Entre-vistas é o primeiro livro produzido por Charles Watson a partir de suas entrevistas com artistas brasileiros e de diversas nacionalidades. O material é resultado de 25 anos do DYNAMIC ENCOUNTERS /International Art Workshops, projeto educacional que conduz viagens com foco em arte contemporânea para destinos nacionais e internacionais. Um dos diferenciais do projeto está em realizar visitas a ateliês de artistas, onde são feitas entrevistas sobre seus processos de trabalhos e trajetórias. Os encontros são sempre filmados e compõem um acervo de mais de 700 horas de material. A documentação do projeto é responsável por um registro histórico da arte contemporânea brasileira, uma memória rica e inédita da criação artística nas últimas décadas.
O livro ‘Entre-vistas: Acervo Dynamic Encounters Brasil’ é um recorte desse registro, uma seleção de apenas 15 entrevistas (realizadas entre 2009 e 2016) dentre as mais de 150 existentes com artistas brasileiros. Entre os entrevistados nesse livro estão: Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Cadu, Cildo Meireles, Cristina Canale, Daniel Senise, Eduardo Berliner, José Bechara, Lucia Laguna, Luiz Zerbini, Nelson Felix, Rosângela Rennó, Tunga, Vik Muniz e Waltercio Caldas. Entre-vistas: Acervo Dynamic Encounters Brasil é um livro de contrastes, tanto entre as atitudes de trabalho quanto entre as maneiras de expressá-las. A meta principal dessas entrevistas é salientar um denominador comum que existe entre dinâmicas criativas em diferentes campos de atuação, temas das pesquisas de Charles Watson sobre pensamento criativo e desempenho otimizado.
Financiado pelo edital Viva Arte!, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente durante o lançamento, no dia 23, quinta-feira, às 19h, na Escola de Artes Visuais. Quantidade limitada.
Sobre o Dynamic Encounters:
Desde 1992, Charles Watson conduz viagens para os principais museus, galerias, eventos de arte e ateliês dos mais importantes artistas da cena atual. Acompanhando os grupos, há sempre uma equipe de orientadores – artistas, críticos, curadores e professores cuidadosamente selecionados pela abrangência das suas experiências e abordagens. Os grupos que participam das viagens vêm de diversas trajetórias –– artistas, designers, publicitários, arquitetos, professores, advogados e toda uma variedade de profissões.
Em 2017, o ‘Dynamic Encounters’ realizará viagens para a Documenta de Kassel, Münster Sculpture Project e Bienal de Veneza , além de um projeto de visitas no Rio de Janeiro (entre os dias 20 e 23 de abril).
SERVIÇO
Lançamento/livro: ‘Entre-vistas: Acervo Dynamic Encounters Brasil’ (exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente durante o lançamento – quantidade limitada)
Data: 23 de março, quinta-feira, às 19h
Local: Escola de Artes Visuais
Entrada: grátis
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…