Cordão do Boitatá: 28 anos de um dos maiores símbolos do carnaval de rua do Rio de Janeiro

“Legado, Movimento e Transformação” é o tema de 2024 do tradicional bloco carioca, que vai ter um fevereiro quente: ganha as ruas do Centro da cidade, pela 28ª vez, no dia 4, domingo que antecede a folia; leva, pela 18ª vez, o Baile Multicultural à Praça XV, no dia 11, domingo de carnaval; e, ainda antes, no dia 2, lança álbum com canções próprias.
.
Qualquer folião de rua que tenha passado – ou pretenda passar – o carnaval no Rio sabe a importância e a dimensão do Cordão do Boitatá. Desde 1997, o bloco desfila pelas encruzas estreitas do Centro da Cidade, com sua orquestra de rua, de forma acústica. Além do cortejo uma semana antes do carnaval (em 2024, dia 4 de fevereiro), o grupo promove, no próprio domingo de carnaval, 11 de fevereiro, pela 18ª vez, o Baile Multicultural, na Praça XV, com sua orquestra de palco. Afora o calendário momesco, que carrega o tema “Legado, Movimento e Transformação”, o Boitatá lança em 2 de fevereiro seu segundo projeto fonográfico: o álbum de canções próprias Dos Pés à Cabeça Na Praça, distribuído pela Biscoito Fino.

A Orquestra de Palco do Cordão do Boitatá conta com 15 músicos de referência do cenário carioca que fazem vibrar o Festival Multicultural da Praça XV, por mais de 7h seguidas. O repertório do 18º baile ganha composições dos homenageados do ano: Lecy Brandão, Chico Buarque, Edu Lobo e Rita Lee. Já o cortejo de rua traz três novos estandartes em sua formação. Nego Bispo, José Celso e Chiquinha Gonzaga são as novas personalidades em destaque neste carnaval. Formado por mais de 100 instrumentistas, a Orquestra de Rua do Cordão do Boitatá promove o encontro de adolescentes do grupo “Mulecada que Agita”, do Morro da Serrinha e do Morro dos Macacos, com músicos amadores e profissionais, que atuam também em orquestras sinfônicas, bandas, blocos, universidades e escolas de samba.

Foi no longínquo ano de 1996 que alguns amigos músicos se juntaram para saírem fantasiados pelas ruas do centro do Rio tocando sambas e marchinhas carnavalescas. Conforme crescia, o Cordão do Boitatá reiterava suas crenças no afeto, na festa como luta política, na rua como espaço de construção colaborativa e na música como patrimônio e memória de um povo. Prova disso é que o bloco não conta com patrocinadores, realizando sua festa com recursos arrecadados por meio de financiamento coletivo, ensaios e vendas de camisas e outros ítens, o que garante sua independência e sua autonomia.
.
Pioneirismo, coerência e espírito comunitário que, além de trazer para perto pessoas como Martinho da Vila, Marisa Monte, Keziah Jones, Teresa Cristina, João Donato e Yamandu Costa, todos já tendo passado pelo baile na Praça XV, garantiram ao bloco a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e o reconhecimento, pela ALERJ, como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, ambas honrarias oferecidas no ano de 2022.

Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro. foto: ©Sabrina Mesquita.

SERVIÇO
CORDÃO DO BOITATÁ
CARNAVAL 2024: “LEGADO, MOVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO”
.
CORTEJO DA ORQUESTRA DE RUA
Data: domingo, 4 de fevereiro de 2024
Horário: 8h
Local: Centro do Rio
.
BAILE MULTICULTURAL DO BOITATÁ
Data: domingo, 11 de fevereiro de 2024
Horário: 11h
Local: Praça XV
.
FINANCIAMENTO COLETIVO
PIX pixboitata@gmail.com
Depósito em conta:
Cordão do Boitatá
Banco C6 – Nº 336 | Ag.: 0001 | C.c.: 13542638-3 | CNPJ 11289077/0001-40

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

João Fênix lança seu álbum de duetos ‘Pequeno mapa do tempo’

“Pequeno mapa do tempo” reúne duetos do cantor João Fênix com Jonna, Almério, Moreno Veloso,…

3 horas ago

Lúcia Santos lança álbum ‘Eu não quero prosa se não for pra tanto’

Álbum da poeta e letrista Lúcia Santos tem as participações de Anastácia, André Bedurê, Ceumar,…

6 horas ago

Roger Resende lança single ‘Cavaco Madeira’

O cantor e compositor Roger Resende antecipa seu novo EP com a intimista “Cavaco Madeira”.…

8 horas ago

Fi Bueno lança single ‘Cabra da Peste’

Single 'Cabra da Peste' anuncia novo álbum autoral de Fi Bueno, gravado com produção do…

10 horas ago

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

2 dias ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

2 dias ago