Cida Moreira apresenta o show Um Copo de Veneno no SESI Ribeirão Preto

A Cantora, pianista e atriz Cida Moreira apresenta o show Um Copo de Veneno – nome de seu álbum de 2020 – no Teatro do SESI Ribeirão Preto, no dia 28 de outubro, sábado, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pela plataforma Meu Sesi.
.
Na pele da personagem ‘dama do cabaré’, Cida Moreira apresenta músicas de gêneros distintos, com interpretação personalíssima e o requinte da expressividade teatral que a consagrou nos palcos.

O programa traz sucessos da MPB e da música internacional como “Você Me Vira a Cabeça”, gravado por Alcione, e “Private Dancer”, obra marcante na carreira solo de Tina Turner, além de versão inédita do hit “Eu Sou a Diva que Você quer Copiar”, de Vanessa Popozuda, e de músicas com temáticas contemporâneas como a contundente “A Bala” (sobre a cultura armamentista), do premiado Calle 13 (Porto Rico), “Efêmera”, de Tulipa Ruiz, e “O Verbo e a Verba”, de Lenine e Lula Queiroga. Entre as demais canções do roteiro estão “A Última Sessão de Música” (Milton Nascimento), “Singapura” (Eduardo Dussek), “Perfeição” (Renato Russo) e “Nem Leve Flores” (Belchior).
.
A dramaticidade que Cida Moreira imprime nas músicas, pinçadas da trilha do programa homônimo, veiculado pelo Canal Brasil, presenteia o público com uma ‘leitura’ diferente sobre essas obras. Ela define o trabalho como “uma reflexão, uma crítica poética, com forte viés político e artístico; uma criação libertária, uma ousadia assumida nos tempos atuais”.

Em 45 anos de carreira, Cida Moreira possui extenso currículo e uma trajetória marcada pela versatilidade, que registra 13 discos, 11 filmes, quatro minisséries de TV, três novelas e incontáveis direções musicais em teatro. Entre seus trabalhos mais recentes, destaque para os CDs Angenor (2008 – homenagem aos 100 anos de Cartola), A Dama Indigna (2010), Soledade (2017), Um Copo de Veneno (2020 – CD e série de TV – Canal Brasil) e Poeta do Riso e da Dor (2023, interpretando Sérgio Sampaio); para o espetáculo Noites de Berlin – A Música de Brecht Weill (Orquestra do Theatro São Pedro), participação no Ano do Brasil em Portugal e show Cabaret Queer (apresentado em Berlim); e para os longas-metragens O Que Se Move (de Caetano Gottardo – prêmio de melhor atriz do Festival de Cinema Lakino, Berlim), Deserto (de Guilherme Weber) e As Boas Maneiras (de Marco Dutra e Juliana Rojas).

Cida se destacou, em 1977, como atriz de teatro, na peça A Farsa da Noiva Bombardeada (de Alcides Nogueira com direção de Marcio Aurélio) e, em 1978, no Teatro Ornitorrinco, com o qual percorreu o país por dois anos de muito sucesso. No mesmo período, atuou na montagem original de Ópera do Malandro (de Chico Buarque com direção de Luiz Antônio Martinez Corrêa) e da remontagem de Os Saltimbancos (com direção de Antonio Pedro). Nesta fase da carreira, Cida tornou-se uma especialista nas canções teatrais, característica que moldou definitivamente sua personalidade como cantora.

Em 1980, começou uma carreira como cantora com o show Summertime (com direção de José Possi Neto) que percorreu todo o país e resultou na gravação de seu primeiro disco, de mesmo nome, em 1981. Cida Moreira se consolidou na cena cultural, com um vasto histórico no teatro, cinema e música, uma artista com uma trajetória original e singular que se firmou na cena cultural brasileira com uma identidade artística forte e determinante.
.
A circulação do show Cida Moreira, Um Copo de Veneno foi contemplado pelo Edital SESI-SP Música – Série Popular – 2022, iniciada em maio no Centro Cultural Fiesp (São Paulo) e já passou pelos Teatros do SESI Campinas Amoreiras, SESI Itapetininga e SESI Rio Preto.

Cida Moreira -foto © Murilo Alvesso

SERVIÇO
Show: Cida Moreira – Um Copo de Veneno
Dia 28 de outubro. Sábado, às 20h
SESI Ribeirão Preto – Teatro
Rua João Ignacchitti, 20-364 – Jd. Castelo Branco. Ribeirão Preto/SP.
Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi.
Informações: (16) 3603-7300 | suribeirao@sesisp.org.br
Local: Teatro. Capacidade: 367 lugares. Classificação: Livre
Na rede: @sesirpreto | Cida Moreira nas redes: @cidamoreiraoficial
.
LEIA TAMBÉM
:: Discografia de Cida Moreira – atriz, pianista e cantora
:: Álbum ‘Sérgio Sampaio Poeta do Riso e da Dor’ – de Cida Moreira, Lê Coelho e Ivan Gomes

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Tiago Caetano lança o seu primeiro álbum ‘Eco da Baía’

Uma certa doçura, um país carregado de história política e cultural. Imagens vêm instantaneamente à…

1 hora ago

Velha D+ faz três únicas e inéditas apresentações no Espaço de Provocação Cultural

Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…

2 dias ago

Enzo Belmonte lança álbum ‘Meu Axé – Cantigas de Terreiro (ao vivo no Cacique de Ramos)’

No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…

2 dias ago

A Bailarina Fantasma faz quatro apresentações no Espaço 28, no Bom Retiro

Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…

2 dias ago

Zeca Baleiro canta ‘Esperanto’, single do álbum da poeta Lúcia Santos

Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…

3 dias ago

Karina Buhr lança single ‘Poeira da Luz’

Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…

3 dias ago