AGENDA CULTURAL

Clarin Cia. de Dança apresenta ‘Da Cor de Cobre’ no Centro Cultural Olido e Teatro Flávio Império

O espetáculo de dança “Da Cor de Cobre” da Clarin Cia. de Dança traz uma releitura poética do Bumba-meu-boi, explorando suas cores, ritmos e a relação entre fé e tradição, mergulhando no imaginário popular maranhense e suas histórias encantadas.
.
Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025 (terça e quarta-feira), às 19h, com entrada gratuita, a Clarin Cia. de Dança apresenta o seu premiado espetáculo “Da Cor de Cobre”, no Centro Cultural Olido, no centro de São Paulo. E nos dias 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Teatro Flávio Império, em Cangaíba, Zona Leste.

A montagem propõe uma imersão sensível no universo do Bumba-meu-boi, manifestação popular maranhense que mistura cores, ritmos e religiosidade. O projeto traz uma releitura poética dessa tradicional festa popular e oferece ao público uma experiência repleta de magia, fé e simbolismo.
.
O espetáculo, que foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023) e ao prêmio de Melhor Figurino no Prêmio APCA (2022), apresenta histórias encantadas de personagens típicos do Bumba-meu-boi, como a figura de Catirina, uma mulher grávida que deseja comer a língua do boi mais belo da fazenda, e seu marido, Pai Francisco, que cuida com carinho desse boi. A montagem propõe uma visão poética do auto do Bumba-meu-boi, imergindo o público na tensão entre o real e o encantado, entre os desafios humanos e a religiosidade presentes nesse folguedo, patrimônio imaterial do Maranhão.

A Clarin Cia. de Dança, dirigida pelo maranhense Kelson Barros, teve contato direto com grupos de diferentes sotaques de São Luís durante uma pesquisa no Maranhão. A companhia traz para o palco uma experiência sensorial que transmite a relação dos brincantes com a terra, com as cores da festa e com a cultura popular brasileira. O nome do espetáculo remete à expressão “Da cor de cobre”, que faz alusão tanto ao personagem místico do “caboclo de penas”, um curandeiro da tradição, quanto ao olhar dos brincantes sobre o entardecer maranhense, a terra avermelhada e a dança que dá vida ao Bumba-meu-boi.
.
Além das apresentações, o projeto “Terra de Águas e Cazumbas”, que foi contemplado na 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promoverá oficinas gratuitas sobre o Bumba-meu-boi e a cultura popular brasileira ao longo do ano de 2025. As oficinas terão como foco as tradições do folguedo, seus personagens e seus ritmos, proporcionando uma verdadeira imersão nesse universo cultural.
.
O projeto visa não apenas a valorização do Bumba-meu-boi como patrimônio cultural, mas também a criação de espaços de formação e troca de saberes sobre a cultura popular brasileira.

Espetáculo de dança ‘Da Cor de Cobre’ – da Clarin Cia. de Dança – foto de Sergio Fernandes

SINOPSE
“DA COR DE COBRE” é uma releitura poética do auto do Bumba-meu-boi, com estórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma grande homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira. Uma forma de chamar atenção para o folclore nacional e ressignificar essa manifestação popular, que acontece na rua, utilizando os elementos técnicos da caixa-preta para recriar os ambientes mágicos das estórias.

Espetáculo de dança ‘Da Cor de Cobre’ – da Clarin Cia. de Dança – foto de Sergio Fernandes

FICHA TÉCNICA
Direção geral e criação: Kelson Barros. Assistente de direção: Vivian Maria. Intérpretes-criadores: Alex Araújo, Carol Monteiro, Fernando Ramos, Gabriela Bacaycoa, Kelson Barros, Loke Wolf, Neném de Souza, Renata Damasco, Thalys Felipe e Vivian Maria. Criação de trilha sonora: Alysson Bruno e Kelson Barros. Voz na poesia: Shirlena Marabillis. Poesia: Vivian Maria. Criação de figurino: Kelson Barros. Consultora de figurino: Gabriela Araújo. Indumentárias dos bois: Boi da Floresta e Boi de Leonardo. Costureiros: Edgar e Gabriela Araújo. Design de luz: Kelson Barros e Renato Lopes. Cenografia: Kelson Barros. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Produção executiva: Cazumba Produções Artísticas.

Espetáculo de dança ‘Da Cor de Cobre’ – da Clarin Cia. de Dança – foto de Sergio Fernandes

SERVIÇO
Espetáculo “Da Cor de Cobre”
Com Clarin Cia. de Dança
Grátis – Classificação Livre
Duração: 65 minutos
.
Centro Cultural Olido
Quando: 28 e 29 de janeiro de 2025
Horário: 19h
Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo/SP
Capacidade: 120 lugares – Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.
.
Teatro Flávio Império (@teatroflavioimperio)
Quando: 30 e 31 de janeiro de 2025
Horário: 20h
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – Zona Leste/SP
Capacidade: 200 lugares – Estacionamento: Sim. Acessibilidade: Sim.
.
Teaser: clique aqui
Informações – instagram: @clarinciadedanca
Facebook: Clarin Cia de Dança
Site: clarinciadedanca

Espetáculo de dança ‘Da Cor de Cobre’ – da Clarin Cia. de Dança – foto de Sergio Fernandes
Espetáculo de dança ‘Da Cor de Cobre’ – da Clarin Cia. de Dança – foto de Sergio Fernandes
Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘Bravo Tenores In Concert’ no Teatro Riachuelo Rio

Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores, acompanhados…

2 horas ago

Grupo Tápias estreia ‘Ziraldo – O Mineiro Maluquinho’, no Sesc Tijuca, em curta temporada

Com texto original de Fernando Caruso, o Grupo Tápias estreia “Ziraldo – O Mineiro Maluquinho”…

4 horas ago

Espetáculo ‘Passaporte para o Amor’, estreia temporada no Teatro Arthur Azevedo

Comédia romântica 'Passaporte para o Amor', escrita pelo autor Dan Rosseto, inédita nos palcos, estreia…

5 horas ago

Ana Paula Albuquerque lança álbum ‘Tributo aos Tincoãs’

A cantora, compositora e arranjadora maranhense Ana Paula Albuquerque saúda ancestralidade e legado dos Tincoãs…

8 horas ago

Daniela Aragão entrevista a cantora Áurea Martins

Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…

12 horas ago

Grupo Nós do Morro comemora 38 anos com eventos gratuitos para todas as idades no Vidigal

“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…

13 horas ago