sexta-feira, janeiro 17, 2025

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de Solidão”, um marco do realismo fantástico e um dos pilares da literatura latino-americana, que agora, ganhou vida na tela, prometendo uma imersão nas complexas e fantásticas histórias da família Buendía. Estreia mundial em 11 de dezembro de 2024, na Netflix.

A história, inspirada no romance “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, acompanha a trajetória da família dos Buendía, enquanto vivem na cidade fictícia Macondo. Os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán se casam e fundam a utópica Macondo.
A partir dos casais, diversos, diversas gerações da linhagem dos Buendía nasce e cresce em Macondo, vivendo tramas marcadas por guerras, amores, tristezas e maldições.
.
A obra foi publicada inicialmente em 1967, sendo um dos livros mais marcantes da literatura hispano-americana. O escritor foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

A Netflix divulgou um vídeo de bastidores para Cem Anos de Solidão. A primeira parte da adaptação do livro de Gabriel García Márquez chega ao canal no dia 11 de dezembro. Na prévia é possível conferir o trabalho da construções do cenários e os processos de gravação dos diretores Laura Mora e Alex García López.
.
O vídeo mostra como a obra, clássico do realismo mágico e um dos títulos mais prestigiados da literatura mundial, foi adaptada para as telas. Os diretores Laura Mora (de Os Reis do Mundo) e Alex García López (de The Witcher e Narcos) revelam os desafios enfrentados e suas inspirações, em um processo criativo que buscou honrar o legado de García Márquez.
.
O atores do elenco principal, Marleyda Soto (Úrsula Iguarán), Claudio Cataño (Aureliano Buendía) e Diego Vásquez (José Arcadio Buendía), também aparecem no vídeo. Confira:

O projeto tem apoio da família do escritor, que morreu em 2014, e foi filmado na Colômbia. A locação, assim como a gravação original em língua espanhola, foram exigências dos herdeiros.
.
“Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade como Cem Anos de Solidão, sempre buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro. Fizemos isso com amor e respeito pelo livro, com o apoio de uma equipe técnica e humana excepcional.” – Laura Mora (Diretora)

revistaprosaversoearte.com - 'Cem Anos de Solidão' - Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix
Claudio Cataño (Coronel Aureliano Buendía) – Série ‘Cem Anos de Solidão’, estreia na Netflix em dezembro

SÉRIE ‘CEM ANOS DE SOLIDÃO’ (CIEN AÑOS DE SOLEDAD) 
Sinopse oficial: Após se casarem contra a vontade dos pais, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán abandonam o vilarejo onde moram para embarcar em uma jornada em busca de um novo lar. Acompanhados por amigos e aventureiros, o casal chega às margens de um rio de pedras pré-históricas, onde fundam uma cidade utópica que batizam de Macondo. Diversas gerações da linhagem dos Buendía marcarão o futuro dessa cidade mítica, atormentada pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e absurda, e o medo de que uma terrível maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão.
.
Publicado em 1967, Cem Anos de Solidão é um dos livros mais emblemáticos de Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Considerado uma obra-prima das literaturas hispano-americana e universal, o romance aclamado pelo público já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 40 idiomas.
.
Série dividida em duas partes – a primeira, composta de 8 episódios, estreia em 11 de dezembro 2024.
Ficha técnica
Título original
: Cien Años de Soledad | Elenco: Claudio Cataño (coronel Aureliano Buendía adulto), Jerónimo Barón (Aureliano Buendía criança), Marco González (José Arcadio Buendía), Leonardo Soto (José Arcadio filho), Susana Morales (Úrsula Iguarán), Ella Becerra (Petronila), Carlos Suaréz (Aureliano Iguarán), Moreno Borja (Melquíades), Santiago Vásquez (Aureliano Buendía adolescente), Samaria Viña Machado (Pilar Ternera) | Direção: Alex García López e Laura Mora | Produção executiva: Diego Ramírez Schrempp, Juliana Flórez Luna, Andrés Calderón, Josep Amorós, Carolina Caicedo, Alex García López, Laura Mora, José Rivera, Rodrigo García, Gonzalo García Barcha | Roteiro: José Rivera, Natalia Santa, Camila Brugés, María Camila Arias e Albatrós González | Direção de fotografia: Paulo Pérez e Maria Sarasvati | Direção de arte: Eugenio Caballero e Bárbara Enríquez | Figurino: Catherine Rodríguez | Direção de elenco: Yolanda Serrano e Eva Leira | Música: Camilo Sanabria e Juan Diego Valencia | Edição: Irene Blecua e Miguel Schverdfinger | Locações: regiões de La Guajira, Magdalena, Cesar, Cundinamarca e Tolima, na Colômbia | Episódios: 16 episódios | Gênero: Drama – Realismo mágico | Idioma original: Espanhol | País: Colômbia | Emissora original: Netflix | Esteia mundial – primeira parte/8 episódios: 1 de dezembro 2024
——–
Fonte: Netflix Brasil / @netflixcolombia

Confira o Teaser oficial ‘Cem Anos de Solidão’ | Netflix

“MUITOS ANOS DEPOIS, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos.”
– Gabriel García Márquez, em “Cem Anos de Solidão” [tradução Eliane Zagury]. Editora Record, 2018

revistaprosaversoearte.com - 'Cem Anos de Solidão' - Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix
Série ‘Cem Anos de Solidão’, estreia na Netflix em dezembro

“(…) estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilonia acabasse de decifrar os pergaminhos e que tudo o que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra.”
– Gabriel García Márquez, em “Cem Anos de Solidão” [tradução Eliane Zagury]. Editora Record, 2018

revistaprosaversoearte.com - 'Cem Anos de Solidão' - Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix
Gabriel García Márquez – Cem Anos de Solidão

LEIA TAMBÉM
:: Os sete capítulos esquecidos de ‘Cem Anos de Solidão’, de Gabriel García Márquez
:: Os segredos da obra ‘Cem Anos de Solidão’, de Gabriel García Marquez


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES