AGENDA CULTURAL

Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculo ‘A Luta’

De forma cômica, o espetáculo “A Luta” transita por temas presentes na vida de trabalhadoras, inspirando-as à reflexão. O espetáculo será apresentado na Zona Leste, Zona Norte e Zona Oeste
.
A Cia. Madeirite Rosa está realizando uma grande temporada que celebra os seus dez anos de trajetória. No mês de agosto de 2024, o grupo segue com sua Mostra de Repertório apresentando o espetáculo “A Luta” em diferentes lugares de São Paulo.

No dia 10 de agosto (sábado), às 16h, o espetáculo será apresentado na Maloca Alcântara Machado, Embaixo do Viaduto Alcântara Machado, na Zona Leste.
.
Em 18 de agosto (domingo), às 14h, a apresentação acontece na Feira da Kantuta, no Canindé, na Zona Norte. E no dia 19 de agosto (segunda-feira), às 19h30, o grupo se apresenta para estudantes do EJA EMEF Brasil Japão, no Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo (SP).

“A Luta” é um divertido espetáculo que aposta no riso e na identificação do público com as situações das cenas, como uma forma de fortalecer os vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva.

Espetáculo ‘A Luta’. da Cia. Madeirite Rosa – foto: Suelen Dias.

Entre músicas, narrativas e palhaçarias, duas oponentes se enfrentam em um ringue de boxe criando estratégias de sobrevivência. O grande embate entre a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e a faxineira do ringue, Maria da Luta, acaba por transportá-las a diferentes espaços do cotidiano e da imaginação, trazendo importantes reflexões sobre a vida das mulheres trabalhadoras em diferentes instâncias.

Feito para o público de todas as idades, o espetáculo foi construído a partir da recriação de gagues clássicas de palhaçaria, dando forma a discussões e questões sociais atuais.
.
A montagem também propõe uma investigação sobre espaços não convencionalmente teatrais e uma reflexão crítica sobre a representação das mulheres dentro de uma linguagem cômica.

Com “A Luta”, a Cia. Madeirite Rosa busca promover, por meio do teatro, da comicidade e da música, o encontro entre cena e público, em uma relação de cumplicidade.
.
A apresentação faz parte do projeto “Cia. Madeirite Rosa 10 ANOS” contemplado na 17ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo.

Espetáculo ‘A Luta’. da Cia. Madeirite Rosa – foto: Suelen Dias

Sobre a Cia. Madeirite Rosa
A Cia. Madeirite Rosa é composta por seis mulheres artistas e educadoras, e surgiu em 2013 com o intuito de investigar uma linguagem cômica crítica diretamente atravessada pela questão de gênero. Vindas de experiências com outros grupos de teatro, as atrizes reuniram-se em torno de experimentos cênicos e intervenções artísticas em espaços periféricos de grande circulação, como feiras, terminais urbanos, ruas e espaços de mobilização social – todos locais nos quais há o debate ou são observadas e vividas as diversas realidades de exclusão presentes na cidade de São Paulo.
.
“Observamos que rir conjuntamente das situações que promovem identificação pode fortalecer os vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva, e aqui enfatizamos a necessidade de que, em uma sociedade desigual no que tange ao gênero, esses imaginários possam ser compartilhados a partir de e entre mulheres, e nunca reforçando estereótipos generalizantes”, comenta o grupo Madeirite Rosa.
.
O nome do grupo vem de “madeirite” – placa feita com restos de madeira de baixo custo, utilizada no cercamento provisório de obras, mas que passou a ser usada de forma permanente na construção de casas em determinadas realidades sociais. Nesse material, a coloração rosa é de uma tinta que dá força a essa frágil placa. O nome foi escolhido para dialogar com uma realidade de exclusão da cidade de São Paulo, onde o que é provisório acaba sendo apropriado como permanente, fruto da precariedade. Todas as artistas do grupo eram militantes em ocupações por moradia no extremo sul da cidade de São Paulo, onde o material madeirite rosa era amplamente usado nas construções dos ocupantes.

Espetáculo ‘A Luta’. da Cia. Madeirite Rosa – foto: Suelen Dias

SINOPSE
Em um ringue de boxe enfrentam-se duas oponentes: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e Maria da Luta, a faxineira do ringue. A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação.

Espetáculo ‘A Luta’. da Cia. Madeirite Rosa – foto: Suelen Dias

SERVIÇO
Espetáculo “A Luta”
Com Cia. Madeirite Rosa
Duração: 45 minutos.
Classificação LivreGrátis
.
Quando: 10 de agosto de 2024 (sábado) – Horário: 16h
Onde: Maloca Alcântara Machado – Endereço: Embaixo do Viaduto Alcântara Machado – av Alcântara Machado, altura do número 900 – Zona Leste – São Paulo – SP
Capacidade: 1000 pessoas. Acessibilidade: não possui. Não possui estacionamento
.
Quando: 18 de agosto de 2024 (domingo) – Horário: 14h
Onde: Feira da Kantuta – Endereço: Praça Kantuta, 924 – Canindé, na Zona Norte – São Paulo – SP
Capacidade: 1000 pessoas. Acessibilidade: não possui. Não possui estacionamento
.
Quando: 19 de agosto de 2024 (segunda-feira) – Horário: 19h30
Onde: EJA EMEF Brasil Japão – Endereço: R. Dr. Paulo Carvalho Ferreira, 94 – Jardim Sarah, Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo (SP).
Apresentação fechada para estudantes
.

Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini
Fotos: Suelen Dias
.
Informações: FB @madeiriterosa / IG: @madeiriterosa

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Álbum ‘O Amor dos Poetas’ | Toninho Geraes

Toninho Geraes lança o álbum "O Amor dos Poetas" (Mills Records), com um repertório que…

6 horas ago

Lara Castagnolli apresenta espetáculo ‘Lara Canta Gal’ no palco do Tavares Club

O Tavares Club será palco para o projeto "Lara Canta Gal", no dia 21 de…

9 horas ago

Álbum ‘Luiz Carlos da Vila – 75 anos’ | Grupo Galocantô, com participações de Moyseis Marques e Moacyr Luz

Galocantô lança homenagem ao compositor Luiz Carlos da Vila. Álbum traz registro ao vivo, com…

10 horas ago

Álbum ‘Valsas de Garoto’ | Toninho Ferragutti e André Siqueira

Com arranjos inéditos, lançamento do Selo Sesc traz valsas de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto,…

12 horas ago

Pianista Guilherme Veroneze lança ‘Névoa’, primeiro single do seu novo álbum

Guilherme Veroneze lança "Névoa", primeira faixa do seu próximo álbum 'Entremares'. Inspirado na neblina das…

12 horas ago