Centro de Artes Casa da Rua do Amor abre vagas para oficinas culturais e promove apresentações de peças com entrada franca, em Santa Cruz

Inaugurado em 2016, o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, através do edital Ações Locais da SMC/ Lei Paulo Gustavo, lança programação grátis entre julho e novembro com oficinas e espetáculos teatrais, em Santa Cruz, RJ. O espaço existe há quase 20 anos e desde 2013 está sob a gestão da 7 Phocus Companhia de Teatro com aulas de teatro, musica, dança, exposição.
.
A temporada teatral abre no dia 20/7, sábado, às 19 horas com a peça infantil “Capitão Livrão” que incentiva e reforça a importância do estudo para a garotada. “Para quem estranha o horário, a gente sempre lembra que a apresentação é num teatro a céu aberto, sendo assim pela tarde ou manhã não privilegia a iluminação da peça que ajuda no imaginário da criançada”, comenta Gisele Flôr, atriz e coordenadora geral da Centro de Artes Casa da Rua do Amor.

O Grupo – Teatro do Ambulante – Rio de Janeiro com texto de André Faxas e direção de Sergio Telles conta a história de uma menina rica (Martinica), que odeia ler e estudar, mas é apaixonada por um menino profundamente estudioso (Cassiano) que não lhe dá atenção. Se sentindo rejeitada pela sua falta de cultura, ela recebe ajuda de um super-herói, o poderoso “Capitão Livrão”, cheio de superpoderes e assim começa sua busca por conhecimento através da leitura e com isso fica motivada a conquistar Cassiano.
.
No entanto, os vilões videogame “Game Over” e o celular “Clara Viva” surgem para atrapalhar a missão de tornar a vida de Martinica mais produtiva e menos superficial. Travam um grande duelo, onde o tradicional livro terá o confronto com o entretenimento tecnológico, pela atenção da menina.

Já no próximo mês, em 24/8, sábado, às 19 horas, o diretor e dramaturgo Gilvan Balbino chega ao espaço com o espetáculo “A Farsa do Bumba-Meu-Boi”, uma ópera popular com inspiração no folclore brasileiro encenada pelo Grupo Teatral De 4 No Ato. A história do boi de raça morto para saciar o desejo da grávida Catirina, que quer comer sua língua. Com medo de a esposa perder o filho, seu marido, Mateus, resolve matar o boi de seu patrão.
.
Muita confusão acontece até que o boi seja ressuscitado. A conhecida trajetória do atrapalhado casal, difundida e propagada nos quatro cantos do país, conduz o espectador a um divertido jogo cênico com três atores se alternando entre cinco personagens, deixando a história dinâmica e irreverente, como convém ao repertório da cultura popular brasileira.

Gisele Flôr explica que o lugar quando não é contemplado por editais, os moradores e comerciantes locais estão sempre no apoio para não faltar atividades na programação permanente. Ela junto à equipe formada por atores e arte-educadores prepara um ambiente acolhedor com a nova programação para o público de diversas faixas etárias, incluindo pessoas com alguma deficiência.
.
_ Para acessibilidade iremos oferecer intérprete de Libras em todas as apresentações. Além disso, vamos deixar à disposição das ONGs e instituições locais uma van de 15 lugares para ida e volta de moradores com deficiência – diz. “Mas para isso, há uma busca ativa de ONGs e espaços de convivência onde a nossa produção entra em contato para confirmar a necessidade”– acrescenta Rodrigo Veras, produtor executivo.

Centro de Artes Casa da Rua do Amor abre vagas para oficinas culturais | Capitão Livrão

Um teatro no quintal da casa
O Centro de Artes Casa da Rua do Amor abriga o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, inaugurado em 2016 com capacidade para 70 lugares, palco italiano, parcialmente coberto e acústica perfeita, camarim e banheiro. Além dele, também o Museu de Artes Lúdicas, Cineclube Waldir Onofre, Teatro de Bolso Vilma Camarate e Sala de Leitura e Escritas Criativas Fabi Carrozino.
.
O Centro de Artes, no número 3 da Rua do Amor, funciona na casa doada há 17 anos pela extinta empresa Valesul Alumínio, que tinha fábrica em Santa Cruz. Nos anos 2000, a empresa fez um diagnóstico da região e seu entorno para conhecer as necessidades básicas dos moradores. Entre os temas apontados no questionário estava a falta de atividades de arte e cultura.

Mesmo com todas as dificuldades de ser um espaço localizado em uma região periférica, já pisaram no palco Teatro a Céu Aberto do Saquassu muitas Companhias de teatro, tanto nacionais quanto internacionais, com suas devidas produções artísticas, algumas com ajuda de custo, outras totalmente voluntárias.
.
Inscrições para duas oficinas: crianças, jovens e adultos. Toda quarta-feira, de julho a novembro:
.
● Oficina de criação Artística para infância (8 a 12 anos). Duas turmas, das 14h às 16h e 16h às 18h. Módulo 1 – Teatro de Bonecos (@zeluz56); Módulo 2 – Danças Populares (@myrianbrasil17); Módulo 3 – Desenho (@johnnyportela); Módulo 4 – Criando e Contando Histórias (@ana.paula_pereira_) e (@maria.conta.historias); Módulo 5 – Brinquedos e Brincadeiras (@liilvaz).
.
● Oficina de Prática de montagem teatral para jovens e adultos (a partir de 16 anos) com Giselle Flôr (@giselle.flor.07). Toda quarta, 18h às 21h, finalizando com uma apresentação teatral em novembro.
.
Contatos para inscrições gratuitas na bio @casadaruadoamor ou pelo (21)98507-4999 (Casa da Rua do Amor). Sobre a programação permanente do Centro de Artes Casa da Rua do Amor. Aulas: Teatro, Violão e Cavaquinho, Musicalização Infantil, Flauta Doce e Dança do Ventre. Eventos: Roda de Samba, Apresentação Teatral e Encontro Musical.
.
FICHA TÉCNICA
Giselle Flôr – coordenadora geral/ Rodrigo Veras – produção executiva/ Luiz Vaz – curador/ Roberto Lincoln – produtor cultural/ Allexandra Hayram – gestora de mídias sociais e designer gráfico/ Clóvis Corrêa – assessor de imprensa.
>Acompanhe: Linktree  | IG @casadaruadoamor

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Francis Hime celebra 85 anos com álbum de inéditas ‘Não navego pra chegar’

Chega às plataformas de streaming “Não navego pra chegar”, novo álbum de Francis Hime. O projeto reúne…

48 minutos ago

Sunset Rio Instrumental 2025 | Programação

O Sunset Rio Instrumental está de volta com shows, oficinas e painéis gratuitos, que acontecem…

19 horas ago

Álbum e audiovisual: Sambabook Beth Carvalho reúne uma constelação de artistas

Sambabook Beth Carvalho presta homenagem à madrinha do samba na sexta edição do projeto da…

1 dia ago

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

1 dia ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

2 dias ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

2 dias ago