Bombeiros tentam apagar as chamas da catedral de Notre-Dame. A agulha da torre principal da igreja desabou. Getty Images
As chamas atingiram a histórica catedral durante a tarde desta segunda-feira,15 de abril (2019) e causou destruição de boa parte igreja que é um dos símbolos da capital francesa e o monumento histórico mais visitado da Europa.
O fogo estaria relacionado às obras de restauração da catedral de Notre-Dame. Segundo os porta-voz da catedral, as chamas começaram por volta das 18h50 (horário local) e os bombeiros chegaram poucos minutos depois –várias estátuas haviam sido retiradas previamente por conta da reforma. Entretanto, o fogo causou a queda da icônica agulha que fica no topo da igreja, o monumento mais visitado da Europa. A área foi evacuada. Símbolo da França, a catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e 1345, passou por várias reformas ao longo dos séculos e já foi atingida anteriormente por outro incêndio, em 1871.
A Catedral de Notre-Dame, é um dos símbolos de Paris e abriga um tesouro arquitetônico e artístico. Famosa por sua arquitetura gótica, que atrai 13 milhões de turistas todos os anos, a igreja é conhecida ainda por ter sido cenário do romance “O Corcunda de Notre-Dame” (ou “Notre-Dame de Paris”), lançado em 1831 por Victor Hugo (1802-1885). Seu grande órgão é um dos instrumentos mais famosos do mundo no gênero.
A construção do templo dedicado à Virgem Maria (Notre-Dame quer dizer Nossa Senhora em português) levou 180 anos: de 1163, quando começou a ser erguida no local onde ficava uma igreja romana, a 1345. Antes, o terreno havia sediado um templo druida, altar celta e antigos ritos cristãos.
Localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), a catedral foi restaurada diversas vezes em seus mais de oito séculos de existência.
Em meados do século 12, essa igreja romana passou a ser muito pequena para a população de Paris, cujo crescimento havia disparado. Surgiu, então, o projeto de construir uma imensa catedral, de 135 metros de largura e 40 metros de altura, testemunha da relativa prosperidade do momento, quando a fome e as epidemias diminuíram.
O século 13 foi considerado um período negro para a catedral. Os líderes religiosos, estimando que os coloridos vitrais “comiam a luz”, substituíram muitos deles por cristais brancos.
Com a Revolução Francesa, tesouros foram roubados de Notre-Dame, e a construção passou a ser usada para armazenar alimentos.
Em 1801, a catedral passou por um processo de restauro para celebrar um acordo entre a França e a Santa Sé e para a coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804. Mas em 1831 voltou a ser saqueada e teve seus vitrais quebrados.
No período romântico, que enaltecia a expressão artística de outras épocas, a Notre-Dame foi vista com novo interesse. Foi, então, que o escritor Victor Hugo, em seu livro “O Corcunda de Notre-Dame”, lançou o grito de alarme, alertando que a histórica catedral estava em ruínas.
A “ressurreição” da construção começou em 1844, guiada pelos arquitetos Eugène Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste Lassuss, que morreria em 1857. A restauração, que respeitou materiais, estilos e épocas, se estendeu durante mais de duas décadas.
Entre 1990 e 1992, o alvo da restauração foi o grande órgão da Catedral de Notre-Dame, um dos instrumentos mais famosos do gênero no mundo. O site oficial do templo cita que também foi promovida uma limpeza na fachada, que durou mais de dez anos.
O material de divulgação cita, por fim, que “longe de ser um museu, a catedral é, desde suas origens, a Casa de Deus e a Casa dos Homens”.
Paris celebrou o 850º aniversário da Catedral de Notre-Dame de 12 de dezembro de 2012 a 24 de novembro de 2013. Segundo as contas dos franceses, o templo tem hoje algo entre 855 e 856 anos.
Pela Catedral de Notre-Dame passaram importantes figuras da história não só da França. A Rádio França Internacional destaca os seguintes eventos:
O site oficial da Catedral de Notre-Dame lista sete pontos de destaque da arquitetura do edifício:
O incêndio que atinge a catedral de Notre-Dame, em Paris (capital da França), fez com que o pináculo (o ponto mais alto da igreja histórica) caísse. A imagem causou comoção e desespero entre os franceses. A agulha da torre, como também é chamada essa parte da edificação gótica, era composta por aproximadamente 500 toneladas de madeira e caiu por volta das 20h (horário local). O fogo também tomou o ático da catedral. A Notre-Dame é o monumento histórico mais visitado da Europa. De estilo gótico, começou a ser construída em 1163 e levou cerca de 150 anos para ser concluída.
Fonte: G1/Globo | El País
O renomado saxofonista, compositor e produtor musical Beto Saroldi celebra mais um marco importante em…
Liniker, Anelis Assumpção, Pitty, Iara Rennó, Juliana Linhares e Cátia de França participam do álbum,…
São Paulo vai despertar ao soar de Notre Dame com espetáculo baseado no clássico literário…
Programação do Cine Reag Belas Artes, que traz um filme com trilha sonora executada ao…
Com sincronia entre som e imagem, Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine…
A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com…