Educação e literatura – Conceição Evaristo conversará com Bárbara Carina, idealizadora da primeira escola afro-brasileira
.
Uma das escritoras brasileiras mais influentes da atualidade, Conceição Evaristo participa nesta quinta-feira (26/10) do Congresso Mundial de Educação do Sesc RJ. O evento, que começou nesta quarta-feira, reúne, esta semana, especialistas do Brasil e do exterior na sede da instituição, no bairro do Flamengo, para discutir os rumos do ensino e da aprendizagem no país e no mundo.
Conceição Evaristo participa às 18h da roda de conversa “Intelectualidades Negras”, na qual recebe a escritora e professora Bárbara Carine, idealizadora da primeira escola afro-brasileira. A ideia é discutir a educação à luz dos desafios impostos pelo racismo estrutural brasileiro. Interessados em acompanhar presencialmente podem se inscrever no site do Sesc RJ ou então assistir on-line no canal do Sesc RJ no YouTube.
A atividade fechará a programação do segundo dia do evento, que contará também com os minicursos “Por uma educação de esperança”, “Antirracista; inclusão em educação e direitos humanos” e “Translinguagem e línguas em contato”, além de apresentação de trabalhos inscritos.
.
Abertura
A palestra de abertura, nesta quarta-feira (25/10), foi do advogado, filósofo, ex-deputado federal e ex-secretário Municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita. Assessor de Educação do Sesc RJ, Chalita está trabalho no projeto de um Centro de Referência em Educação Inclusiva, que a instituição instalará no bairro da Tijuca.
Além de Chalita, a abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; da diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho; de Issaka Maïnassara, romancista do Níger (norte da África); e Carlos Alvarez Nazareno, sociólogo e educador popular argentino.
.
SERVIÇO
Congresso Mundial de Educação do Sesc RJ
Data e horário: Quinta-feira (26/10), às 18h
Local: Sesc Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo)
Convidadas: Conceição Evaristo e Bárbara Carine