada franca: ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla, no link
ou no hotsite casasambabook.com.br
DAS ATIVIDADES DO SAMBABOOK
7 de setembro
• 14h30 – Oficina – Oficina O Sopro no Samba – Dirceu Leite
• 16h – Palestra 1 – Anita Carvalho- Planejamento Estratégico para novos artistas do Samba
• 19h – 21h – Roda de Samba com Banda da Madrinha e convidados
8 de setembro
• 14h30 – Oficina 2 – Oficina de dança (samba) – Carol Vilanova e Rodrigo Nascimento
• 16h – Rodrigo Faour e João Pimentel – Beth Carvalho, a artista que revolucionou o samba
• 19h – 21h – Roda de Samba com Marina Iris
13 de setembro
• 14h30 – Oficina 3 – Oficina A linguagem do violão de 7 Cordas – Carlinhos 7 Cordas
• 16h – Palestra com a jornalista e escritora Kamille Viola
• 19h – 21h – Roda de Samba com o grupo Prettos, Lu Carvalho e Enzo Belmonte.
14 de setembro
• 14h30 – Oficina 4 – Oficina O ofício de Luthier e o cavaquinho – Márcio Vanderlei
• 16h – Palestra 4 – Rafael Mattoso – “A suburbanidade da Madrinha: Do Cacique de Ramos a quadra da Mangueira”
• 19h – 21h – Roda de samba com o grupo Samba que elas querem
15 de setembro
• 14h30 – Oficina 5 – Oficina de Percussão com Marcelo Pizzott e Beloba
• 16h – Palestra 5 – Chris Fuscaldo- Lugar de mulher é no samba: a força feminina no gênero que representa o Brasil
• 19h – 21h – Roda de Samba com Roda de Saia
Descrição das oficinas:
Oficina O Sopro no Samba – Dirceu Leite
A Oficina ministrada por Dirceu Leite, um dos mais importantes instrumentistas de sopro do samba, irá abordar técnicas interpretativas, improviso, campo harmônico, estética e temas que percorrem sua consolidada carreira como multi instrumentista.
Oficina de dança (samba) – Carol Vilanova
Carol Vilanova iniciou sua carreira profissional na Casa de Dança Carlinhos de Jesus e se manteve na companhia participando de grandes espetáculos e perfomances memoráveis. A artista irá ministrar uma oficina única, explicando a técnica do samba enquanto dança, explorando os movimentos característicos do ritmo.
Carol Villanova e Rodrigo Nascimento – Professores, dançarinos e coreógrafos , trabalham com a arte do Samba em todas as suas vertentes, da sala de aula a Sapucaí .
Uma aula de ritmo, ginga e muito samba no pé, para você dançar e se divertir.
Bailarino, professor, coreógrafo.
* Integrante Cia de Dança Carlinhos de Jesus
* Show Folclore Brasileiro Ginga Tropica
Oficina A linguagem do violão de 7 Cordas – Carlinhos 7 Cordas
Carlinhos Sete Cordas é um dos músicos mais conceituados nacionalmente, que já trabalhou ao lado de Beth Carvalho e muitos outros grandes nomes da música brasileira. Sua oficina irá fazer um percurso tendo o violão e sua linguagem como tema, compartilhando seu vasto conhecimento no samba e suas técnicas.
.
Oficina O ofício de Luthier e o cavaquinho – Márcio Vanderlei
Na Oficina “O ofício do Luthier e o cavaquinho”, Márcio Vanderlei irá trazer vivências sobre sua trajetória de dedicação à música, confeccionando instrumentos desde o corte da madeira a sua regulagem. O músico é figura extremamente importante do samba carioca e também foi integrante da Banda da Madrinha, Beth Carvalho.
.
Oficina de Percussão com Marcelo Pizzott e Beloba
Marcelo Pizzott e Belôba são dois instrumentistas conhecidos como verdadeiros mestres do samba. Ambos colecionam participações inúmeras em canções que se perpetuaram no imaginário brasileiro. Especialistas em percussão, os mestres compartilham um pouco de sua técnica através de uma Oficina que irá marcar história na Casa Sambabook.
.
Marcelo Pizzott: A oficina consiste em apresentar a sonoridade e o ritmo de marcação de diversos instrumentos de percussão.
Beloba: A oficina consiste em apresentar a sonoridade e o ritmo de marcação de diversos instrumentos de percussão.
Descrição das palestras:
Palestra Anita Carvalho
Planejamento Estratégico para novos artistas do Samba
.
Palestra Rodrigo Faour e João Pimentel
Se o papo é sobre samba e sobre Beth Carvalho, então a gente chama os especialistas no assunto, o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour, que está escrevendo a discobiografia da sambista Beth Carvalho e o jornalista João Pimentel que escreveu a discobiografia de Jorge Aragão e que tem uma longa estrada dedicada ao mais genuíno dos ritmos: o samba.
.
Palestra Kamille Viola
Patrimônio cultural imaterial do Brasil e uma das principais expressões musicais do país, o samba eclodiu no Rio de Janeiro no início do século XX (embora haja disputas sobre sua origem). Porém, ao mesmo tempo que conquistava os ouvidos (e quadris) da cidade e do Brasil (e, mais tarde, do mundo), o gênero musical era alvo de forte repressão policial. Atacar o samba era uma forma de atacar os corpos negros, que haviam criado essa música e dança. Apesar disso, o ritmo — que, como bem disse o grande Nelson Sargento, agoniza mas não morre —, não só sobreviveu, como se tornou uma das maiores forças da música nacional, conquistando a indústria fonográfica e sobrevivendo a modismos. Esse bate-papo irá traçando trajetória do gênero, com seus altos e baixos, desde seus primórdios, no pós-abolição, até o fim do século XX, passando por momentos-chave como o sucesso comercial de Martinho da Vila (artista que foi pioneiro ao quebrar diversas barreiras dentro da indústria) e a explosão da geração do pagode carioca nos anos 80,
Palestra Rafael Mattoso
Rafael Mattoso é professor, autor e historiador, mestre em História Comparada e doutorando da linha de pesquisa em História da Cidade e do Urbanismo pela UFRJ. Colunista da Veja Rio e da rádio Roquette Pinto.Organizador dos livros “Diálogos Suburbanos: identidades e lugares na construção da cidade”, “Subúrbios: espaços plurais e múltiplos do Rio de Janeiro” e “Um Grande Méier de Histórias: heranças. caminhos e lembranças dos subúrbios cariocas”Coordenador do Viradão Cultura Suburbano, da plataforma Subúrbios Mobilizações Sociais e curador da galeria “Rio Suburbano”, no Museu Virtual Rio Memórias.
.
Palestra Chris Fuscaldo
Lugar de mulher é no samba: a força feminina no gênero que representa o Brasil
Chris Fuscaldo é pesquisadora musical e jornalista formada em Jornalismo e Letras, com passagens pelos jornais Extra e O Globo e colaborações para revistas como MTV, Rolling Stone e UBC. Mestre e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com sanduíches na Universidad Nacional de Rosario (mestrado) e na Brown University (doutorado), atualmente dirige a editora Garota FM Books e o selo Niterói Livros, da Prefeitura de Niterói. Escreveu os livros “Discobiografia Legionária”, “Discobiografia Mutante” e “Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior” com Marcelo Bortoloti. Organizou junto a Márcio Borges “De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina” e assinou a curadoria do museu virtual “O Ritmo De Gil”, lançado pelo Google Arts & Culture em 2022. Em 2023, lançou o livro digital “Refazenda – O Interior Floresce na Abertura da Fase ‘Re’ de Gilberto Gil” (Edições Sesc), que chegou às livrarias em formato físico em 2024.
* O Projeto Sambabook Beth Carvalho está sendo realizado com recursos da Lei 8.313/91 – Lei Federal de Incentivo à Cultura – MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…
O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…
A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie na Casa de Teatro Mariajosé de…
A Cia. Los Puercos inicia temporada do espetáculo Verme, no Teatro Paulo Eiró, localizado na Zona Sul de…
Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido e adaptado por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em…
Em novembro, a N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas estreia Kuenda Kalunga, Kuenda…