Exposição interativa ‘Cidade 60+’ ocupa o Museu da República
Programação gratuita inclui oficinas de acessibilidade e
performances artísticas como roda de samba e seresta
Em cartaz de 13 de maio a 16 de julho
.
No passado, envelhecer era um privilégio de poucos, mas isso mudou. Em 2050, estima-se que 31% da população vai ter mais de 60 anos no Brasil. A expectativa de vida aumentou mais de 30 anos no último século. Pela primeira vez na história, haverá mais idosos que crianças – e essa revolução da longevidade traz muitas oportunidades e desafios para as cidades e a sociedade.
.
Esse é o tema da Exposição Cidade 60+, em cartaz no Museu da República de 13 de maio a 16 de julho, que convida o público de todas as idades a vivenciar diferentes situações do cotidiano na cidade, compartilhar experiências e discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. Com idealização da Festum e coorealização da Folguedo, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura e patrocínio da Sotreq.
.
A exposição ocupa três salas do museu com diversos vídeos, jogos, experimentos, intervenções artísticas e depoimentos de pessoas 60+ e de especialistas que atuam por uma sociedade mais justa e inclusiva. Reúne ainda intervenções artísticas como fotografias documentais de Claudia Ferreira, um curta-metragem imersivo de Andressa Núbia, uma videoinstalação de Leonardo Martins, o yarnbombing ou bombardeio de fios da artesã Luiza Andreia, lambes de Alberto Pereira e a série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, idealizada pelo jornalista Yuri Fernandes. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais.
.
Na semana de inauguração, a programação inclui atividades culturais temáticas ao livre, nos jardins do Museu da República. Haverá apresentação do Coral do Museu da República, da roda de samba A Gloriosa, grupos de Seresta do Museu da República e performance artística de Julie Brasil. Além disso, a Exposição Cidade 60+ inclui uma série de oficinas de acessibilidade cultural e cheia de atitude, sobre temas como capacitismo e acessibilidade científico/cultural e tecnológica.
“Depois de desenvolver a Exposição Cidade Acessível, que discute acessibilidade e mobilidade urbana, percebemos a importância de pensar essas questões a partir dos idosos. Essa é uma reflexão que interessa a todos, pois todos envelhecemos, e o envelhecimento da população é uma das questões sociais, econômicas e culturais mais importantes no mundo atual. E no momento já estamos trabalhando no próximo projeto, a Exposição Cidade Mulher, que aborda o acesso, mobilidade e direito à cidade a partir de uma perspectiva de gênero, visibilizando intervenções artísticas urbanas de mulheres”, dizem os idealizadores e realizadores da Exposição Cidade 60+.
.
A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. É possível visitar também a Exposição Virtual Cidade 60+. Clique aqui.
.
.
Sobre o Museu da República
O Palácio do Catete, que abriga atualmente o Museu da República, é um prédio histórico localizado na cidade do Rio de Janeiro e foi palco de diversos episódios importantes da história. O Museu da República busca contribuir para o desenvolvimento sociocultural do país por intermédio de suas ambientações, exposições temporárias e de longa duração, eventos culturais, ações de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural republicano que conserva. O seu compromisso é com a universalização democrática do acesso aos seus acervos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania. museudarepublica.museus.gov.br/ | www.instagram.com/museudarepublica
.
Sobre a Folguedo
Desde 2005 atua com educação, cultura, arte e ciência, criando experiências inovadoras e acessíveis que misturam expografia, cenografia, design, tecnologia e conteúdo criativo. Já realizou mais de 60 projetos para exposições, ações, eventos, festivais, museus, marcas, sites, sinalização e humanização de espaços. Atua desde a conceituação até o produto final, em projetos autorais ou em parceria com clientes. Siga no instagram: @folguedo / site folguedo.
SERVIÇO
.
EXPOSIÇÃO CIDADE 60+
.
Data: De 13 de maio a 16 de julho
Horário: Das 10 às 17h de terça a sexta / das 11 às 17h sábados, domingos e feriados / Fechado às segundas feiras
Local: Museu da República, Rio de Janeiro
Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-000
Ingressos: entrada gratuita
Agendamento de grupos: Ficará disponível no perfil da Folguedo no Instagram.
.
.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA INAUGURAÇÃO
.
13.5, sábado
– Abertura para o público 11:00
– Fala de abertura da exposição 11:15 (no pátio / tenda)
– Gris – performance artística de Julie Brasil 11:30 (nos jardins e Palácio)
– Roda de samba A Gloriosa 14:00 às 16:00 (no pátio / tenda)
– Seresta do Museu da República 16:00 às 17:00 (no pátio / tenda)
.
.
OUTRAS PROGRAMAÇÕES
.
14.5, domingo
– Coral do Museu da República 11:00 às 12:00 (no pátio / tenda)
– Oficina pra famílias 14:00 às 15:00 (no pátio / tenda)
– Seresta do Museu da República 15:00 às 17:00 (no pátio / tenda).
.
15 a 19.5, segunda a sexta
Oficinas de acessibilidade cultural e atitudinal (na sala multimídia do anexo do Museu)
.
Seg, 15.5 de 14 às 18h
O que é capacitismo? com Isabel Portela
.
Ter, 16.5 de 14 às 18h
Acessibilidade científico/cultural e tecnológica, com Stella Savelli
.
Qua, 17.5 de 14 às 18h
Acessibilidade cultural com recursos e serviços de Tecnologia Assistiva, com Miryam Pelosi
.
Sex, 19.5 de 14 às 18h
Oito Rodas em uma Roda de Conversa (convidados: Juliana Oliveira, Renata Vargas de Carvalho, Silvio Tendler), com Lucília Machado
.
*Inscrições via formulário a ser divulgado nas redes sociais do projeto
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…
“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…