sexta-feira, novembro 15, 2024

Centro de Artes Casa da Rua do Amor abre vagas para oficinas culturais e promove apresentações de peças com entrada franca, em Santa Cruz

Inaugurado em 2016, o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, através do edital Ações Locais da SMC/ Lei Paulo Gustavo, lança programação grátis entre julho e novembro com oficinas e espetáculos teatrais, em Santa Cruz, RJ. O espaço existe há quase 20 anos e desde 2013 está sob a gestão da 7 Phocus Companhia de Teatro com aulas de teatro, musica, dança, exposição.
.
A temporada teatral abre no dia 20/7, sábado, às 19 horas com a peça infantil “Capitão Livrão” que incentiva e reforça a importância do estudo para a garotada. “Para quem estranha o horário, a gente sempre lembra que a apresentação é num teatro a céu aberto, sendo assim pela tarde ou manhã não privilegia a iluminação da peça que ajuda no imaginário da criançada”, comenta Gisele Flôr, atriz e coordenadora geral da Centro de Artes Casa da Rua do Amor.

O Grupo – Teatro do Ambulante – Rio de Janeiro com texto de André Faxas e direção de Sergio Telles conta a história de uma menina rica (Martinica), que odeia ler e estudar, mas é apaixonada por um menino profundamente estudioso (Cassiano) que não lhe dá atenção. Se sentindo rejeitada pela sua falta de cultura, ela recebe ajuda de um super-herói, o poderoso “Capitão Livrão”, cheio de superpoderes e assim começa sua busca por conhecimento através da leitura e com isso fica motivada a conquistar Cassiano.
.
No entanto, os vilões videogame “Game Over” e o celular “Clara Viva” surgem para atrapalhar a missão de tornar a vida de Martinica mais produtiva e menos superficial. Travam um grande duelo, onde o tradicional livro terá o confronto com o entretenimento tecnológico, pela atenção da menina.

Já no próximo mês, em 24/8, sábado, às 19 horas, o diretor e dramaturgo Gilvan Balbino chega ao espaço com o espetáculo “A Farsa do Bumba-Meu-Boi”, uma ópera popular com inspiração no folclore brasileiro encenada pelo Grupo Teatral De 4 No Ato. A história do boi de raça morto para saciar o desejo da grávida Catirina, que quer comer sua língua. Com medo de a esposa perder o filho, seu marido, Mateus, resolve matar o boi de seu patrão.
.
Muita confusão acontece até que o boi seja ressuscitado. A conhecida trajetória do atrapalhado casal, difundida e propagada nos quatro cantos do país, conduz o espectador a um divertido jogo cênico com três atores se alternando entre cinco personagens, deixando a história dinâmica e irreverente, como convém ao repertório da cultura popular brasileira.

Gisele Flôr explica que o lugar quando não é contemplado por editais, os moradores e comerciantes locais estão sempre no apoio para não faltar atividades na programação permanente. Ela junto à equipe formada por atores e arte-educadores prepara um ambiente acolhedor com a nova programação para o público de diversas faixas etárias, incluindo pessoas com alguma deficiência.
.
_ Para acessibilidade iremos oferecer intérprete de Libras em todas as apresentações. Além disso, vamos deixar à disposição das ONGs e instituições locais uma van de 15 lugares para ida e volta de moradores com deficiência – diz. “Mas para isso, há uma busca ativa de ONGs e espaços de convivência onde a nossa produção entra em contato para confirmar a necessidade”– acrescenta Rodrigo Veras, produtor executivo.

revistaprosaversoearte.com - Centro de Artes Casa da Rua do Amor abre vagas para oficinas culturais e promove apresentações de peças com entrada franca, em Santa Cruz
Centro de Artes Casa da Rua do Amor abre vagas para oficinas culturais | Capitão Livrão

Um teatro no quintal da casa
O Centro de Artes Casa da Rua do Amor abriga o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, inaugurado em 2016 com capacidade para 70 lugares, palco italiano, parcialmente coberto e acústica perfeita, camarim e banheiro. Além dele, também o Museu de Artes Lúdicas, Cineclube Waldir Onofre, Teatro de Bolso Vilma Camarate e Sala de Leitura e Escritas Criativas Fabi Carrozino.
.
O Centro de Artes, no número 3 da Rua do Amor, funciona na casa doada há 17 anos pela extinta empresa Valesul Alumínio, que tinha fábrica em Santa Cruz. Nos anos 2000, a empresa fez um diagnóstico da região e seu entorno para conhecer as necessidades básicas dos moradores. Entre os temas apontados no questionário estava a falta de atividades de arte e cultura.

Mesmo com todas as dificuldades de ser um espaço localizado em uma região periférica, já pisaram no palco Teatro a Céu Aberto do Saquassu muitas Companhias de teatro, tanto nacionais quanto internacionais, com suas devidas produções artísticas, algumas com ajuda de custo, outras totalmente voluntárias.
.
Inscrições para duas oficinas: crianças, jovens e adultos. Toda quarta-feira, de julho a novembro:
.
● Oficina de criação Artística para infância (8 a 12 anos). Duas turmas, das 14h às 16h e 16h às 18h. Módulo 1 – Teatro de Bonecos (@zeluz56); Módulo 2 – Danças Populares (@myrianbrasil17); Módulo 3 – Desenho (@johnnyportela); Módulo 4 – Criando e Contando Histórias (@ana.paula_pereira_) e (@maria.conta.historias); Módulo 5 – Brinquedos e Brincadeiras (@liilvaz).
.
● Oficina de Prática de montagem teatral para jovens e adultos (a partir de 16 anos) com Giselle Flôr (@giselle.flor.07). Toda quarta, 18h às 21h, finalizando com uma apresentação teatral em novembro.
.
Contatos para inscrições gratuitas na bio @casadaruadoamor ou pelo (21)98507-4999 (Casa da Rua do Amor). Sobre a programação permanente do Centro de Artes Casa da Rua do Amor. Aulas: Teatro, Violão e Cavaquinho, Musicalização Infantil, Flauta Doce e Dança do Ventre. Eventos: Roda de Samba, Apresentação Teatral e Encontro Musical.
.
FICHA TÉCNICA
Giselle Flôr – coordenadora geral/ Rodrigo Veras – produção executiva/ Luiz Vaz – curador/ Roberto Lincoln – produtor cultural/ Allexandra Hayram – gestora de mídias sociais e designer gráfico/ Clóvis Corrêa – assessor de imprensa.
>Acompanhe: Linktree  | IG @casadaruadoamor


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES