Cordão do Boitatá | Campanha de Financiamento Coletivo

Com o tema Legado, Movimento e Transformação, o Cordão do Boitatá lança a campanha de financiamento coletivo para custear o Carnaval e o movimento que segue depois da folia. Além disso, o grupo segue com seus ensaios abertos, nas segundas-feiras de janeiro, na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa. Todas as atividades do bloco, que chega a seu 28º ano, são realizadas de forma totalmente autônoma e os recursos arrecadados são destinados à produção do Cortejo e do Baile Multicultural do Boitatá, na Praça XV.
.
“A força do carnaval é um legado em movimento, a memória viva do princípio dinâmico e inventivo da tradição. O povo na rua e de rua são este legado em permanente transformação. Este é o compromisso do Cordão do Boitatá, nossa reverência e respeito aos que vieram antes de nós, que seguem entre nós e que virão depois de nós. Acreditamos que a colaboração financeira do público é o nosso elo de confiança. É o nosso gesto político de reivindicar autogestão, responsabilidade e liberdade”, justifica Kiko Horta, músico e diretor musical do bloco. As doações podem ser feitas pelo PIX pixboitata@gmail.com ou por depósito na conta: Banco C6 Nº 336 | Ag 0001 | Cc 13542638-3 | Cordão do Boitatá – CNPJ 11289077/0001-40

Organizado por músicos, o Cordão do Boitatá tem um vasto repertório da maioria dos gêneros da nossa rica diversidade cultural. São arranjos originais de Moacir Santos, Villa Lobos, Pixinguinha e outros feitos especialmente para a orquestra, num constante processo de criação. Cada gênero é interpretado com suas características específicas, trazendo, por exemplo, os diferentes toques das escolas de samba e os sotaques próprios de cada estilo.
.
A Orquestra de Palco tem 15 músicos de referência do cenário carioca, que fazem vibrar o Festival Multicultural da Praça XV, no domingo de Carnaval, por mais de sete horas seguidas. Reconhecido como um epicentro musical no Centro do Rio, dele já participaram mais de 100 artistas e grupos nacionais e internacionais – nomes como Martinho da Vila, Marisa Monte, Teresa Cristina, João Donato e Yamandu Costa; blocos como Orunmilá e Amigos da Onça; além dos internacionais Nneka e Keziah Jones.

Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro – foto ©acervo Cordão do Boitatá

O Cortejo da Orquestra de Rua é realizado de forma acústica, no domingo que antecede a folia. Composta por 100 integrantes, a orquestra promove o encontro de adolescentes do grupo “Mulecada que Agita”, do Morro da Serrinha e do Morro dos Macacos, com músicos amadores e profissionais, que atuam também em orquestras sinfônicas, bandas, blocos, universidades e escolas de samba.
.
Já são 28 anos de Cordão do Boitatá serpenteando pelas encruzilhadas do centro do Rio de Janeiro com o cortejo de sua Orquestra de Rua; e 18 anos de ocupação da Praça XV com o Baile Multicultural do Cordão do Boitatá, que leva alegria para mais de 70 mil pessoas. Dois domingos de Carnaval, quando é possível reunir sua grande família para reafirmar a crença no afeto, na festa como luta política, na rua como espaço de construção colaborativa, na música como patrimônio e memória de um povo. Em 2022, o Cordão do Boitatá recebeu da Câmara dos Vereadores a medalha Pedro Ernesto, e foi reconhecido pela ALERJ como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro – foto ©acervo Cordão do Boitatá

SERVIÇOS
CORDÃO DO BOITATÁ – FINANCIAMENTO COLETIVO
PIX pixboitata@gmail.com
Depósito na Conta:
Banco C6 Nº 336 | Ag 0001 | Cc 13542638-3 | Cordão do Boitatá – CNPJ 11289077/0001-40
.
ENSAIOS PRÉ-CARNAVALESCOS DO CORDÃO DO BOITATÁ
Datas: 15, 22 e 29 de janeiro de 2024 (segundas)
Horário: a partir das 19h
Local: Sede do Cordão da Bola Preta
End.: Rua da Relação, 3
Ingressos antecipados (vendas em breve pela Sympla): R$25
Ingressos no dia: R$30
Classificação etária: 16 anos
.
CORTEJO DA ORQUESTRA DE RUA
Data: domingo, 4 de fevereiro de 2024
Local: Centro do Rio
.
BAILE MULTICULTURAL DO BOITATÁ
Data: domingo, 11 de fevereiro de 2024
Local: Praça XV

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

4 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

4 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

4 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

4 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

4 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

4 dias ago